Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DA MESO REGIÃO TOCANTINA EM IMPERATRIZ - MA PLANOS DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Imperatriz, 17 de março.
Advertisements

PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS AMBIENTAIS 2007/2009.
SÃO PAULO e a POLÍTICA NACIONAL de RESÍDUOS SÓLIDOS 21 de outubro de 2010 DECONT – Departamento de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Verde.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
RESÍDUOS SÓLIDOS MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
VALE DO JIQUIRIÇA VALE DO JIQUIRIÇÁ Jiquiriçá Educação Alfabetizados 966 alunos através do Programa Topa no período de Investidos R$ 12 mil em.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE GUARULHOS
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
“Lixo, economia e inclusão social”
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ciclo de vida do produto
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
Conselho Munic. Desen. Socioeconômico Conselho Municipal de Turismo Conselho Municipal do Trabalho.
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
FÓRUM NACIONAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Guarulhos – Dezembro de 2011
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Processos Licitatórios
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
ASSOCIAÇÃO DAS ENTIDADES DO PROJETO TRANSFORMAÇÃO
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Sistema Estadual de Meio Ambiente
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Heverthon Jeronimo da Rocha Gerente Técnico de Meio Ambienta - URBANA Recife (PE), 07 de Agosto de Ciclo de Debates ABRALATAS 2012.
A questão do lixo no Brasil
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Uma revolução em curso. Lei de 2010 AGOSTO DE 2012 Após esta data, a liberação de recursos para projetos na área de Resíduos Sólidos só se dará.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE SANEAMENTO DEPARTAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA PARA O MUNICIPIO.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Ministério do Meio Ambiente
TEMA - 1 Princípios da PNRS
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
CTR Nova Iguaçu.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Secretaria de Serviços Públicos
Secretaria de Serviços Públicos
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Curitiba e Região Metropolitana.
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB – Outubro/2013.
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH NOVEMBRO/
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
Ministério do Meio Ambiente
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Paranaguá Junho/2012

A Lei Federal 12. 305/2010 institui a A Lei Federal 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Seção IV - Dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Art. 18. A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade;

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Paranaguá foi elaborado em 2007 e atualmente está sendo finalizado o plano atualizado, de acordo com a nova Política de Resíduos Sólidos.

Lixão do Imbocuí 2004: Na época o resíduo doméstico era despejado praticamente no meio da rua. A Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA transformou o antigo lixão do Imbocuí em um aterro controlado.

Aterro Controlado Imbocuí: Ao longo de 7 anos, o antigo Lixão do Imbocuí recebeu várias intervenções como: Controle de acesso “muro e guarita”. Valas de drenagem do chorume. Reflorestamento com mudas nativas da região. Cobertura com argila.

Ações do município no Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: A Prefeitura Municipal de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA é responsável pela coleta dos resíduos domiciliares e do comércio em geral (inclusive resíduos com características domiciliares produzidos por algumas empresas). O sistema de coleta atende em torno de 98% da população;

Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos Domiciliares: O serviço de coleta é realizado todos os dias conforme cronograma dos bairros, centro e empresas, diariamente executada de segunda a sábado.

Coleta Seletiva Solidária: Programa implantado pela Prefeitura Municipal junto à SEMMA que atende as duas associações existentes no Município: a Associação de Catadores de Material Reciclável da Vila Santa Maria – ASSEPAR e Associação de Coletores e Recicladores da Ilha dos Valadares – NOVA ESPERANÇA; Caminhão próprio da Prefeitura Municipal, que coleta os resíduos recicláveis e entrega diretamente nas Associações do município.

Coleta Seletiva Solidária: Todo material coletado, cerca de 140 ton/mês é doado e destinado para as Associações; A coleta é realizada de porta em porta, nas 98 empresas parceiras da Prefeitura e através dos ECOPONTOS distribuídos nas escolas municipais e na sede da Prefeitura Municipal e da SEMMA. Pontos de entrega voluntária – ECOPONTOS – distribuídos nas escolas municipais e sede da Prefeitura e SEMMA

Cooperativas de Catadores de Material Reciclável: As Associações participam de cursos profissionalizantes promovidos pela PREFEITURA DE PARANAGUÁ E PROVOPAR

Programa Municipal de Gerenciamento de Óleos e Gorduras Residuais (OGR’s): Instituído pela Lei Municipal nº. 3049 em 2009; Parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), através da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Usina de Produção de Biocombustível, instalada na garagem da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal recolhe o óleo de cozinha usado dos grandes e pequenos geradores através dos ECOPONTOS, e destina para a Usina de Produção de Combustível , onde o óleo é transformado em biocombustível utilizado na frota da Prefeitura. Desde Junho/2011, quando a Usina iniciou a operação, já foram retirados do ambiente quase 20.000 litros de óleo usado.

Fluxograma da Produção de Biocombustível na Usina de Biodiesel de Paranaguá. Fonte: SEMMA, 2011.

Educação Ambiental: O município realiza várias atividades de educação ambiental como palestras nas escolas, empresas, associações de catadores, mutirões nos bairros, blitz educativas, oficinas de reciclagem e se faz presente em todos os grandes eventos do município.

Educação Ambiental: O município conta com 20 escolas com período integral, onde os alunos participam de várias atividades durante todo o dia. Atividades Sociais Atividades visando Economia Familiar. Atividades Ambientais (teóricas e práticas) Exemplo: Complexo Educacional Parque Awaji.

Viveiro Municipal: A SEMMA conta com um viveiro municipal para produção de mudas florestais nativas. O Departamento Florestal utiliza as mudas para a arborização municipal, distribuição em palestras de educação ambiental e para reflorestamento.

Desenvolvimento Sustentável: Paranaguá atingiu a linha do desenvolvimento sustentável que busca a sustentabilidade : AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICA.

OBRIGADO!