Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Bancos de Dados
Advertisements

Modelagem de Dados Consiste em mapear o mundo real do sistema em um modelo que irá representar a realidade e o relacionamento existente entre os dados.
 O Modelo E-R (Entidade-Relação)
Professor: reno nooblath
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
ACCESS Prof: Felipe Lira.  O que é o ACCESS ? Microsoft Access (nome completo Microsoft Office Access), também conhecido por MSAccess, é um sistema de.
Classificação das Cadeias Carbônicas
Curso de Especialização em Banco de Dados – Sistema de Informações Geográficas – Campos e Objetos Geográficos CAMPOS E OBJETOS GEOGRÁFICOS Modelagem do.
Rodolfo ValezinRA: Júlio Araújo RA: Boaz A. NeimeirRA:  Curso de Informática - Tecnologia em Banco de Dados  Disciplina:
Relatórios.  O Relatório é um componente ActiveX chamado ActiveReport, que permite a visualização e impressão de valores instantâneos de variáveis do.
Teoria de Filas – Aula 4 Aula de Hoje Variáveis aleatórias contínuas Valor esperado de uma variável aleatória Aula Passada Variáveis aleatórias discretas.
Modelagem Orientada a Objetos com UML Cursos para a CTI - IME/USP Dairton Bassi, Hugo Corbucci e Mariana Bravo Departamento de Ciência.
Gestão da Tecnologia da Informação Fundamentos de Sistemas de Banco de Dados Faculdade de Tecnologia Senac Jaraguá do Sul.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 8  RAZONETE, BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E PLANO DE CONTAS Profª: Carlas C Ferreira.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Normalização. CONCEITOS  Decomposição de esquemas para evitar anomalias de atualizações;  Processo de avaliação campos de uma tabela, com o objetivo.
Relacionamentos Avançados do Modelo Entidade-Relacionamento
Normalização de Dados É o processo de organizar dados e eliminar redundâncias dentro de um banco de dados Quais vantagens Elimina dados repetidos, tornando.
Banco de Dados I Modelagem Relacional
Estatística 2. Estatística indutiva
Banco de Dados Modelo de Dados
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado
Análise e Projeto de Sistemas II
Prof. Dr. Rui Carlos Botter
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO - JAVA
3.1 Classes e Objetos Em um programa orientado a objetos normalmente existem vários objetos de um mesmo tipo. Por exemplo, um programa de controle de.
Tema 4 - Modelagem ER: Técnicas e Ferramentas
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
Classes e Objetos Aula 11/08/2014.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
Tema 3 - Modelagem ER: Conceitos e Fundamentos
Organização de um Relatório
Curso Superior de Tecnologia em BD
Banco de Dados Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado.
BANCO DE DADOS II.
4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO
BANCO DE DADOS Araújo Lima Nov / 2017 Araújo.
Prof: Márcio Soussa Centro Universitário Jorge Amado
Modelagem de Banco de Dados através do ERwin
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
BANCO DE DADOS I.
Modelagem de Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
Unidade 2 Modelo Conceitual
Algoritmos Prof.: Carlos Alberto _1:
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA
, operações, intervalos e desigualdades.
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
MER – Modelo de Entidade Relacionamento
Universidade Federal de Santa Catarina Mapeamento ER- Relacional
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Access Bd TransTic.
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Normalização de Dados É o processo de organizar dados e eliminar redundâncias dentro de um banco de dados Quais vantagens Elimina dados repetidos, tornando.
Módulo III Capítulo 2: SQLite
Aula Prática Objeto-Relacional Monitoria GDI
Modelagem Entidade-Relacionamento (MER)
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
Paradigma de Orientação a Objetos
UML Prof. Marcio Ferreira 1 29.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
BANCO DE DADOS.
Modelagem de Banco de Dados
Introdução ao Modelo Relacional Capítulo 2 - Database System Concepts – 6ª. Ed - Silberschatz et al Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados.
Álgebra Linear Sistemas de Equações Lineares
Sistemas de Informação
Transcrição da apresentação:

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 1/10 * Um modelo é uma representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em partes. * Um modelo é uma abstração de alguma coisa, cujo propósito é permitir que se conheça essa coisa antes de se construí-la. Mundo Real Mundo Observado Modelo

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 2/10 O que é Banco de Dados? É um sistema que permite a todo mundo compartilhar, gerenciar, e usar dados. O que é Informações? Dados e a sua diferença esta em como são armazenados . O que é tabelas? Agrupamentos de Colunas e Linhas onde colunas são os campos e linhas são os registros (Tuplas).

