MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ NOS CRIMES DE TRÂNSITO”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Ms. José Nabuco Filho
Advertisements

RESOLUÇÃO Nº 299, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2008.
Casos práticos Ciclista, trafegando no acostamento, atropela e ofende a integridade física de pedestre. Carroça não sinalizada, devidamente conduzida vai.
Casos práticos Ciclista, trafegando no acostamento, atropela e ofende a integridade física de pedestre.ART 129 CP. Carroça não sinalizada, devidamente.
EXERCÍCIOS RESULTADO.
Problemas mais freqüentes nos BO COP/TC:
PLANO NACIONAL de AÇÕES, contendo METAS e INCENTIVOS PARA
Pereclitação da vida e da saúde
UFPA O Conceito de Crime Hélio Moreira.
24/03/2017 DETRAN Skanska Brasil Ltda 1.
Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
Lei seca Quando surgiu? A lei surgiu em 19 de julho de 2008 a nova Lei nº , trazendo alterações no Código de Transito Brasileiro,  e consequentemente.
INJÚRIA.
Aula 3 : Noções do Código de Trânsito Brasileiro
Pena Restritiva de Direito Pena Alternativa
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Profª Dra. Maria Helena Hoffmann
Art 1° do CTB § 2º O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito,
FISCALIZAÇÃO POLICIAL
TEMA 01: O QUE É DIREITO PENAL?
JUIZADOS ESPECIAIS AULA 12 (P.57 Á 59)
SELO FISCAL DE AUTENTICIDADE DUPLO
Curso de Formação de Soldados Parte 01
CRIMES DE TRÂNSITO Art. 302 CTB – Praticar homicídio Culposo na direção de veículo automotor: Penas: Detenção de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição.
CRIMES DE TRÂNSITO Lei 9.503/97
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
TRANSPORTES DE CRIANÇAS EM VEÍCULOS
MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO Dr. Marcellus de Albuquerque Ugiette
I Workshop de Legislação de Trânsito
DIREÇÃO DEFENSIVA.
RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR POR DEFEITO DO SERVIÇO, PRESCRIÇÃO, DECADÊNCIA E GARANTIA Aula 09.
Profº Carmênio Barroso
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Outubro de 2008.
Direito Penal Parte Especial.
Salas de Matemática.
PROCEDIMENTO RELATIVO AOS PROCESSOS DA COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI
Culpabilidade Prof. Ms. José Nabuco Filho
LEI SECA /06/2008.
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
RESPONSABILIDADES LEGAIS NA GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA DOS TRABALHADORES SEMANA DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 13/11/2008.
Cronograma de Atividades
Coordenadoria de Policiamento de Trânsito
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
1.4. Lei Penal no tempo Prof. Ms. José Nabuco Filho 1.
Rio Verde - Goiás - Brasil
DOS CRIMES CONTRA A INCOLUMIDADE PÚBLICA
POLÍCIA MILITAR DO PARÁ APM
Prof. Ms. José Nabuco Filho
Profº Carmênio Barroso
ÁLCOOL DAVID DUARTE LIMA UnB.
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Legislação de trânsito
Professor Ms. Arlei da Costa
SIPAT 2008 Hospital Santa Marcelina Ricardo Pires Bastos DERSA Desenvolvimento Rodoviário S.A.
Embriaguez ao volante.
PRÁTICA SIMULADA III - PENAL
Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de
Procedimento dos crimes eleitoraIs
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO ETILÔMETRO
CRIMES DE TRÂNSITO.
Embriaguez Alcoólica e Toxicofilias
Direito Penal III Prof. Osvaldo Emanuel LESÕES CORPORAIS
EXPOSITOR FABIANO CONTARATO DELEGADO DE POLÍCIA, PROFESSOR DE DIREITO E DIRETOR DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO (DETRAN-ES)
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ NOS CRIMES DE TRÂNSITO” 1 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ CEAF Curitiba / PR - 1º. Junho. 2010 “DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO” Expositor: CÁSSIO M. HONORATO (Promotor de Justiça em Colombo) Fontes: RT 859/457-484, Maio 2007, e RT 880/341-374, Fev. 2009.

