UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

AUTOR DO TCC: CAMILLA VIANA DE SOUZA [1] ORIENTADOR DO TCC: SIDNEI QUEZADA MEIRELES LEITE[2] [1] Licenciada em Artes pela Universidade Federal do Espírito.
Título do trabalho Nome do autor: Orientador: Universidade/ instituição de ensino: XI SEEAmb - Semana de Estudos de Engenharia Ambiental 13 à15 de setembro.
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
Curso de Filosofia - UFRN
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
IVSEMANA DE ENFERMAGEM - HUOP
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
Título igual ao do resumo submetido
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
GRUPO DE TRABALHO XXXXXXXX
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
Plano de Ensino Plano de aula
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Especialização em Docência do Ensino Superior
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
PROFESSOR ORIENTADOR: xxxxx
Autor1, Autor2, Orientador3
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
NOME DO ARTIGO AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3. NOME DA INSTITUIÇÃO
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
DIRETRIZES CURRICULARES
I Encontro de Licenciaturas da
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Plano de Ensino Plano de aula
NO TÍTULO DO TRABALHO RECOMENDA-SE A UTILIZAÇÃO DE FONTE TAMANHO 60
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Título do Projeto Nome dos autores do trabalho 1
Maria Zilvaneide de Paula Lima
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ARQUITETURA E URBANISMO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
RESULTADOS E DISCUSSÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Autor (a)¹: Orientador (a):
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA CONCLUSÕES RESULTADOS REFERÊNCIAS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I e II RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADOR (a): Dr. Lisandro Pezzi Schmidt Acadêmico (a): Ezequias Rodrigues dos Santos

1. INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº /08). “O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (§ 2º do Artigo 1º).

O projeto de docência do estágio e o projeto extraclasse relatados neste ensaio englobam o Relatório de Observação de Aulas e o Relatório de Estágio Docência do Ensino Fundamental II (ano 2017) e Ensino Médio (ano 2018).

2. MATERIAIS E MÉTODOS O estágio se iniciou primeiramente pelas observações, onde permitiu conhecer as normas de funcionamento que conduzem o colégio como as aulas. Os procedimentos metodológicos no estágio do ensino médio fundamentaram-se em aulas expositivas e dialogadas, seguidas de atividade. A utilização da lousa foi também de extrema importância para que se realizasse o estágio como também a utilização de mapas e do livro didático. Na maioria dos estágios se utilizou do instrumento de mídia Data Show para expor slides, bem como, imagens e vídeos.

2.1 BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE OS COLÉGIOS Nome: Colégio Estadual Padre Chagas - EFM Localização: Rua Dom Bosco, nº 90. CEP: Bonsucesso – Guarapuava/PR. Nome: Escola Estadual Dr. Rubem Fleury da Rocha - EF Localização: Rua Francisco Pires da Rocha, nº 574. CEP: Bonsucesso – Guarapuava/PR. Nome: Colégio Estadual Profª. Dulce Maschio - EFM Localização: Rua Luiz Jandir Ferrari, s/n. CEP: Industrial – Guarapuava/PR.

Figura 1. Colégio Estadual Padre Chagas Fonte: Projeto Político Pedagógico (2014) Figura 3. Colégio Estadual Profª. Dulce Maschio Fonte: Projeto Político Pedagógico (2016) Figura 2. Escola Estadual Dr. Rubem F. da Rocha Fonte: Projeto Político Pedgógico(2015)

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 1º Semestre

2º Semestre – 2017 PROJETO EXTRACLASSE TEMA: Causas e consequências do uso das drogas na juventude. Figura 4. 7º ano B, período da manhã. Fonte: Autor

1 Semestre

Figura 5. Apresentação do mini jornal Fonte: Mirelle Anelise

2º Semestre – 2018 PROJETO EXTRACLASSE TEMA: Ensino de Geografia: As Formas do Relevo Terrestre Figura 7. Alunos realizando a atividade Fonte: Professor Alexandre Figura 6. Atividade proposta Organização: Autor

4. CONCLUSÃO Os estágios realizados entre os anos de foram gratificante, fomos bem recepcionados pela instituição e também pelo corpo docente, bem como funcionários, alunos e responsáveis. Muitas das experiências vivenciadas serão sempre lembradas e levadas para a vida.

5. REFERÊNCIAS BRASIL. Decreto nº , de 25 de setembro de Brasília: Presidência da República da Casa Civíl. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:. Acesso em: 24 jun Colégio Estadual Padre Chagas – Ensino Fundamental e Médio. Projeto Político Pedagógico (PPP), Governo do estado do Paraná. Secretária da educação (SEED). Disponível em:. Acesso em 12 abr Colégio Estadual Profª. Dulce Maschio – Ensino Fundamental e Médio. Projeto Político Pedagógico (PPP), Governo do estado do Paraná. Secretária da educação (SEED). Disponível em:. Acesso em 09 out Escola Estadual Dr. Rubem Fleury da Rocha – Ensino Fundamental. Governo do estado do Paraná. Secretária da educação (SEED). Projeto Político Pedagógico (PPP), Disponível em:. Acesso em 26 out