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 3/10 O que é tabelas, exemplo (entidade)? Entidade é um objeto do mundo real, que possui características ou propriedades Produto (descrição da entidade) atributos ID Produto Preço 01 Maça 1,25 02 Pera 3,00 03 Laranja 10,00 O que é chave primária ou atributo ? Identifica um registro de forma única onde seu valor não irá se repetir de forma alguma dentro da tabela. Isso significa que a chave primária pode ser utilizada como uma espécie de controle impedindo que registros duplicados sejam criados na tabela

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 4/10 Atributos? Uma entidade possui elementos que caracterizam cada instância da mesma. Conceitualmente um atributo é um elemento de dado que caracteriza uma entidade ou uma relacionamento Como exemplo podemos citar um automóvel. O mesmo pode ter como atributos os atributos como: cor, ano de fabricação, ano do modelo, número do chassi e outros.

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 5/10 Atributos, valor, domínio e nome do atributo? Representa que uma entidade possui um atributo implica expressar que cada uma das instâncias possui esse atributo e cada uma delas possui seu próprio valor para cada atributo Como exemplo, a entidade FUNCIONÁRIO (conjunto de instâncias funcionários) pode possuir atributos como: Nome_fun, Dtaadmissao_fun. Isso implica que cada funcionário desse conjunto possui seu próprio valor para o nome e seu próprio valor para data de admissão. Cada atributo possui um conjunto de valores possíveis denominados domínio. Um domínio pode ser aberto (admite qualquer valor) ou fechado (admite um rol de valores determinados). O domínio do atributo Nome_fun seria aberto, admitindo qualquer valor não nulo.

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 6/10 Atributos, valor, domínio e nome do atributo? Um atributo como sexo_fun teria domínio fechado, admitindo, por exemplo, os valores “M” ou “F”.

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 7/10 Tipos de atributo? Um atributo do MER (Modelo de Entidade e Relacionamento, também chamado de ER) é essencialmente um elemento descritivo de características das entidades ou relacionamentos, podendo ser classificados nos seguintes tipos: Atributos descritivos (simples ou compostos ou derivado); Atributo referencial; Atributo-chave. Atributo descritivo simples? Descreva as características do objeto que ele pretende caracterizar. Em suma os atributos são sempre descritivos e simples. Ex. Nome_func

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 8/10 Tipos de atributo? Atributo descritivo composto? São atributos que podem ser divididos em partes. Ex. Endereco_fun Ele pode ser composto por: Tplogradouro_fun Rua_func Nr_func

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 9/10 Tipos de atributo? Atributo descritivo derivado? Quando o valor desse atributo pode ser derivado de outros atributos ou mesmo entidades ou relacionamentos a ele relacionados. Ex: suponha a entidade “PRODUTOS” O atributo VLESTOQUE_PROD representa o resultado do produto (QTDESTOQUE_PROD * VLUNITARIO_PROD), dessa forma qualquer instancia de PRODUTO pode ser obtido a partir de dois outros atributos. Campo calculado VLESTOQUE_PROD PRODUTO VLUNITARIO_PROD QTDESTOQUE_PRO DESCPRODUTO_PROD

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 10/10 Tipos de atributo? Atributo Referencial? Quando o mesmo não pertence propriamente ao objeto (entidade ou relacionamento) onde está alocado, mas faz algum tipo de citação ou ligação desse objeto com outro. Ex: suponha a entidade FUNCIONÁRIO com atributos abaixo: Neste exemplo é possível afirmar que o atributo SETOR_FUN não caracteriza a entidade FUNCIONÁRIO, mas sim um outro objeto não representado que seria a entidade SETOR. SETOR_FUN FUNCIONÁRIO DTAADM_FUN GRAUESCOLAR_FUN NOME_FUN

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 11/10 Tipos de atributo? Atributo Chave? Conceitualmente o atributo chave é um atributo descritivo que permite a identificação unívoca de uma instancia da entidade, isto é, dentro todos os elementos de um determinado conjunto, apenas um deles poderá assumir determinado valor para aquele atributo definido como atributo-chave. Ex: MATRICULA_FUN FUNCIONÁRIO DTAADM_FUN GRAUESCOLAR_FUN NOME_FUN

Prof. Marcio Ferreira Modelagem de dados II Revisão MD I 12/10 Representação Gráfica? A representação básica de um atributo está espelhada abaixo: Relacionamento Entidade B Entidade A