Contabilidade Aplicada aos RPPS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Contabilidade Pública e Governamental
Novo Plano Contas Resolução nº 28, de 26/01/2009 março 2009
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
O RPPS e a PORTARIA 916/2003 Luís Antônio Sleimann Bertussi Economista
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Richard Dutzmann MIBA 935 ETAA -Escritório Técnico de Assessoria Atuarial S/S Ltda. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES TÉCNICA-ATUARIAIS, SOB A ÓTICA DA PORTARIA MPS.
Demonstrativo de Informações Previdenciárias e Repasse - DIPR
(REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL)
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP – Departamento de Regimes de Previdência no Serviço Público GCEEI – Coordenação-Geral de Estudos.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Estrutura e Funcionamento da Previdência Complementar do Servidor público São Paulo, 15 de junho de 2012.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Sistema Integrado de Informações Previdenciárias
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Contabilidade intermediária i
Demonstrações Contábeis
Programa Nacional de Gestão Plena Previdenciária GPP.
GESTÃO FISCAL E FINANCEIRA E BALANÇO GERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 2009 Alexandre Sobreira Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
Relatório da Ação Governamental RAG
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
CONTABILIDADE PÚBLICA
Aula 04.
FERNANDO MELQUÍADES ELIAS PREFEITO MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ/SC
Ciclo de Planejamento PPA.
Maio/2012 SISTEMA DOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL-SRPPS
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Florianopolis - 06 de junho de 2014 José Rafael Corrêa Demonstrações Contábeis.
PLANOS DE CONTAS PARA OS RPPS. Fundamentação Portaria MPS 916 de 15 de julho de 2003; Atualizada pela Portaria de 22 de dezembro de 2003.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Balanço Orçamentário,
Profa. Diana Lima – Universidade de Brasília São José do Rio Preto – SP, 8 de abril de 2014.
Demonstrações Contábeis
Palestrante: Profa. Diana Vaz de Lima – Universidade de Brasília João Pessoa-PB, 27 de maio de A Nova Contabilidade dos RPPS.
Processos de Migração entre Planos de Benefícios - Visão da Previc - Reunião da Comissão Nacional de Atuária
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
1 Por Otoni Gonçalves Guimarães São Paulo-SP, 22 de agosto de 2014 Registro de “Ganhos e Perdas” na Carteira de Investimentos do RPPS Questões do Fórum.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço.
TEORIA DA CONTABILIDADE
MPS - Ministério da Previdência Social
Levantamentos de Balanços
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Análise das Demonstrações Contábeis
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
MODALIDADES DE AUDITORIA
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Aplicada aos RPPS MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social CGAET – Coordenação Geral de Atuária, Contabilidade e Estudos Técnicos Contabilidade Aplicada aos RPPS (PT/MPS 916/03) Jomar Miranda Rodrigues Contador

Alcance da Portaria MPS 916/03 O Ministério da Previdência Social publicou em 15 julho de 2003 a Portaria MPS nº 916, Plano de Contas, o Manual das Contas, os Demonstrativos e as Normas de Procedimentos Contábeis aplicados aos Regimes Próprios de Previdência Social. (Art. 1º) Em 22/12/2003, PT/MPS nº 1.768, tornando obrigatória a geração de efeitos Portaria, com aplicação facultativa para 2004, alterando anexos I, II e III. Em Jan/05, a PT/MPS 66 atualizou a PT/MPS 916/03

Objetivos da Portaria nº 916/03 Uniformizar os registros contábeis em todos os Regimes Próprios de Previdência; Evidenciar o patrimônio e suas variações, proporcionando conhecimento adequado da situação econômica, patrimonial, orçamentária e financeira dos Regimes Próprios de Previdência; e Possibilitar a extração de relatórios gerenciais necessários à avaliação de desempenho da gestão, bem como a consolidação das informações dos Regimes Próprios de Previdência.

