JUSTIÇA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Advertisements

Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
FILOSOFIA DO DIREITO E HERMENÊUTICA
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Sumário Teoria da utilidade Bens complementares Bens substitutos
Ética Profissional A ética e a moral.
Contrato como promessa Charles Fried
Serão os valores morais universais?
Filosofia Política Mozart Lacerda Filho
ESTOICISMO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
Concepção Construtivista *Mitos e verdades
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
DIREITO CONSTITUCIONAL
Filosofia
Curso Direito à Memória e à Verdade
DEFICIENTES E DIREITOS SOCIAIS.
Economia de Comunhão 13 de Setembro de 2011.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
Módulo Financeiro Centro de Custo.
INSTITUIÇÕES DE DIREITO Curso de Administração Faculdade Metropolitana
Como aplicar leis da lógica
Escola Superior de Guerra
ETEC – BARUERI ÉTICA, MORAL E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E OS CRITÉRIOS DE IMAGEM PESSOAL ORGANIZACIONAL.
Conhecimento Científico Noutros conhecimentos...
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Curso Direito à Memória e à Verdade
Inserir crédito para cliente
Aspectos Técnicos da Operação de Seguros
Conceitos básicos para a compreensão da vida social
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Projeto Semear EBD – 24/07/2011 O Evangelho e a justiça.
1/37O que é justiça Copyright (c) 1995 LINJUR Proibidas alterações sem o consentimento por escrito do autor Reprodução/distribuição autorizada desde que.
Modelagem do Trabalho Análise e Descrição de Cargos
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Introdução a Questão Social
CULTURA JURIDICA.
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO Direito Processual do Trabalho Programa TRT Campinas Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 DIREITO INDIVIDUAL E TUTELAR.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Agenda Equipes Custo Pessoal.
Conceito de Direito A partir da leitura de Roberto Lyra Filho  ideologias dificultam o entendimento do conceito de direito.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Planilha Eletrônica - Excel
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
* Conceito * Formação Prof.Milton Corrêa Filho
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL
Professor: Suderlan Tozo Binda
1/37O que é justiça Copyright (c) 1995 LINJUR Proibidas alterações sem o consentimento por escrito do autor Reprodução/distribuição autorizada desde que.
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
O conhecimento Spinoza.
AXIOLOGIA JURÍDICA. JUSTIÇA SENTENÇA JUSTA SENTENÇA JUSTA LEI JUSTA LEI JUSTA INDENIZAÇÃO JUSTA INDENIZAÇÃO JUSTA DEL VECCHIO: DEL VECCHIO: “ A NOÇÃO.
 O conceito de direito. O(s) conceito(s) de direito "As leis são mandamentos da boa razão, promulgados e impostos por aquele que cuida do bem comum"
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

JUSTIÇA

JUSTIÇA O DIREITO É ESSENCIALMENTE UMA CIÊNCIA NORMATIVA E A ESTRUTURA LÓGICA DE TODA PROPOSIÇÃO JURÍDICA É UM dever-ser COLOCANDO-SE NATURALMENTE AS PERGUNTAS: QUAL A DIREÇÃO OU O IDEAL VISADO PELA NORMA ? QUAL O VALOR QUE ORIENTA ESSE dever-ser ?

JUSTIÇA A SENTENÇA DEVE SER JUSTA, A LEI DEVE SER JUSTA, A OBRIGAÇÃO E A INDENIZAÇÃO DEVEM SER JUSTAS, O SALÁRIO E O PREÇO DEVEM SER JUSTOS. “A NOÇÃO DE JUSTO É A PEDRA ANGULAR DE TODO O EDIFÍCIO JURÍDICO.” Del Vecchio

JUSTIÇA CONSIDERANDO QUE O DIREITO PODE SER ESTUDADO SOB VÁRIOS ASPECTOS, UMA DE SUAS MODALIDADES DE ESTUDO É A DE CONSIDERÁ-LO COMO EXIGÊNCIA DA JUSTIÇA. DIREITO É AQUILO QUE É DEVIDO A UMA PESSOA POR JUSTIÇA.