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 2 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO INTRODUÇÃO: 03 problemas básicos: 1º. NÃO somos Bacharéis em DIREITO DE TRÂNSITO !!! 2º. As Denúncias por CRIME CULPOSO precisam descrever a violação à norma de cuidado (art. 41 do CPP). 3º. Equiparar CRIME NO TRÂNSITO a “bagatela” ou “acidente de trânsito”.

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 3 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 1º Problema: TRÂNSITO não consiste apenas na “utilização das vias” [...]; e sim em fenômeno social e histórico, altamente complexo e interdisciplinar, que ainda carece do necessário tratamento científico. DIREITO DE TRÂNSITO ramo da ciência jurídica, com normas e princípios específicos.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: PRINCÍPIO GERAL 4 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO: 01 Código (Lei n. 9.503/97 e suas alterações), Convenção Internacional (de Viena), Regulamento Básico Unificado de Trânsito do MERCOSUL (RBUT), 1185 Resoluções do CONTRAN (sendo 836 anteriores ao CTB e outras 349 publicadas até 25.05.2010). PRINCÍPIO GERAL TRÂNSITO EM CONDIÇÕES SEGURAS (Art. 1º, § 2º, do CTB): “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 5 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO Lei n. 11.705/08 (“LEI SECA”) OBJETIVOS: “Art. 1º. Esta Lei altera dispositivos da Lei n. 9.503, [...] com a finalidade de estabelecer alcoolemia 0 (zero) e de impor penalidades mais severas para o condutor que dirigir sob a influência do álcool [...].” Decreto n. 6.488/08: “Art. 2º. Para os fins criminais de que trata o art. 306 da Lei n. 9.503, [...], a equivalência entre os distintos testes de alcoolemia é a seguinte: [...]; II – teste em aparelho de ar alveolar (etilômetro): concentração de álcool igual ou superior a três décimos de miligrama por litro de ar expelido dos pulmões.”

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO DECISÃO JUDICIAL EQUIVOCADA: 6 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO DECISÃO JUDICIAL EQUIVOCADA: “Segundo consta, o acusado foi denunciado por dirigir sob efeito do álcool, e por provocar acidente, causando a morte da vítima. Em relação à embriaguez, [...] só há embriaguez punível ao volante caso o condutor do veículo apresente concentração de álcool por litro de sangue superior a seis decigramas, e, no caso, o exame [...] aponta quantidade inferior a essa, qual seja, a de 0,94mg por litro, o que representa a quantia de 0,0094 decigramas por litro. Logo, [...] estando o acusado dentro da permitida, [...] merecendo o acusado absolvição sumária, nos termos do art. 397, III, CPP.” (Autos n. 2004.0695-5. Colombo / PR. j. 26.11.2009).

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 7 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO ERROS DA DECISÃO MENCIONADA: 1º. Gravidade do Fato: EMBRIAGUEZ + MORTE = “ACIDENTE” (?) 2º. Há dois Crimes de Embriaguez ao Volante descritos no art. 306, CTB (por excesso de alcoolemia e por dirigir sob influência de qualquer substância psicoativa). 3º. Teste de Etilômetro comprovava presença de 0,94mg/L (3x superior ao Decreto 6.488/08). 4º. A conversão do resultado do Etilômetro (concentração em meio gasoso) para concentração de álcool no sangue (meio líquido) é realizada pela LEI DE HENRY (à razão de 1/2000). Logo, 0,94mg/L (ar alveolar) = 18,8dg/L (sangue).

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO TRÂNSITO EM CONDIÇÕES SEGURAS 8 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 1º Problema (e soluções): DIREITO DE TRÂNSITO fenômeno social e histórico, altamente complexo e interdisciplinar, que ainda carece do necessário tratamento científico. PRINCÍPIO GERAL TRÂNSITO EM CONDIÇÕES SEGURAS (Art. 1º, § 2º, do CTB): “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CRIMES CULPOSOS DE TRÂNSITO 9 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 2º Problema: CRIMES CULPOSOS DE TRÂNSITO A) “Tendão de Aquiles” da Teoria Finalista da Ação. B) Princípio da Legalidade impõe a “determinação taxativa” na descrição do fato criminosa junto à Denúncia. C) ¿ HOMEM MÉDIO ? (critério de quantidade ou de qualidade?)

