Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PAS-AUTO.  Marcos Junior  João Barbosa  Breno Zanon  Paulo  Patrick Fagundes  Hugo Silva  Jose Carlos Integrantes:
Advertisements

DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
Arte do encontro Logo 1 Logo 2 I ENCONTRO DE POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO ACRE (I Seminário de Desenvolvimento Territorial do Estado do.
RODRIGO MONTENEGRO. HISTÓRIA DO METRÔ O surgimento do Metrô de São Paulo foi devido a inexistência de alternativas de transporte coletivo ferroviário.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Trabalho No power point: Capa: (título, turma e nome/número dos alunos) Introdução: (Anunciar a ideia básica; Descrever as motivações que levaram à escolha.
ARTIGO PASSO A PASSO Dr.ª ELIZABETH TEIXEIRA (UERJ)
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
Bruno Joaquim Lima Rochele Amorim Ribeiro
TRANSPORTES PÚBLICOS Heloisa Aquino – N° 9 Júlia Hamra de Sá – N° 14
Cynthia Alves Félix de Sousa
ENP – Engenharia do Produto
(título) TEMPLATE DE APRESENTAÇÃO ORAL NO CICLO CIENTÍFICO
Mobilidade urbana no Brasil
MODELO INTEGRADO DE USO DO SOLO E TRANSPORTE PARA AVALIAÇÃ DO IMPACTO DE DEMANDAS RESPONSIVAS NA ESTRUTURA URBANA DO DISTRITO FEDERAL ALUNA: LORENA GONÇALVES.
FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E ENGENHARIA– FEBRACE
Nome do Integrante 1, Nome do Integrante 2
Usina hidrelétrica de Balbina
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO
TURMA DO 5º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO LOGÍSTICA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Professor Douglas Pereira da Silva
COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Título do Projeto (Arial, 60)
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
Políticas Municipais de Acessibilidade
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
Eixo 1, 2 ou 3 Título do Trabalho
Engenharia Territorial para Projetos de Concessão
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica – 2012/2013 NOTA NO SLIDE 11 João Durão Maria Ferreira José Caetano.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
COMPROMISSO  RESPONSABILIDADE TREINAMENTOS CONSTRUÇÃO CIVIL MANUTENÇÕES E SERVIÇOS.
O que VOCÊ busca para SEU amanhã. Temos o mapa da mina
Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo na Amazônia BIODIVERSIDADE E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS IMPLICAÇÕES.
Noções básicas do mercado
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
DIREITO AMBIENTAL PROFA. Ma CAMILA ILÁRIO.
ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO EM CONCRETO NÃO ESTRUTURAL Tiago Aparecido de Oliveira, Ródney Silvério Costa Junior, Rafael Marçal.
Ciências e pet
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
Autores; Instituição;
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Título do Resumo Autor11, Autor22, Autor33 , Autor44, , Professor5
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
TÍTULO DO TRABALHO CIENTÍFICO
RELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
LOCAL RESERVADO PARA LOGO DE LABORATÓRIOS OU INSTITUIÇÕES
Nome do Integrante 1, Nome do Integrante 2
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Zilma do Pilar Silvério Fonseca
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
Transcrição da apresentação:

Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior Marcos Antônio Garcia Ferreira Dezembro/2018

ESTUDO DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL E USO QUALITATIVO DO SOLO Dezembro/2018

Apresentação dos Resultados Estrutura do trabalho Introdução Metodologia Apresentação dos Resultados Conclusão Referências

Introdução O tema mobilidade urbana tem sido motivo de vários debates; É vista como uma técnica de engenharia que promove justiça e igualdade social; As primeiras discussões sobre sustentabilidade foram em 1987;

Introdução Ambiental Pilares da sustentabilidade; Social Econômico

Introdução Brasil Problemas comuns de países em desenvolvimento Aumento do transporte motorizado Ruas congestionadas Transporte público ineficiente Cidades espraiadas Crescimento desordenado da periferia Falta de controle de tráfego Aumento dos acidentes de trânsito

Transporte não motorizado Incentivo ao comércio local Introdução Ferramentas para melhorar a mobilidade urbana Brasil Transporte não motorizado Transporte coletivo Cidades compactas Incentivo ao comércio local

Metodologia Em três etapas 1ª Etapa Revisão bibliográfica 2ª Etapa Estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro 3ª Etapa Responder aos questionamentos Como diminuir a poluição das cidades? Como promover o melhor uso do solo? Como diminuir os congestionamentos?

Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Mapa das estações Nova América/Del Castilho e Vicente de Carvalho

Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Novos serviços e atividades junto à estação Nova América/ Del Castilho Torres comerciais junto à estação Nova América/ Del Castilho

Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Prédios residenciais junto à estação Vicente Carvalho Serviços e Atividades junto à Estação Vicente Carvalho

Apresentação dos resultados Estudo de caso Rio de Janeiro Mapa das estações Nova América/Del Castilho e Vicente de Carvalho

Apresentação dos resultados Mobilidade urbana Nos dias atuais, acredita-se que a sustentabilidade defendem igualitárias e que não agridem o meio ambiente; Especialistas defendem a aplicação dos três pilares da sustentabilidade, além do institucional; É necessário repensar os conceitos, priorizando os transportes coletivos e os não motorizados, em detrimento do motorizados; Além do mais, não é computado o período em que os veículos ficam parados em manutenção, afirmando não ser a melhor opção para curtas distâncias; Sugere-se medidas tomar medidas para diminuir o uso do carro, que são: aumento do combustível, criação de taxas sobre o uso e o rodízio;

Apresentação dos resultados Mobilidade urbana Deve ser pensada soluções em conjunto, não de forma segmentada; Um mito que foi desfeito, foi o aumento da capacidade de circulação dos carros nas vias; É necessário a fim de se melhorar a mobilidade urbana: uso misto do solo, correção das externalidades de poluição, flextime e homeoffice; Bom planejamento espacial para localização dos pontos coletas do transporte público e planejamento dos custos quanto as gratuidades; Repensar os altos valores das passagens, pois em sua maioria são pagas pelo moradores das periferias;

Considerações finais Soluções, se bem planejadas, comércio mais dinâmico e com fluxo de capital, melhor uso do solo, justiça social, ou seja, melhor qualidade de vida; Os conceitos de sustentabilidade, que são: social, econômico, ambiental e institucional; Melhor aplicação das legislação; Aplicação de ferramentas, a saber: flextime, homeoffice, entrada de turnos alternativos e demais ferramentas; Devem ser pensadas soluções como um todo; Ferramentas podem promover soluções corretivas e preventivas, se forem escolhidos certos os modelos;

Referências Bibliográficas BRACARENSE, L. S. F. P.; TACO, W. G. Comparação entre modelos integrados de uso do solo e transportes aplicando ferramentas de análise de conteúdo - Revista Desafios, 2017. 14 p. FREITAS, P. V. N. et al. Mobilidade Sustentável: problemas e soluções – Revista Científica, 2015. 17 p. OLIVEIRA FILHO, M. F.; VILANI, R. M. Da imobilidade à mobilidade urbana: o papel dos veículos no planejamento das cidades – Revista Nupem, Volume 9 – Número 16, 2017. 35 p. SILVA, A. Mobilidade urbana e equidade social: possibilidades a partir das recentes políticas de transporte público na Metrópole do Rio de Janeiro - Geografia e Ordenamento do Território, Revista Electrónica, 2016. 87 p.