Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Outras hipóteses de extinção do Crédito Tributário
Advertisements

HIPÓTESES DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Direito Tributário I Crédito Tributário.
EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Decadência- art
PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL MUNICIPAL
RESOLUÇÃO CGPC 26/2008 PROPOSTA DA ANAPAR
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
CRÉDITO TRIBUTÁRIO DO LANÇAMENTO
Unidade VII – Documentação Trabalhista, Previdenciária e Tributária
I Congresso Sul-Brasileiro de Direito Previdenciário Curitiba – PR Honorários Advocatícios nos Juizados Especiais Federais.
Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará Aprece
1 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL NA 3ª RF Delegacia da RFB em Fortaleza REUNIÃO TÉCNICA: OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS DOS MUNICÍPIOS Fortaleza, 22/01/2013.
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL
Rafael Pandolfo Doutor PUC/SP e Conselheiro CARF
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DE ALAGOAS
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
Marcelo de Lima Castro Diniz
Direito Constitucional I
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO X PER DCOMP
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS. DIREITO TRIBUTÁRIO EQUIPE ESPECIALIZADA – LEGISLAÇÃO – JURISPRUDÊNCIA – SEGURANÇA JURÍDICA - SOLUÇÕES TRIBUTÁRIAS – REDUÇÃO.
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo da relação jurídica obrigacional, relativo à.
Súmula Vinculante nº. 8 do STF
Legislação Social e Trabalhista II – Prof. Cesar Augustus Mazzoni
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Lei nº /09 - Algumas inovações Ricardo Lodi Ribeiro.
PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO – AULA 09 PROAB DIREITO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
PERÍCIA TRIBUTÁRIA Módulo PERÍCIA TRIBUTÁRIA Prof. Márcio Ferraz de Oliveira Pós-graduação em Perícia Contábil e Financeira Turma 3 – Slides complementares.
BRUNA MORAIS MAURÍCIO HELBERT DAMASCENO JOSIMAR DAS CHAGAS VINHAL THIAGO MUNGO NICÁCIO DEBARRY GONÇALVES.
RELAÇÃO JURÍDICO TRIUTÁRIA
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
Lei n , de CONCEITOS Elisão fiscal ou elisão tributária: escolha, dentre as opções permitidas por lei, das ações administrativas e de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
PROCESSO DE CONTROLE INTERNO DA LEGALIDADE. IMPUGNAÇÃODOS ATOS ADMINISTRATIVOS INTRODUÇÃO Por estar vinculada ao principio do Estado Democrático de Direito.
AÇÃO ANULATÓRIA (Matéria Fiscal)
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA Prof. Omar Augusto Leite Melo adv
CÁLCULOS TRABALHISTAS
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Dra Kátia Ranzani (katia. com
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
Temas de Direito Tributário
PROFESSOR: CLAUDIO CARNEIRO
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
Constituição FederalCódigo Tributário Nacional Art Cabe à lei complementar: III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária,
 Antes da edição da MP nº 668/15: (i)a alíquota da COFINS-Importação havia sido alterada para 9,1% pelo artigo 21 da MP nº 540/11 (Lei nº /11);
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Questões atuais em matéria tributária no Supremo Tribunal Federal Ricardo Anderle.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
A Tributação da Folha-de- salários Moura Tavares, Figueiredo, Moreira, Campos e Valladares Advogados Angelo Valladares e Souza.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Suspensão (da exigibilidade) e Extinção do Crédito Tributário German Alejandro San Martín Fernández.
AUTO DE INFRAÇÃO E IMPOSIÇÃO DE MULTA - AIIM CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS CÉSAR EDUARDO TEMER ZALAF.
Poder de Tributar. Competência e Capacidade Tributária I.
Transcrição da apresentação:

Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)

Súmula Vinculante nº 8 "São inconstitucionais os parágrafo único do artigo 5º do Decreto-lei 1569/77 e os artigos 45 e 46 da Lei 8.212/91, que tratam de prescrição e decadência de crédito tributário".

Os ministros do Supremo Tribunal Federal sumularam o entendimento de que os dispositivos que tratam dos prazos de prescrição e decadência em matéria tributária são inconstitucionais. Esse posicionamento determina que a Fazenda Pública não pode exigir as contribuições sociais com o aproveitamento dos prazos de 10 anos previstos nos dispositivos declarados inconstitucionais. No entanto, a decisão terá eficácia retroativa somente para aqueles que já ajuizaram as respectivas ações judiciais ou solicitações administrativas até a data do julgamento. Em razão disso, os recolhimentos efetuados nos prazos previsto nos artigos 45 e 46, da Lei n.° 8.212/91 e não impugnados antes da conclusão do julgamento são legítimos:

Art. 45. O direito da Seguridade Social apurar e constituir seus créditos extingue-se após 10 (dez) anos contados: I - do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o crédito poderia ter sido constituído; II - da data em que se tornar definitiva a decisão que houver anulado, por vício formal, a constituição de crédito anteriormente efetuada. Art. 46. O direito de cobrar os créditos da Seguridade Social, constituídos na forma do artigo anterior, prescreve em 10 (dez) anos.

Art Cabe à lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; II - regular as limitações constitucionais ao poder de tributar; III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:... b) obrigação, lançamento, crédito, prescrição e decadência tributários;

PROVIDÊNCIAS 1- Identificar todos os créditos já constituídos, por período, e listar os que foram constituídos com mais de cinco anos, contados do 1º dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado

PROVIDÊNCIAS 2- Apurar os créditos que estão sendo questionados em ações judiciais e em PAFs (esfera administrativa) - PGEs 2.1- Requerer o reconhecimento da inconstitucionalidade judicialmente ou administrativamente 2.2- Requerer a baixa na CDA administrativamente pelo reconhecimento da inconstitucionalidade

PROVIDÊNCIAS 2.3- Quanto aos débitos questionados, judicial ou administrativamente, podem ser objeto de repetição de indébito (se pagos) ou compensação com os vincendos ou pendentes de pagamento

PROVIDÊNCIAS 3- Quanto aos não questionados e pagos : Não há direito à repetição ou compensação 4- Quanto aos não questionados e não pagos: Em princípio há direito de não pagamento. Deve ser requerida a baixa nas CDAs pela inconstitucionalidade, ou revisão de seu valor, ou compensação do valor com débitos vincendos ou pendentes de pagamento, não compreendidos na Súmula 8

PROVIDÊNCIAS 5- Se o pedido administrativo de baixa das CDAs dos débitos não pagos e não questionados não for atendido: necessidade de ação judicial declaratória para o reconhecimento da inconstitucionalidade com base na Súmula 8 e nulidade das inscrições em D.A.

PRAZOS 5 ANOS, contados da data do julgamento que editou a Súmula 8, para pedidos de compensação ou repetição de indébito de créditos previdenciários em discussão até a data da sua edição (12/06/2008) Não há prazo para os créditos posteriores à data do julgamento, porque não deve haver pagamento e a decisão é declaratória Pagamentos anteriores e não discutidos não podem ser repetidos ou compensados