10 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CRIMES CULPOSOS DE TRÂNSITO CRITÉRIO DE QUALIDADE: Noção de “média” significa “ideal” (critério de qualidade), ou seja “aquele que cumpre as normas de circulação e de segurança no trânsito” (RT 859/461). DENÚNCIA e PRINC. DA LEGALIDADE: A descrição deve conter a norma de cuidado (ou seja, a regra de circulação e de segurança no trânsito) que foi violada pelo autor do fato; sob pena de ser rejeitada a Denúncia (art. 41, CPP).

11 COMO DEMONSTRAR A CULPA ? “Há crime culposo de trânsito, portanto, quando o condutor do veículo (com ausência de dolo, ou seja, sem desejar ou assumir o risco de produzir o resultado) deixa de observar as regras gerais de circulação e de segurança, e realiza infração de trânsito, dando causa a um resultado juridicamente relevante (morte ou lesão corporal). Desse modo, o fechamento do tipo penal culposo deve ser realizado com a norma de cuidado inserta no CTB.” (RT 859/461) TIPO CULPOSO: EXCEPCIONAL e ABERTO

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CRIMES DOLOSOS NO TRÂNSITO 12 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 3º Problema: CRIMES DOLOSOS NO TRÂNSITO A) EMBRIAGUEZ AO VOLANTE B) EMBRIAGUEZ + LESÃO CORPORAL C) EMBRIAGUEZ + MORTE (crimes dolosos ou mero “acidente” ?).

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 13 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO INTRODUÇÃO: Se é verdade que “É no terreno regado pelo álcool que medram os crimes e os suicídios”, por que tentar reduzir o crime de embriaguez ao volante à mera condição de infração coadjuvante no sistema penal brasileiro? Art. 306 do CTB: CRIMES DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: 14 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: MERA CAUSA DE AUMENTO DE PENA? A) No período de 08.02.2006 a 19.06.2008, houve debate sobre o tema. Pq LEI n. 11.275/06 acresceu inciso V, ao parág. ún., do art. 302, CTB - Homicídio Culposo de Trânsito: V – estiver sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeitos análogos. B) Após 20.06.2008: fim do debate (crimes autônomos) Lei n. 11.705/08 (“Lei Seca”) revogou expressamente inc. V, do parág. ún., do art. 302 CTB.

“major absorbet minoruem”. 2º. EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: 15 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO POR QUE DEFENDER A AUTONOMIA DO CRIME DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE? 1º. PRINCÍPIO de Direito Penal: “major absorbet minoruem”. 2º. EMBRIAGUEZ AO VOLANTE: a) “crime-obstáculo”; b) objetividade jurídica: segurança do trânsito e a incolumidade dos usuários; c) crime de ação penal pública incondicionada; d) competência: Vara Criminal (e não JECRIM); e) Pena: superior à lesão culposa.

16 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 02 (dois) CRIMES DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE Lei n. 9.503/97 – CTB: Art. 306. Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Redação alterada pela Lei n. 11.705/08.)

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 17 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 02 (dois) CRIMES DE EMBRIAGUEZ AO VOLANTE, no art. 306 do CTB: a) por dirigir COM EXCESSO DE ALCOOLEMIA (TAS igual ou superior a 6 dg/L). Meios de prova: exames de alcoolemia (ex.: ETILÔMETRO). b) por dirigir SOB A INFLUÊNCIA DE QUALQUER SUBSTÂNCIA PSICOATIVA (inclusive o álcool). Meios de prova: exame clínico, testemunhas e Laudo de Sinais de Alcoolemia (Res. 206/06 CONTRAN).

