Jogo “Trilha Das Soluções”

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Transcrição da apresentação:

Jogo “Trilha Das Soluções” Pibidiana: Daiane Soares Porto Garcia Bagé, 28 de Janeiro de 2019

Introdução: Os jogos lúdicos tem sido uma das metodologias de ensino mais utilizadas pelo professor, que busca uma maneira divertida e prazerosa de ensinar. De acordo com Soares (2004) a atividade lúdica pode ser definida como uma “ação divertida, relacionada aos jogos, seja qual for o contexto linguístico, com ou sem a presença de regras, sem considerar o objeto envolto nesta ação. É somente uma ação que gera um mínimo de divertimento.” Com base nesse conceito, o Jogo “Trilha das Soluções”, tem como objetivo trazer motivação ao aluno por intermédio da brincadeira, facilitando assim a sua aprendizagem sobre o conteúdo de soluções.

Metodologia: O jogo “Trilha das Soluções” foi criado com base no jogo Trilha da Química” (Santos 2008). Segundo Santos (2008), a Trilha da Química é composta por botões que devem ficar em poder de cada participante, um dado para indicar quantas casas os botões devem andar e a Trilha, que possui vários obstáculos, pelos quais os participantes devem atravessar. “Ao iniciar o jogo cada participante deve jogar o dado, quem tirar o maior número começa a brincadeira. Então, este participante deve jogar o dado novamente e andar o número de casas indicado pelo dado. Os obstáculos pelos quais os alunos devem passar são perguntas referentes a conteúdos químicos discutidos nas aulas, e também algumas ordens para animar o jogo, como “volte 5 casas”, “ande 2 casas”. O vencedor é quem ultrapassa os desafios primeiro e chega ao final.”(Santos 2008)

Materiais: O jogo “Trilha das soluções” é composto por: um tabuleiro, 40 cartas de perguntas, 2 encartes para consulta, 3 pinos e dados. O tabuleiro foi confeccionado com cartolina e desenhado a mão, com exceção da ilustração central e das figuras de animação. Foram utilizados canetas hidrográficas, cola, tesoura, régua e papel contact transparente para revestir o tabuleiro. As 40 perguntas foram retiradas do conteúdo de soluções de Ensino Médio de alguns sites como: Brasil Escola, Mundo Educação e também do livro Martha Reis volume 2. As perguntas foram impressas e revestidas com papel contact transparente. Os pinos foram feitos de tampas de garrafas pet e revestidos com EVA colorido. Foram utilizados fita dupla face e tesoura.

Regras: O jogo “trilha das Soluções” segue as regras tradicionais dos jogos de trilha, com algumas alterações listadas abaixo: Em cada casa do jogo numerada o participante deverá sortear uma pergunta para responder e poderá utilizar um encarte de consultas, um lápis, uma folha e calculadora. O jogador que errar a resposta ficará uma rodada sem jogar. As perguntas respondidas corretamente pelos participantes serão retiradas do sorteio, as que foram respondidas erradas permanecerão.

Cartas (perguntas) Tabuleiro Pinos 6

Conclusão: Portanto, visando o aprendizado diferenciado que os jogos podem trazer para as aulas de Soluções químicas, espere-se que os alunos sintam-se motivados, e assim aumente a compreensão do conteúdo de soluções através do Jogo, que também ajuda a deixar o ambiente mais descontraído e o conteúdo mais leve.

Referências Bibliográficas: SANTOS, A. F. dos; FIDELIS, H. T.; FIELD’S, K. A. P. et al. Trilha química, uma inovação no processo ensino – aprendizagem. ULBRA. Imtubiara – GO, 2008. SOARES, M. H. F. B. ; O Lúdico em Química: Jogos e Atividades Aplicados ao Ensino de Química. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, 2004. 203 f. https://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-solucoes-quimicas.htm https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-concentracao-comum.htm Fonseca, Martha Reis Marques / Martha Reis Marques da Fonseca. 1. ed. – São Paulo : Ática, 2013. Obra em 3 v.