Os Anexos da Portaria 916/03 A PT/MPS 916/03, alterada pela PT/MPS 1.768/03 e PT/MPS 66/05, vem acompanhada de quatro anexos: Anexo I - Estrutura do Plano de Contas Anexo II - Função e Funcionamento das Contas Anexo III - Modelos e Instruções de Preenchimento das Demonstrações Contábeis Anexo IV - Normas de Procedimentos Contábeis

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? Visão de Longo Prazo; Foco no Patrimônio; Trazer contingências para o Balanço; Carteira de Investimentos; Constituição de Reservas.

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? Visão de Longo Prazo A preocupação é que a Entidade se perpetue (Princípio da Continuidade), para que seja possível o cumprimento do seu objeto social. Essa visão demanda alguns procedimentos contábeis que não são usuais na Contabilidade Pública, como depreciação, reavaliações, provisões, reservas, entre outros.

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? (2) Foco no Patrimônio Diferentemente da maioria dos órgãos públicos, a preocupação do RPPS não é voltada para a execução orçamentária e financeira, mas sim para o fortalecimento do seu PATRIMÔNIO, de sorte a garantir condições de honrar os compromissos previdenciários sob sua responsabilidade.

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? (3) Trazer as Contingências para o Balanço Na Contabilidade Pública não é muito comum trazer uma situação de risco já existente e que envolve certo grau de incerteza para o Balanço, mas essa informação é fundamental para se aferir a capacidade do RPPS em honrar os compromissos assumidos.

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? (4) Carteira de Investimentos Objetivando garantir a segurança, rentabilidade, solvência e liquidez dos seus ativos, o RPPS deve aplicar seus recursos disponíveis, conforme condições preestabelecidas pela Resolução CMN nº 3.244/04, procedimento também não muito comum na área pública.

O Que o RPPS Tem Diferente dos Outros Órgãos Regidos pela 4.320/64? (5) Constituição de Reservas A constituição de reservas visa manter a integridade do PATRIMÔNIO do RPPS. Essa também nunca foi a preocupação da Contabilidade Pública.

Sobre os Demonstrativos

Os Balanços Públicos Ao observar as normas e princípios contábeis da Lei nº 4.320/64, os Regimes Próprios de Previdência Social devem elaborar, anualmente, os demonstrativos previstos em seu art. 101, que estabelece que os resultados gerais do exercício serão demonstrados através dos demonstrativos seguintes: Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial; e Demonstração das Variações Patrimoniais.

Balanço Orçamentário

Balanço Financeiro O Balanço Financeiro demonstrará o resultado financeiro do exercício do RPPS, calculado pela diferença entre o saldo do exercício anterior e o saldo que vai para o exercício seguinte.

Demonstração das Variações Patrimoniais A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício. (art. 104 da Lei 4.320/64) A DVP do RPPS apresenta a mesma estrutura do Anexo 15 da Lei 4.320/64.

Demonstração das Variações Patrimoniais

Balanço Patrimonial Talvez a maior dificuldade venha do fato de a planificação contábil da PT/MPS 916/03 adotar a estrutura praticada na União. Todavia, foram apresentadas instruções para a alocação das contas do Plano de Contas do RPPS nos grupos patrimoniais trazidos pela Lei 4.320/64.

Demonstrações Adicionais Os Regimes Próprios de Previdência Social possuem certas peculiaridades que demandam informações cujos dados não estão previstos nos Balanços Públicos. Com o intuito de atender às necessidades dos usuários dessas informações, demonstrações adicionais podem e devem ser feitas, como a Demonstração Analítica dos Investimentos, observando, sempre, as Normas e Princípios Fundamentais de Contabilidade, além do uso de Notas Explicativas

Jomar Miranda Rodrigues - Contador MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Previdência Social CGAET – Coordenação Geral de Atuária, Contabilidade e Estudos Técnicos A Contabilidade Previdenciária para Regimes Próprios de Previdência Social Jomar Miranda Rodrigues - Contador jomar.miranda@previdencia.gov.br Fone: (61) 3317-5776