Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior Marcos Antônio Garcia Ferreira Dezembro/2018
ESTUDO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E USO QUALITATIVO DO SOLO Dezembro/2018
Apresentação dos Resultados Estrutura do trabalho Introdução Metodologia Apresentação dos Resultados Conclusão Referências
Introdução O tema mobilidade urbana tem sido motivo de vários debates; É vista como uma técnica de engenharia que promove justiça e igualdade social; As primeiras discussões sobre sustentabilidade foram em 1987;
Introdução Ambiental Pilares da sustentabilidade; Social Econômico
Introdução Brasil Problemas comuns de países em desenvolvimento Aumento do transporte motorizado Ruas congestionadas Transporte público ineficiente Cidades espraiadas Crescimento desordenado da periferia Falta de controle de tráfego Aumento dos acidentes de trânsito
Transporte não motorizado Incentivo ao comércio local Introdução Ferramentas para melhorar a mobilidade urbana Brasil Transporte não motorizado Transporte coletivo Cidades compactas Incentivo ao comércio local
Metodologia Em três etapas 1ª Etapa Revisão bibliográfica 2ª Etapa Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro 3ª Etapa Responder aos questionamentos Como diminuir a poluição das cidades? Como promover o melhor uso do solo? Como diminuir os congestionamentos?
Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Mapa das estações Nova América/Del Castilho e Vicente de Carvalho
Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Novos serviços e atividades junto à estação Nova América/ Del Castilho Torres comerciais junto à estação Nova América/ Del Castilho
Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Prédios residenciais junto à estação Vicente Carvalho Serviços e Atividades junto à Estação Vicente Carvalho
Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Mapa das estações Nova América/Del Castilho e Vicente de Carvalho
Apresentação dos resultados Mobilidade urbana Nos dias atuais, acredita-se que a sustentabilidade defendem igualitárias e que não agridem o meio ambiente; Especialistas defendem a aplicação dos três pilares da sustentabilidade, além do institucional; É necessário repensar os conceitos, priorizando os transportes coletivos e os não motorizados, em detrimento do motorizados; Além do mais, não é computado o período em que os veículos ficam parados em manutenção, afirmando não ser a melhor opção para curtas distâncias; Sugere-se medidas tomar medidas para diminuir o uso do carro, que são: aumento do combustível, criação de taxas sobre o uso e o rodízio;
Apresentação dos resultados Mobilidade urbana Deve ser pensada soluções em conjunto, não de forma segmentada; Um mito que foi desfeito, foi o aumento da capacidade de circulação dos carros nas vias; É necessário a fim de se melhorar a mobilidade urbana: uso misto do solo, correção das externalidades de poluição, flextime e homeoffice; Bom planejamento espacial para localização dos pontos coletas do transporte público e planejamento dos custos quanto as gratuidades; Repensar os altos valores das passagens, pois em sua maioria são pagas pelo moradores das periferias;
Considerações finais Soluções, se bem planejadas, comércio mais dinâmico e com fluxo de capital, melhor uso do solo, justiça social, ou seja, melhor qualidade de vida; Os conceitos de sustentabilidade, que são: social, econômico, ambiental e institucional; Melhor aplicação das legislação; Aplicação de ferramentas, a saber: flextime, homeoffice, entrada de turnos alternativos e demais ferramentas; Devem ser pensadas soluções como um todo; Ferramentas podem promover soluções corretivas e preventivas, se forem escolhidos certos os modelos;
Referências Bibliográficas BRACARENSE, L. S. F. P.; TACO, W. G. Comparação entre modelos integrados de uso do solo e transportes aplicando ferramentas de análise de conteúdo - Revista Desafios, 2017. 14 p. FREITAS, P. V. N. et al. Mobilidade Sustentável: problemas e soluções – Revista Científica, 2015. 17 p. OLIVEIRA FILHO, M. F.; VILANI, R. M. Da imobilidade à mobilidade urbana: o papel dos veículos no planejamento das cidades – Revista Nupem, Volume 9 – Número 16, 2017. 35 p. SILVA, A. Mobilidade urbana e equidade social: possibilidades a partir das recentes políticas de transporte público na Metrópole do Rio de Janeiro - Geografia e Ordenamento do Território, Revista Electrónica, 2016. 87 p.