Carga Formal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Ligação Covalente Hoje.
Advertisements

Distribuição dos elétrons
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Número de Oxidação – Nox Profº Mano
Ligação Química Ligação química: é a força atrativa que mantém dois ou mais átomos unidos. Ligação covalente: resulta do compartilhamento de elétrons entre.
Ligações Químicas.
QUÍMICA GERAL LIGAÇÕES QUÍMICAS COVALENTES Prof. Sérgio Pezzin
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
Átomo /1840 Nula Massa Partícula Carga Relativa Próton Elétron
COMPOSTOS DE COORDENAÇÃO COM DISTORÇÕES GEOMÉTRICAS
Processos de eletrização
PRINCÍPIOS DE QUÍMICA INORGÂNICA TEORIA DA LIGAÇÃO DE VALÊNCIA - TLV
Revisão 9º ano Ligações química.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
LIGAÇÕES QUÍMICAS Profª Helena Lança Ciências Físico-Químicas 9ºAno.
Química Inorgânica Número de oxidação (Nox). Oxidação e Redução.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Moléculas Polares.
Polaridade e Eletronegatividade
UNIDADE 5 - LIGAÇÕES QUÍMICAS
Ligações Químicas I A visão clássica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Agamenon Roberto
Química Tecnológica Materiais
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas
LIGAÇÕES COVALENTES.
TEORIA DA LIGAÇÃO DE VALÊNCIA
Capítulo 8 conceitos básicos de ligações químicas
Conceitos básicos de ligação química
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Leonardo.
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
Capítulo 1 Química Orgânica Estrutura Eletrônica 4º Edição e Ligação
9º AB – 2º Bimestre FORMAÇÃO DE MOLÉCULAS
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Propriedades periódicas e ligações químicas
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ÁTOMO
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
Geometria Molecular e Teorias de Ligação Marina Couto – 14415
CAPÍTULO 8 CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
GEOMETRIA E POLARIDADE DAS MOLÉCULAS
GEOMETRIA MOLECULAR E TEORIAS DE LIGAÇÃO
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
LIGAÇÕES QUÍMICAS FÓRMULAS DE LEWIS REGRA DO OCTETO  Ligação iônica Forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas contrárias. Íons formados a.
Conceitos Básicos de Ligação Química
Conceitos Básicos de Ligações Químicas Prof. Élcio Rogério Barrak
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Forças Intermoleculares
Conceitos Básicos de Ligação química
Conceitos Básicos de Ligações Químicas
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
AULA 03 ARISTIDES CIPRIANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Capítulo 8 Conceitos básicos de ligação química
QUÍMICA Professor: Vilmar F. Lorena.
Exercícios Consultando a tabela periódica,coloque em ordem os átomos a seguir em ordem de eletronegatividade: B, C, N, O, Al.
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
As Ligações Químicas.
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO. Um íon é um átomo que possui déficit ou excesso de elétrons. Para o primeiro caso, adquire carga positiva.
Propriedades perió- dicas e ligações quí- micas
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
GEOMETRIA MOLECULAR A forma geométrica de uma molécula pode ser
Professor: Rubens Barreto
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
CONCEITOS BÁSICOS DE LIGAÇÃO QUÍMICA
LIGAÇÃO QUÍMICA.
© 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1 © 2010 Pearson Prentice Hall. Todos os direitos reservados.slide 1.
Transcrição da apresentação:

Carga Formal

As cargas formais (CF) indicam uma tendência para o acúmulo de carga elétrica. São úteis para a discussão da viabilidade das estruturas de Lewis. Podem ser calculadas através da fórmula: CF = EV – (1/2 EL + ENL) onde, EV = elétrons de valência EL = elétrons ligantes ENL = elétrons não ligantes

Observe o exemplo de cálculo de carga formal para o íon de ClO4-. A soma das cargas formais dos átomos é igual a carga elétrica da molécula ou íon. Em relação as cargas formais não são eletrostaticamente favoráveis: Cargas iguais em átomos adjacentes; Cargas opostas em átomos não adjacentes; Cargas múltiplas em qualquer átomo; Cargas em desacordo com as eletronegatividades dos átomos. Observe o exemplo de cálculo de carga formal para o íon de ClO4-.

Calculando a carga formal para o íon ClO4- 1ª proposta As estruturas de Lewis mostram, razoavelmente bem, as ligação em uma molécula ou íon covalentemente ligado. No entanto, a partir do cálculo das cargas formais é possível obter uma descrição mais precisa da distribuição dos elétrons. Estrutura de Lewis – 1ª proposta O cálculo das cargas formais dos átomos nesse íon nos indicará a viabilidade dessa e das demais estruturas propostas

EV = elétrons de valência EL = elétrons ligantes A carga formal de um átomo em uma molécula ou íon = EV – (1/2 EL + ENL) EV = elétrons de valência EL = elétrons ligantes ENL = elétrons não ligantes

EV = elétrons de valência EL = elétrons ligantes Nesse íon temos quatro átomos de oxigênio equivalentes. A carga formal de cada um deles é igual a -1 e a carga total para os quatro átomos é -4. A carga formal de um átomo em uma molécula ou íon = EV – (1/2 EL + ENL) EV = elétrons de valência EL = elétrons ligantes ENL = elétrons não ligantes

Princípio da Eletroneutralidade: os elétrons em uma molécula devem estar distribuídos de forma que as cargas nos átomos fiquem o mais próximo possível de zero.

A soma das cargas formais dos átomos sempre será igual à carga do íon. Essa carga contraria o princípio da eletroneutralidade, portanto essa estrutura não seria satisfatória.

Calculando a carga formal para o íon ClO4- 2ª proposta O cloro é um elemento do 3º período da Tabela Periódica Estrutura de Lewis – 2ª proposta Somente elementos do 3º período e períodos mais elevados da Tabela Periódica formam compostos em que um octeto é excedido

Agora, os átomos de oxigênio equivalentes são três.

Essa carga, novamente, contraria o princípio da eletroneutralidade, portanto essa estrutura também não seria satisfatória.

Calculando a carga formal para o íon ClO4- 3ª proposta Estrutura de Lewis – 3ª proposta Um segundo par de elétrons foi deslocado e o cloro agora faz seis ligações

Quando uma carga negativa está presente ela deve ficar no átomo mais eletronegativo

Mais uma vez o princípio da eletroneutralidade foi contrariado Mais uma vez o princípio da eletroneutralidade foi contrariado. Além disso, teríamos uma carga positiva em um átomo muito eletronegativo.

Calculando a carga formal para o íon ClO4- 4ª proposta Estrutura de Lewis – 4ª proposta O átomo de cloro agora faz sete ligações

Restou apenas um átomo de oxigênio com três pares de elétrons desemparelhados.

Voltamos a ter três oxigênios equivalentes Voltamos a ter três oxigênios equivalentes. Mas, agora, a carga formal de cada um deles é zero.

Essa estrutura é, portanto, a melhor representação para o ânion ClO4- A formação de HClO4 ocorrerá pela ligação do H+ ao oxigênio mais negativo Essa estrutura é, portanto, a melhor representação para o ânion ClO4-

Estruturas de ressonância para o íon ClO4- A verdadeira estrutura para o íon ClO4- é um híbrido de ressonância de quatro estruturas equivalentes

Geometria molecular para o íon ClO4- Geometria molecular tetraédrica A carga formal média para cada átomo de oxigênio é de -1/4