LAUDO DE SINAIS DE ALCOOLEMIA (Anexo à Res. n. 206/06, do CONTRAN) 18 LAUDO DE SINAIS DE ALCOOLEMIA (Anexo à Res. n. 206/06, do CONTRAN) “RELATO DA SITUAÇÃO APARENTE DO CONDUTOR” I – Quanto à APARÊNCIA: sonolência [ ] olhos vermelhos [ ] vômito [ ] soluço [ ] desordem das vestes [ ] odor de álcool [ ] II – Quanto à ATITUDE: Agressiva [ ] arrogante [ ] exaltado [ ] irônico [ ] falante [ ] disperso [ ] III – Quanto à ORIENTAÇÃO: sabe onde está [ ] sabe data e hora [ ] sabe seu endereço [ ] lembra dos atos cometidos [ ] IV – Quanto à CAPACIDADE MOTORA e VERBAL: Tem dificuldade no equilíbrio [ ] fala alterada [ ] “De acordo com as características acima descritas, constatei que o condutor nesta qualificado está sob a influência de álcool, substância tóxica ou de efeitos análogos, e se recusou a submeter-se aos testes, exames ou perícia que permitiriam certificar o seu estado” (PMPR).

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 19 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CONCURSO DE CRIMES: RACHA ou EMBRIAGUEZ AO VOLANTE + LESÃO CORPORAL = ??? RACHA ou EMBRIAGUEZ + MORTE = ??? 2 PONTOS RELEVANTES: “JURIDIQUEZ” AOS JURADOS e FASES DA EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

20 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO FUNCIONAMENTO DO JÚRI: No meio desse debate: 7 JURADOS Cidadãos de bem (por vezes sem malícia) e sem noção desse “juridiquez” 1h30min pelo MP J 1h30min pela Defesa actio libera in causa U acidente de trânsito dolo eventual R atividade de risco culpa consciente A sem a intenção de matar Justiça D Justiça (in dubio pro reo) pedido de condenação O S pedido de desclassificação

FASES DA EMBRIAGUEZ DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 21 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO FASES DA EMBRIAGUEZ Lenda Árabe sobre as Fases da Embriaguez: Disponível em http://www.proveg.com.br/igrejabatista/drogas/alcoolismo.htm FASES DA EMBRIAGUEZ PERÍODOS (Depoimento do PM) (SIMONIN – 1966) 1ª. FASE DO LEÃO: Estado de Euforia 2ª. FASE DO MACACO: Autocrítica Abolida / Transtornos Motores 3ª. FASE DO PORCO: Anestesia

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 22 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CONCURSO DE CRIMES: a) SOB INFLUÊNCIA, SEM EXPOR A DANO = art. 165 CTB (infração administrativa). b) SOB INFLUÊNCIA + EXPOSIÇÃO, SEM LESÃO = art. 306 CTB (Crime de Trânsito). c) “FASE DO MACACO” + LESÃO POR NEGLIGÊNCIA = art. 303 + art. 306 CTB, em concurso material. d) “FASE DO LEÃO” + MORTE (ou LESÃO) por dolo eventual = art. 121 CP (ou 129 CP) + art. 306 CTB competência do TRIBUNAL DO JÚRI.

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO 23 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO COMPETÊNCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI. HOMICÍDIO. Atropelamento com vítima fatal – Agente que conduzia o veículo com velocidade incompatível com o local e em estado de embriaguez – Dúvida sobre a existência de dolo eventual ou culpa – Celeuma que deverá ser remetida ao Tribunal do Júri para o pronunciamento dos jurados. (TJSP. RSE 295.097.3/0-00. 2ª Cam. Rel Des. Silva Pinto. j. 09.02.2004. RT 825/581-3 – Jul./2004)

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CRIME DOLOSO NO TRÂNSITO + 24 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO CONCLUSÃO: CONDUTA HUMANA (DIRIGIR VEÍCULO) + “REGADA A ÁLCOOL OU ENTORPECENTE” VELOCIDADE INCOMPATÍVEL (DOLO EVENTUAL) = CRIME DOLOSO NO TRÂNSITO + EMBRIAGUEZ AO VOLANTE

DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO O TRÂNSITO EM CONDIÇÕES SEGURAS 25 DOLO E CULPA NOS CRIMES DE TRÂNSITO PRINCÍPIO: O TRÂNSITO EM CONDIÇÕES SEGURAS (art. 1º, § 2º, da Lei n. 9.503/97 - CTB) “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito [...].” Curitiba / PR, 1º Junho 2010.