JUSTIÇA A EDUDAÇÃO É DIREITO DA CRIANÇA, A HABITAÇÃO É DIREITO DA FAMÍLIA, O SALÁRIO É DIREITO DO EMPREGADO, O TRIBUTO É DIREITO DO ESTADO, A VIDA É DIREITO DE TODO HOMEM, PORTANTO É JUSTO QUE ESTES RECEBEM SEU DIREITO. DAÍ A EXPRESSÃO CLÁSSICA “DAR A CADA UM O QUE É SEU”.

JUSTIÇA ALGUNS AUTORES AFIRMA QUE O DIREITO NADA TEM A VER COM JUSTIÇA, É UMA SIMPLES CONVENÇÃO (EPICURO) PARA OUTROS, COMO KELSEN, OS CRITÉRIOS DE JUSTIÇA SÃO SIMPLESMENTE EMOCIONAIS E SUBJETIVOS E SUA DETERMINAÇÃO DEVE SER DEIXADA PARA A RELIGIÃO OU A METAFÍSICA.

JUSTIÇA OUTROS AUTORES (RENARD) SUSTENTAM QUE APENAS UMA PARTE DAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS SE FUNDAMENTE NA JUSTIÇA; OUTRA PARTE TERIA SEU FUNDAMENTO NA SEGURANÇA E NA ORDEM SOCIAL.

JUSTIÇA FINALMENTE, HÁ UMA CORRENTE QUE SUSTENTA QUE O ELEMENTO CONSTITUTIVO DO DIREITO É UM ELEMENTO IDEAL, A JUSTIÇA. (GURVIRCH, HAURIOU, RADBRUCH...) “DIREITO E ESTADO SERÃO CRIAÇÕES ININTELIGÍVEIS, ARBITRÁRIAS E INOPERANTES, SE NÃO HOUVER UM PRINCÍPIO IDEAL QUE LEGITIME SUA EXISTÊNCIA, ORGANIZAÇÃO E CONTEÚDO. ESSE PRINCÍPIO É A JUSTIÇA.” (ULLMANN)

JUSTIÇA O DIREITO CONTEMPLA MUITOS VALORES (AXIOLOGIA) COMO INTIMIDADE, SAÚDE, TRANQUILIDADE, CONFORTO, UTILIDADE ETC. A JUSTIÇA NÃO SE IDENTIFICA COM NENHUM DESTES VALORES. A JUSTIÇA É O VALOR QUE ESTÁ ACIMA DESTES PARA O DIREITO.

JUSTIÇA O CONCEITO DE JUSTIÇA PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES COM O PASSAR DOS TEMPOS, EM FUNÇÃO DE ASPECTOS LOCAIS, HISTÓRICOS E COMPORTAMENTAIS. EM DETERMINADOS MOMENTOS HISTÓRICOS A JUSTIÇA ESTAVA VINCULADA AOS DIREITOS INDIVIDUAIS.

JUSTIÇA POSTERIOR E HISTORICAMENTE A JUSTIÇA CONTEMPLAVA OS INTERESSES SOCIAIS (COLETIVOS) EM DETRIMENTO DOS INDIVIDUAIS. SIM, OS DIREITOS DO INDIVÍDUO DEVERIAM SER CONTEMPLADOS, MAS TAMBÉM DEVERIA SER CONSIDERADO QUE O INDIVÍDUO VIVE COLETIVAMENTE, PORTANTO A CONCESSÃO DE UM DIREITO INDIVIDUAL DEVERIA ANTES OBSERVAR OS INTERESSES DA COLETIVIDADE (SOCIEDADE).

JUSTIÇA A CONCLUSÃO DE MIGUEL REALE É A DE QUE NÃO SE PODE SEPARAR A COMPREENSÃO DO JUSTO INDIVIDUAL E COLETIVO PARA ENTENDER A JUSTIÇA NA SUA INTEGRALIDADE. A JUSTIÇA É COMPREENDIDA NA FORMA CONJUNTA.

