Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE 15 MINUTOS
Advertisements

CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
BÁRBARA GUIMARÃES.
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Tente ler sem chorar!!!.
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Regras e limites na educação de crianças
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
1 minuto com DeuS.
BORDADOS DA VIDA.
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Click para mudar de slide
Questionário Sociolinguístico
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
A BONECA.
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito
Então Roxy, por que você me chamou aqui?
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Comunicação Empresarial
O que levou você a ligar para o Disque Denúncia? O que levou você a ligar para o Disque Denúncia?
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Leitura de Textos Científicos
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
4 passos para a conquista do cliente
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Planear a mudança Tomar controle.
BARULHO DA CARROÇA.
Vamos acalmar nossa mente e ouvir nosso coração.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
ESTOU AQUI PRA CONFESSAR
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
SEJA FELIZ !! SEJA FELIZ !!.
JESUS FALOU QUE O CÉU É PRA MIM
Ligue o Som.
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Everton Saulo Silveira
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Deixe a raiva secar... Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas. No dia seguinte,
FOFOCA.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE DEZ MINUTOS
ALGUÉM CHAMA ELE ME AMA E ME CONDUZ E ME QUER FELIZ
Como redigir um bom texto?
FOFOCA Me desculpe, sei que você é uma pessoa muito especial, mas fofoquei de você hoje...
Educação Financeira para crianças e Jovens
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Aplicação Clínica da Psicoterapia Analítica Funcional
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
DELEGAÇÃO Por: Suelen Gonçalves.  Delegação é um conceito aparentemente claro, mas que, na prática, poucas pessoas aplicam.  Dentro dessa linha, cremos.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Transcrição da apresentação:

Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual Luis Roberto Benia DML/IGP - SSP/RS

Como entrevistar crianças ? Vulnerabilidades Técnicas de entrevista investigativa

Vulnerabilidades da criança em situação de entrevista O modo como perguntamos tem impacto direto sobre a resposta da criança !

Conversa de um adulto com uma criança: – qual é a cor daquele carro? – azul. – qual é mesmo a cor do carro? – vermelho.

A criança pode mudar sua resposta quando o adulto repete a pergunta ! A criança está acostumada a ser testada pelo adulto Ela pressupõe que o adulto já sabe a resposta A criança pode mudar sua resposta quando o adulto repete a pergunta !

- “Aquele carro é vermelho?” - “sim.” A criança reluta em dizer “eu não sei” para perguntas do tipo sim ou não A criança pode responder do modo como acredita que irá satisfazer o entrevistador !

- “Ele transou comigo” As crianças utilizam palavras sem entender completamente o seu significado ou cujo significado para elas é diferente daquele para o adulto

O adulto utiliza palavras ou estrutura de frases que excedem a capacidade de compreensão da criança Ex.: advérbios , unidades de tempo e número A criança dificilmente responde “não entendi”, mesmo quando não compreende as perguntas !

Se você perguntar, a criança irá responder, mas a qualidade da resposta dependerá do modo como você pergunta !

Contaminação da memória Quando um adulto se encontra em posição de autoridade a criança se sente compelida a aceitar sua construção implícita dos fatos. Perguntas que incluem elementos não mencionados pela vítima, podem fazer com que ela incorpore estes elementos em relatos futuros

Contaminação da memória Comportamento do entrevistador Uso implícito ou explícito de recompensas indução de estereótipo: transmitir uma caracterização negativa do suspeito.

Técnicas de entrevista investigativa baseadas em pesquisas científicas

Ambientação Privacidade Ambiente sem elementos que distraiam a criança (brinquedos, desenhos, etc)

Estrutura da entrevista fase preparatória ou rapport (vínculo, instruções e prática narrativa) fase do relato livre fase de questionamento encerramento

Início da entrevista - rapport Estabelecer um bom vínculo com a criança Regras básicas: Dar permissão explícita para a criança dizer “eu não sei” e “eu não entendi” Dizer que somente ela sabe o que aconteceu Prática narrativa

A criança fornece todos os detalhes do evento, sem interrupções ! Fase do relato livre “Agora que conheço você um pouco mais, queria falar sobre por que você veio aqui hoje” “Me conta tudo o que aconteceu” A criança fornece todos os detalhes do evento, sem interrupções !

Fase de questionamento Solicitar mais detalhes com perguntas abertas Referir elementos que a criança mencionou e pedir que elabore um pouco mais Ex.: “fale mais sobre [elemento do relato da criança]” “o que aconteceu depois de [detalhe mencionado pela criança] ?

Perguntas diretas abertas: o quê, onde, quando, que, por que, como Ex.: “o que ele fez?” “ele passou a mão em mim” “como ele passou a mão?” “passou a mão no meu corpo” “em qual parte do corpo?”

Somente ao final, se necessário: Perguntas fechadas (duas ou mais opções de resposta) Os detalhes são fornecidos pelo entrevistador Ex.: “ele passou a mão no meu corpo.” “por cima ou por baixo da roupa?”

Por que evitar perguntas fechadas? relatos com menor precisão menor quantidade de detalhes potencial para sugestionar a criança, quando introduz elementos não referidos pela vítima (pergunta sugestiva) Ex.: A criança diz que o suspeito passou a mão em seu corpo e o entrevistador pergunta: “e ele passou a mão na tua pepeca também?”

Encerramento Assunto neutro, para aliviar a sobrecarga emocional da entrevista

Modelos com efetividade comprovada: Entrevista cognitiva aprimorada Protocolo de entrevista investigativa do NICHD (National Institute for Child Health and Development)

Gravação da entrevista Reduz o número de vezes em que a criança é inquirida A redução do número de entrevistas diminui o risco de contaminação da memória e o sofrimento da vítima Diferentes profissionais podem se valer do mesmo registro Permite o aperfeiçoamento dos entrevistadores

Conclusão Entrevistas tecnicamente inadequadas causam maior sofrimento e comprometem a qualidade dos relatos infantis A entrevista bem conduzida, além de reduzir o desconforto da criança, dá consistência e confiabilidade a sua história O treinamento dos entrevistadores e o seu aperfeiçoamento continuado é fundamental !