Ao final desta lição você devera ser capaz de:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

FERIMENTOS -CHOQUE- Enfª Débora Garcia.
Prof. Erika Meirelles de Castro
Vertigens, Desmaios e Convulsões
Introdução: O Problema dos Acidentes
PRIMEIROS SOCORROS Enfermeira Renata de Souza Zanatelli
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Profª Deyse Conceição Santoro
HEMORRAGIAS Hemorragia interna
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
Noções de Primeiros Socorros
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
TRAUMA DE ABDOMEM Cavidade do corpo humano que contém diversos tipos de estruturas, órgãos e vasos sanguíneos calibrosos: ORGÃOS SÓLIDOS: -Fígado, baço,
CHOQUE Choque é a situação de falência do sistema cardiocirculatório em manter a distribuição de sangue oxigenado para os tecidos. Tratar-se de uma condição.
Módulo Cirurgia Vascular
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
HEMORRAGIAS Conceito Classificação HEMORRAGIA INTERNA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
PRIMEIROS SOCORROS ASP BM SUZUKI.
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
EMERGÊNCIAS CLÍNICAS II
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
CHOQUE ou ESTADO DE CHOQUE Prof Bruno Silva
Afogamento.
HEMORRAGIA É a perda de sangue em decorrência de um ferimento, que pode ser externo ou interno. As causas da hemorragia são variadas e podem ir desde.
Hipertensão Artrerial
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS TRAUMA DE EXTREMIDADES
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
Desmaios os síncopes.
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
CONTROLE DE HEMORRAGIAS E TRATAMENTO DE FERIDAS Profa. Dra. Thalyta C
PRIMEIROS SOCORROS.
CHOQUE Renatta Pontes.
Entorses, Luxações e Fraturas
HEMORRAGIAS Cezar Tchaikovski.
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
TRAUMATISMOS lesões de crânio, coluna e tórax
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Trauma Torácico Ana Paula Christe dos Santos Douglas Eduardo Prado
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
HEMORRAGIA Suporte Básico de Vida.
Funções Vitais Prof. MsC. Clauber Mota.
Sinais vitais nos primeiros socorros
CEADEMA Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Maranhão
Somente Os Vingadores não se ferem
Prof. Erika Meirelles de Castro
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
2ª PARTE.
LATAPH Trauma no esporte Ac. Leonardo Teixeira de Melo
PRIMEIROS SOCORROS.
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
Primeiros Socorros HEMORRAGIAS.
HEMORRAGIAS.
Choque: Enfª Roberta Almeida.
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Hemorragia Enfª Roberta Almeida.
Transcrição da apresentação:

Ao final desta lição você devera ser capaz de: HEMORRAGIA E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição você devera ser capaz de: Enumerar cinco sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas para controlar hemorragias externas; Descrever passo a passo o tratamento merecido por uma vítima de choque.

HEMORRAGIA E CHOQUE Hemorragia É o extravasamento de sangue para fora dos vasos ou do coração e é sempre patológico, exceto durante a menstruação ou trauma. As hemorragias podem ser internas ou externas, espontâneas ou provocadas (nos ferimentos), suas causas podem encontrar-se tanto em lesões da parede vascular de natureza inflamatória, traumática ou tumoral

HEMORRAGIA E CHOQUE Classificação clínica A hemorragia poderá ser externa ou interna. Hemorragia Externa: Ocorre devido a ferimentos abertos. Hemorragia interna: Geralmente não é visível, porém é bastante grave, pois pode provocar choque e levar a vítima a morte.

Sinais e sintomas: HEMORRAGIA EXTERNA Agitação; Palidez; Sudorese intensa; Pele Fria; Pulso acelerado (acima de 100 bpm); Pressão arterial baixa; Sede; Fraqueza.

HEMORRAGIA INTERNA Sinais ou sintomas: Os mesmos da Hemorragia externa, e; Perda de sangue ou fluidos pelo Nariz ou ouvido; Vômito ou tosse com presença de sangue; Rigidez ou espasmos dos músculos abdominais; Dor abdominal; Sangramento pelas genitálias ou ânus.

