Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
Pedagogia da pesquisa-ação
WebQuest.
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A VIDA TEM A COR QUE VOCÊ PINTA
WEBQUESTS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE L2 NO MEIO ONLINE
Portfólio de Matemática
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A Educação Mediada pela Tecnologia
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Sistemas de Informação
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
CFE CEGI BE BEL – Literacia Verbal
desafio de pesquisar na rede
Comunicação Coordenada
LD de LE e o letramento digital do aluno: sintonia ou ruptura?
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Webquest.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Mestrado em Estudos de Linguagens Disciplina: Ambientes sociotécnicos para ensino/aprendizagem de línguas Edson de Freitas Pinto Sérgio José Batista.
WEBQUEST.
Profa. Reane Franco Goulart
Media Digitais e Socialização
Webquest como recurso pedagógico na EaD
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Formação do professor de LE:
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Perguntas de Modelação
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Redes Sociais na Educação Aberta
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
OS PAPEIS EM EAD - Docência -
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
Língua Estrangeira Moderna
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
2010. Nativo Digital versus Imigrante Digital Nascimento com a tecnologia digital Crescimento em mundo digital Tecnologia molda as actividades Recebe.
Educação, Comunicação e Tecnologia I Iolanda B. C. Cortelazzo Doutora em Educação pela FE-USP São Paulo -
Atividade complementar 04
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Transcrição da apresentação:

Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG diasreinildes@gmail.com

Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

Webquest Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

Less downloads, more uploads! Letramento Digital Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos “nativos digitais”. Less downloads, more uploads! “Nativos digitais” vs. “Imigrantes digitais” Prensky, 2001 (http://tiny.cc/aXomB). Leiam este artigo e reflitam sobre as características dos nossos alunos, nativos-digitais

Nativo ou imigrante digital? Nativos digitais Aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, Iphones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001). http://www.marcprensky.com/

Nativo ou imigrante digital? Imigrantes digitais Aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade decomunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um “sotaque” que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida atual. PRENSKY. Digital Natives, Digital Immigrants http://tiny.cc/aXomB

Compromisso com nossos alunos, “nativos digitais” da era contemporânea.

Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação. DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, 2008. Download: www.letras.ufmg.br/profs/reinildes

Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação. DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, 2008. Download: www.letras.ufmg.br/profs/reinildes

Ferramentas que podem promover a colaboração e o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir textos de vários gêneros, tanto da modalidade oral quanto da escrita.

Webquest pesquisa guiada na internet (presença de recursos de scaffolding). http://webquest.org/index.php DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line. Disponível em www.letras.ufmg.br/profs/reinildes

Webquest

Webquest

Scaffolding Nível de desenvolvimento potencial Atuação independente Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender Nível de desenvolvimento potencial Atuação independente InterAÇÃO - MediAÇÃO Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) Nível de desenvolvimento real Competência real *

Less downloads, more uploads! DIAS, R. Less downloads, more uploads at http://tinyurl.com/3cvpup8

A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

Reception: Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

Reception: Reading Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing

Reception: Reading Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_3/A_Web_Quest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning. Production: Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias http://web.me.com/reinildes/Site_6/Creating_a_WQ.html Reading. Writing. Collaborating. Revising. Learning.

http://questgarden.com/110/07/8/100930101210/

http://questgarden.com/124/11/5/110412163038/

http://questgarden.com/110/61/9/101006154726/

Have you ever heard of an online learning environment called “Webquest”? Yes Yes 3 No 18 No

I have some idea of what it means Do you know what “Webquest” means? I have some idea of what it means yes Yes 3 No 16 I have some idea of what it means 4 No

Do you know what “Webquest” mean now? Yes Yes 18 No

Are you going to use Webquests with your students? No Yes 16 No 2 Yes

Webquest Desafio a um grupo de alunos - que trabalha em equipe - na busca de informações sobre um determinado assunto para a realização de uma tarefa, configurada como uma situação-problema Utilização da web e de seus recursos durante a busca da solução a um problema (tarefa) pelos participantes de um grupo de alunos.

WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual Suporte oferecido aos envolvidos na busca (quest). Links a sites na própria web. Estes links podem ser a informações escritas, arquivos de áudio ou vídeos. Scaffolding Orientações detalhadas para os participantes sobre os passos a serem seguidos durante o processo WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual

Proponentes do modelo Bernie Dodge Tom March http://edweb.sdsu.edu/people/bdodge/ http://tommarch.com/ozline_story/tmarch.php

A WebQuest is an inquiry-oriented lesson format in which most or all the information that learners work with comes from the web. What is a WebQuest? The model has spread around the world, with special enthusiasm in Brazil, Spain, China, Australia and Holland.

Quais são os componentes ou seções de uma WebQuest? Os componentes ou seções são também chamados de “blocos edificadores de uma WebQuest” (building blocks of WQ). Qual a função de cada uma das seções, componentes, ou blocos edificadores?

Orienta o grupo de alunos sobre o que Introdução Orienta o grupo de alunos sobre o que deve ser feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse dos participantes. Argumenta a favor da tarefa a ser cumprida. Possui elementos argumentativos para envolver os alunos no processo de investigação e descobertas de uma WebQuest.

Descreve o que será feito no percurso da WebQuest. Tarefa protagonismo do aluno Descreve o que será feito no percurso da WebQuest. Enfatiza a situação-problema da quest. É o componente mais importante de uma WQ. Influencia diretamente no envolvimento e na motivação dos participantes. É o espaço para a atribuição de papeis aos participantes Deve ser co-construída on-line com todos colaborando para uma solução bem-sucedida.

Protagonismo do aluno

Scaffolding Descreve com clareza os passos a serem seguidos. Processo Descreve com clareza os passos a serem seguidos. Lista os sites da web para ajudar e orientar o grupo de alunos, ao longo da quest, na realização da tarefa (situação-problema). Define claramente a logística da organização dos grupos de trabalho. Fornece suporte para cada um dos papeis a serem assumidos pelos membros do grupo.

Fornece a rubrica de avaliação. Protagonismo do aluno Estabelece os critérios pelos quais o grupo vai ser avaliado, ao final da quest, pelo cumprimento da tarefa. Fornece a rubrica de avaliação.

Faz o fechamento da quest. Conclusão Faz o fechamento da quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da quest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

Indica um email de contato com os autores da WebQuest. Créditos (opcional) Fornece as referências a websites que foram utilizados durante a quest. Agradece aos colaboradores de mais destaque durante o processo de realização da quest. Coloca a WebQuest produzida à disposição de interessados em realizá-la. Indica um email de contato com os autores da WebQuest.

http://questgarden.com/106/76/5/100715162322/index.htm

Desenvolvimento da capacidade dos alunos para Multimodalidade / Multiletramento Desenvolvimento da capacidade dos alunos para interação com os diferentes modos ou códigos semióticos de veiculação de sentido nos textos multimodais: o linguístico ou verbal, o oral, o imagético, o sonoro, o espacial. KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2003 DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. (no prelo).

A lógica da imagem e a lógica da tela sobrepõem a lógica da escrita. O mundo narrado ou contado é bem diferente do mundo mostrado. (KRESS, 2003).

Cultura digital ou cibernética Cultura da aprendizagem colaborativa. Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do “aprender a aprender” (aprender para a vida). Protagonismo do aluno

Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Benefícios pedagógicos Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Autenticidade: Oportunidades de interações em situações reais de comunicação. Gêneros digitais: ações sociais pela linguagem. Múltiplas Inteligências - Multimodalidade.

Multimodalidade / Multiletramento Interdisciplinaridade. Temas sociais. Educação cidadã. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem significativa. Protagonismo do aluno

Aprendizagem como prática social. Reception: Reading Production: Writing Escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004). Aprendizagem como prática social.

Meet me at www.letras.ufmg.br/profs/reinildes Obrigada pela atenção. Mantenham contato! diasreinildes@gmail.com Meet me at www.letras.ufmg.br/profs/reinildes