JUSTIÇA SEGUNDO GOFFREDO TELLES JUNIOR, JUNTO É O QUE É AJUSTADO. É TUDO AQUILO QUE SE ACHA NA MEDIDA CERTA. “É A QUALIDADE DE SER CONFORME, ADEQUADO, CORRESPONDENTE, PROPORCIONAL”

JUSTIÇA O QUE NOS INTERESSA É O JUSTO ÉTICO, O ATO JUSTO RELACIONADO AO COMPORTAMENTO E SEUS RESULTADOS. O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS E SEUS RESULTADOS SÃO VARIÁVEIS E DE VALORAÇÕES DIVERSAS, ASSIM, A JUSTIÇA VARIA DE PESSOA PARA PESSOA.

JUSTIÇA POR TAIS RAZÕES, OS ESTUDIOSOS DO DIREITO DECIDIRAM REALIZAR CLASSIFICAÇÕES DA JUSTIÇA DE MODO A MELHOR COMPREENDÊ-LA. JUSTIÇA CONVENCIONAL E JUSTIÇA SUBSTANCIAL

JUSTIÇA JUSTIÇA CONVENCIONAL E JUSTIÇA SUBSTANCIAL JUSTIÇA CONVENCIONAL (FRUTO DE CONVENÇÃO SOCIAL) DECORRE DA SIMPLES APLICAÇÃO DA NORMA AO CASO PREVISTO POR LEI. NESSA HIPÓTESE SE A LEI É BOA OU RUIM, CERTA OU ERRADA É IRRELEVANTE. SIMPLESMENTE O OPERADOR DO DIREITO APLICA A LEI AO CASO.

JUSTIÇA POR SUA VEZ, A JUSTIÇA SUBSTANCIAL FUNDAMENTA-SE NOS PRINCÍPIOS DO DIREITO NATURAL. A JUSTIÇA VERDADEIRA NÃO SE RELACIONA COM A SIMPLES APLICAÇÃO DA LEI, MAS COM A IDÉIA DE PROMOÇÃO EFETIVA DOS VALORES MORAIS. É O JUSTO QUE NÃO DEPENDE DE CONVENÇÕES UMA VEZ QUE É DEFINIDO PELA SIMPLES NATUREZA DAS COISAS, O QUE POR VEZES NÃO COINCIDE COM A LEI.

JUSTIÇA IMAGINE-SE QUE DUAS PARTES AJUSTARAM EM CONTRATO O PAGAMENTO DE R$ 1.000.000,00 POR UMA SIMPLES CANETA BIC. SOB A ÓTICA CONVENCIONAL O PREÇO É JUSTO VISTO QUE FOI PACTUADO LIVREMENTE ENTRE AS PARTES. MAS SOB A ÓTICA DA SUBSTÂNCIA, PELA NATUREZA DO OBJETO, NÃO É JUSTO O PREÇO.

JUSTIÇA A JUSTIÇA PODE SER CLASSIFICACA TAMBÉM COMO: JUSTIÇA DISTRIBUTIVA; JUSTIÇA COMUTATIVA; JUSTIÇA GERAL; JUSTIÇA SOCIAL.

JUSTIÇA A JUSTIÇA DISTRIBUTIVA SITUA O ESTADO COMO AGENTE INCUMBIDO DA REPARTIÇÃO DE BENS E DE ENCARGOS (DIREITOS E DEVERES) AOS INTEGRANTES DA SOCIEDADE. NESSA HIPÓTESE O ESTADO DESENVOLVE A JUSTIÇA DISTRIBUTIVA (EDUCAÇÃO, SAÚDE, CULTURA ETC).

JUSTIÇA A JUSTIÇA COMUTATIVA É A FORMA DE JUSTIÇA NA RELAÇÃO ENTRE PARTICULARES. É O CRITÉRIO QUE TENTA ALCANÇAR A EQUIVALÊNCIA ENTRE AQUILO QUE SE DÁ E O QUE SE RECEBE. MANIFESTA-SE PRINCIPALMENTE NOS CONTRATOS. TAMBÉM É CHAMADA DE JUSTIÇA SINALAGMÁTICA.

JUSTIÇA A JUSTIÇA GERAL CONSISTE NA CONTRIBUIÇÃO DOS INTEGRANTES DA COMUNIDADE PARA O BEM COMUM. ISTO OCORRE COM O PAGAMENTO DE IMPOSTOS, COM O SERVIÇO MILITAR ETC.