ESTIMATIVA DE PERDA SANGUÍNEA NUMA FRATURA Tíbia = 250 ml Pelve = 3000 ml Fêmur = 600 ml Costelas = 50 ml Úmero = 75 ml

Classificação Anatômica Arterial - Hemorragia que faz jorrar sangue pulsátil e de cor vermelho vivo;

Venosa - O sangue sai lento e contínuo na cor vermelho escuro. Capilar - O sangue sai lentamente por vasos menores. A cor é menos viva que na hemorragia arterial.

EXPOR O LOCAL DA LESÃO Verificar o tipo de ferimento e material a ser utilizado no controle de sangramento.

1º TECNICA PRESSÃO DIRETA

2º TECNICA ELEVAÇÃO DO MEMBRO

COMPRESSÃO DA ARTÉRIA BRAQUIAL COMPRESSÃO DA ARTÉRIA FEMURAL 3° TECNICA PONTO DE PRESSÃO COMPRESSÃO DA ARTÉRIA BRAQUIAL COMPRESSÃO DA ARTÉRIA FEMURAL

PONTOS ARTERIAIS TEMPORAL CARÓTIDA BRAQUIAL ULNAR RADIAL FEMURAL POPLÍTEA TIBIAL PEDIAL 131

Tratamento Pré-hospitalar Avaliação da cena; Avalie nível de consciência; Abra as VA e observe a respiração e a circulação; Exponha o local do ferimento; controle a hemorragia; Previna ou trate o estado de choque; Afrouxe roupas apertadas; Esteja preparado para o vômito; Não dê nada de comer ou beber.

ESTADO DE CHOQUE Conceito: Quadro grave causado por uma reação do organismo a uma condição onde o sistema circulatório não fornece circulação suficiente para cada parte vital do organismo.

CAUSAS DO ESTADO DE CHOQUE As causas estão relacionadas ao coração, aos vasos sanguíneos ou ao volume de sangue circulante. Coração: O coração não consegue bombear quantidade suficiente de sangue (insuficiência cardíaca). O choque poderá desenvolver-se rapidamente.

VASOS SANGÜÍNEOS: O sistema circulatório deve obrigatoriamente ser um sistema fechado. Se os vasos (artérias, veias ou capilares) forem lesados e perderem muito sangue, o paciente desenvolverá choque. VOLUME DE SANGUE CIRCULANTE: Se houver uma diminuição no volume de sangue circulante ou se os vasos sangüíneos por algum motivo dilatarem (aumentarem seu diâmetro) impedindo que o sistema permaneça corretamente preenchido, o choque novamente se desenvolverá.

TIPO DE CHOQUE Choque hemorrágico; Choque cardiogênico; Choque neurogênico; Choque anafilático; Choque metabólico; Choque psicogênico; Choque séptico; Choque respiratório.

Agitação ou ansiedade; Respiração rápida e superficial; Sinais e Sintomas Agitação ou ansiedade; Respiração rápida e superficial; Pulso rápido e fraco; Pele fria e sudorese; Perfusão superior a 2 segundos; Pupilas dilatadas; Sede; Náuseas e vômitos; Pressão arterial baixa.

SINAIS E SINTOMAS(ANAFILÁTICO) Prurido na pele; Sensação de queimação na pele; Edema generalizado; Dificuldade para respirar; Pulso fraco; Perda da consciência e morte

Tratamento Pré-Hospitalar Avalie o nível de consciência; Posicione a vítima deitada (decúbito dorsal); Abra as VA estabilizando a coluna cervical; Avalie a respiração e a circulação; Controle hemorragias externas; Eleve os membros inferiores; Imobilize fraturas, se necessário; Afrouxe roupas; Ministre oxigênio; Previna a perda de calor corporal; Não dar nada de beber ou comer.

GRUPAMENTO DE SOCORROS DE EMERGÊNCIA OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA DISQUE 193