BATERIA GRÁFICA: HTP –Machover – Familia - Des. Livre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A busca do ajustamento e da produtividade
Advertisements

O Diagnóstico e Entrevista Diagnóstica
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
A Linguagem da Pintura.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
DESENHO O desenho pode ser definido como a interpretação de qualquer realidade,visual, emocional, intelectual,ou outra através da representação gráfica.
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Aula 2 Psicopatologia e suas definições.
PSICOLOGIA Profª Dinamara Selbach 201E
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Concepções Teóricas em Psicologia II
Aula 3 - Coleta de dados métodos observacionais
A Psicologia individual
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Psicologia de grupo e análise do Ego
AS ORIGENS DA TRANSFERÊNCIA
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Educação.
PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Funções Mentais Superiores
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
Mecanismos de Defesa Keli Steffler.
Por que se desenha.
O CONCEITO DE PROJEÇÃO EM PSICOLOGIA
CARGA PSÍQUICA NO TRABALHO
Origem da Linguagem Aula introdutória
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
PSICOTERAPIA PSICODINAMICA Grupos
Desenho da Família.
Casa – Árvore – Pessoa Técnica Projetiva de Desenho John Buck
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER
Disciplina: Métodos Projetivos de Avaliação
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Profª Ms Sandra Diamante Dezembro
DESENHO LIVRE.
Aplicação da Psicanálise
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Linguagem e Psicanálise
Disciplina Técnicas Projetivas
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
técnicas projetivas 1 “A OBRA REFLETE A PESSOA” KLEPSCH & LOGIE, 1984
Coordenadora: Eliana Magalhães
A ABORDAGEM GESTÁLTICA
Profª Elizangela Felipi
Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E)
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Conferência 6 O Problema da vontade e seu desenvolvimento na infância.
TÉCNICAS PROJETIVAS DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS COM CRIANÇAS
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
Comportamento Organizacional
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Estética.
Psicodiagnóstico.
Socialização e integração social
INTRODUÇÃO AOS TESTES PROJETIVOS GRÁFICOS Compilação: Rita Gonzales
Conceito de Projeção Aula 1- Avaliação psicológica II
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

BATERIA GRÁFICA: HTP –Machover – Familia - Des. Livre Profª.: Camila Alves Martins, Ms

Bateria Gráfica Segundo Hammer cada ato, expressão ou resposta de um indivíduo – seus gestos, percepções, sentimentos, seleções, verbalizações ou atos motores – de alguma maneira apresenta a marca de sua personalidade. Nos desenhos projetivos as atividades motoras do sujeito são gravadas no papel. A percepção consciente e inconsciente do sujeito em relação a si e às pessoas significativas do seu ambiente determina o conteúdo dos seus desenhos. Além de que os níveis inconscientes tendem a utilizar símbolos.

BATERIA GRÁFICA “A página em branco sobre a qual se executará o desenho serve como um fundo sobre o qual o sujeito pode esboçar um vislumbre de seu mundo interno, de seus traços e atitudes, de suas características comportamentais, das fraquezas e forças de sua personalidade, incluindo o grau em que pode mobilizar seus recursos internos para lidar com seus conflitos psicodinâmicos, tanto interpessoais quanto intrapsíquicos” (HAMMER).

BATERIA GRÁFICA Historicamente o homem utilizou-se de desenhos para registrar seus sentimentos e ações muito antes de empregar símbolos que registrassem especificamente a fala (figuras rupestres). Em idades precoces o homem utiliza de desenhos para sua comunicação simbólica – desenhos de crianças. Os desenhos alcançam níveis primitivos do sujeito. Sempre que se executa uma produção artística, esta se apoia nos níveis mais profundos e mais primitivos de si mesmo.

BATERIA GRÁFICA Os desenhos alcançam níveis primitivos do sujeito. Sempre que se executa uma produção artística, esta se apoia nos níveis mais profundos e mais primitivos de si mesmo.

Salvador Dali - Metamorfose de Narciso Bateria gráfica Salvador Dali - Metamorfose de Narciso Pablo Picasso

BATERIA GRÁFICA Em todo ser humano continua viva a infância precoce... É perfeitamente possível que o homem tenha que voltar a ela sempre que deseje criar. A arte está impregnada de auto-expressão. Que toda arte contém algum elemento da personalidade íntima do artista. “O artista não vê as coisas como elas são, mas como ele próprio é”. (Alfred Tunnelle).

BATERIA GRÁFICA Van Gogh emprega tons discordantes, quentes, brilhantes, voláteis que irrompem a tela com a pressão de suas emoções turbulentas, revoltas e vibrantes, resultantes de uma vida que tentou viver misturando a solidão, a loucura e um devotamento total e desgastante à sua arte.

Bateria gráfica A avaliação psicológica da arte gráfica foi provavelmente a primeira técnica projetiva estabelecida. Um dos primeiros clínicos a observar a simbolização nos desenhos de seus pacientes insanos foi Max Simon, psiquiatra francês do séc. XIX, que ficou chocado com conteúdos obscenos e ordenou aos pacientes que parassem de fazê-los.

Bateria grafica A interpretação dos desenhos projetivos baseia-se nos pontos fundamentais: O uso dos significados dos símbolos (psicanálise, folclore, estudos dos sonhos, mitos, fantasias); Experiência clínica com os mecanismos de deslocamento e substituição e de uma gama de fenômenos patológicos; Relação da simbologia empregada e as associações feitas pela sujeito; A correlação entre os desenhos projetivos realizados em vários intervalos da psicoterapia e o quadro clínico evidenciado na época em que os desenhos foram produzidos; A consistência interna: desenhos e historia de vida;

Bateria gráfica A habilidade artística serve para favorecer a capacidade de expressão gráfica nos meios projetivos.

Bateria gráfica Há uma tendência para que o homem veja o mundo de forma antropomórfica, em sua própria imagem. O núcleo da visão antropomórfica é o mecanismo de projeção.

BATERIA GRÁFICA Zucker descobriu que os desenhos são os primeiros indicadores clínicos a mostrar sinais de psicopatologia e o último a perder os sinais da doença. Os desenhos são sensíveis a tendências psicopatológicas do que outras técnicas projetivas. O desenho da fig. humana reflete o ajustamento individual num nível psicossocial, enquanto o desenho da árvore revela sentimentos intrapsíquicos básicos mais profundos e atitudes em relação a si mesmo. Sentimentos mais profundos e menos aceitáveis podem ser revelados na árvore sem a necessidade de manobras defensivas. A casa situa-se entre a pessoa e a árvore neste contínuo. O pior ajustamento é quando os três desenhos citados estão inundados por psicopatologia (BUCK, 2003).

BATERIA GRÁFICA Segundo Buck (2003), nenhum detalhe(s) ou combinação destes possui significado fixo ou absoluto. O significado atribuído a um detalhe por um indivíduo pode ser diferente ao significado simbólico geralmente aceito. Quanto maior for o número de indicadores diagnósticos que apontem para algum desajustamento específico, maior será a magnitude de seu desvio em relação à média, maior a probabilidade de que o desajustamento sugerido esteja presente.

Bateria gráfica Análise como um todo; Correção da Bateria Gráfica: Análise como um todo; Análise da evolução do grafismo infantil (cr até 12 anos); Análise dos aspectos expressivos; Análise dos conteúdos; Síntese da correção