JUSTIÇA A JUSTIÇA SOCIAL CONSISTE NA PROTEÇÃO AOS MAIS POBRE E DESAMPARADOS, MEDIANTE A DOÇÃO DE CRITÉRIOS QUE FAVOREÇAM UMA REPARTIÇÃO MAIS EQUILIBRADA DAS RIQUEZAS. “A JUSTIÇA SOCIAL CONSIDERA A NECESSIDADE DE UNS E A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA DE OUTROS” PAULO NADER

JUSTIÇA A JUSTIÇA POSSUI CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS. A PRIMEIRA QUE ESTUDAREMOS É A ALTERIDADE. A JUSTIÇA CONSISTE NA DISPOSIÇÃO PERMANENTE DE RESPEITAR A PESSOA DO PRÓXIMO, PARA TANTO É CONDIÇÃO A PLURALIDADE DE PESSOAS (OUTRA PESSOA – ALTERITAS).

JUSTIÇA NINGUÉM PODE SER JUSTO OU INJUSTO CONSIGO MESMO. ESSA PLURALIDADE DE PESSOAS É O QUE DISTINGUE A JUSTIÇA DAS OUTRAS VIRTUDES MORAIS.

JUSTIÇA A SEGUNDA CARACTERÍSTICA DA JUSTIÇA É A OBRIGATORIEDADE OU EXIGIBILIDADE (O DEVIDO) O ATO DE JUSTIÇA CONSISTE EM DAR O QUE É “DEVIDO”. EXISTE O DÉBITO MORAL (A GRATIDÃO, A AMIZADE, A VERACIDADE) QUE NÃO PODE SER EXIGIDO E O DÉBITO LEGAL QUE PODE SER EXIGIDO.

JUSTIÇA “O DEVIDO LEGAL É NECESSÁRIO À EXISTÊNCIA DA VIDA POLÍTICA, ENQUANTO O DEVIDO MORAL APENAS CONTRIBUI PARA A PERFEIÇÃO DESSA VIDA” (LACHANCE).

JUSTIÇA A 3ª CARACTERÍSTICA DA JUSTIÇA É A IGUALDADE. A PLURALIDADE DE PESSOAS E O DEVIDO SÃO ELEMENTOS NECESSÁRIOS MAS INSUFICIENTES PARA CARACTERIZAR UMA RELAÇÃO DE JUSTIÇA. É NECESSÁRIA A IGUALDADE.

JUSTIÇA ROBERTO ENTREGA A JULIANO (ALTERITAS) O QUE LHE É DEVIDO (DEBITUM) SEGUNDO UMA IGUALDADE (AEQUALITAS), FORMANDO A ESTRUTURA ELEMENTAR DE UM ATO DE JUSTIÇA. “JUSTIÇA É UMA IGUALDADE E A INJUSTIÇA É UMA DESIGUALDADE” (ARISTÓTELES)

JUSTIÇA A IGUALDADE, POR SUA VEZ, É DIVIDIDA ENTRE SIMPLES E PROPORCIONAL. A IGUALDADE SIMPLES, OU ABSOLUTA, É A EQUIVALÊNCIA ENTRE DOIS OBJETOS (AO COMPRAR E RECEBER UM OBJETO DE R$ 1.000,00 DEVE-SE PARA POR ELE R$ 1.000,00)

JUSTIÇA A IGUALDADE PROPORCIONAL, OU RELATIVA, É Q AQUE SE REALIZA NA DISTRIBUIÇÃO DOS BENEFÍCIOS E ENCARGOS CONSIDERANDO SUAS DIFERENÇAS. SE RICARDO CONTRIBUIU COM 50 RECEBERÁ 5, SE JULIANO CONTRIBUIU COM 80 RECEBERÁ 8.

JUSTIÇA “TEU DEVER É LUTAR PELO DIREITO, MAS NO DIA EM QUE ENCONTRARES O DIREITO EM CONFLITO COM A JUSTIÇA, LUTA PELA JUSTIÇA” (EDUARDO COUTURE – MANDAMENTO DOS ADVOGADOS).