Práticas Investigativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Níveis de Pesquisa Os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Podem ser assim classificados: Exploratória Descritiva.
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Metodologia Científica
Metodologia.
Definição e critérios de elaboração
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
PROJETO DE PESQUISA PROPOSTA OBJETIVO PÚBLICO ALVO OU UNIVERSO
TECNICAS DE ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO CIENTÍFICO
Práticas Profissionais
Resumo do curso Prof. Natalia Braguez.

Pesquisa em Comunicação
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Metodologia da Pesquisa Científica
PROJETO DE PESQUISA Planejamento da Pesquisa Caminhos que serão percorridos * O que pesquisar * Por que pesquisar (Justificativa)
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Coletando informações
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Trabalho de conclusão de curso
Técnicas de coleta de dados
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Definição de pesquisa:
Metodologia de Pesquisa
Técnicas de Coleta de Dados
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Prof.ª Chayane C. de Souza
Práticas Investigativas
Prática Investigativa 2
Instrumentos da Pesquisa Qualitativa
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Observação Direta Intensiva e Observação Direta Extensiva
A Pesquisa Científica Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
Estrutura do projeto de monografia
PROFESSORA RITA A. ANDRADE
Trabalho de Conclusão de Curso
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia de Pesquisa e TCC Aula 2
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
MÉTODO A opção pelo método de pesquisa, quantitativo e/ou qualitativo, orienta-se pela formulação do problema de pesquisa, objetivos e hipóteses. O método.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Práticas Investigativas Metodologia Práticas Investigativas

O Modelo de Estudo Classificação das pesquisas conforme o objetivo: indica os objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa Pesquisa exploratória: busca aprofundar o conhecimento sobre determinado tema. Pesquisa descritiva: analisa as características de determinada população ou o estabelecimento de relações entre determinadas variáveis. Pesquisa explicativa: busca explicar as causas das características de uma população ou de relações entre variáveis observadas na pesquisa descritiva.

O Modelo de Estudo Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos técnicos: busca evidenciar os procedimentos de coleta e analise de dados que serão utilizados para testar a hipótese. Pesquisa bibliográfica: obtém e interpreta dados a partir de trabalhos publicados por outros autores. Pesquisa documental: análise de material não previamente interpretado. Pesquisa experimental: manipulação de variáveis através de experiências. Pesquisa ex-post-facto: analisa a repetição de um fenômeno. Pesquisa de levantamento: analisa dados sobre determinada população Estudo de caso: estudo exaustivo de um objeto. Pesquisa ação: busca a solução de um problema da coletividade.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Coleta de dados: deve ocorrer após Escolha e delimitação do assunto, a revisão bibliográfica, a definição dos objetivos, a formulação do problema e das hipóteses e a identificação das variáveis. Determinação da população, da elaboração de instrumentos de coleta e da programação da coleta e dos dados. Utilizar a Biblioteca, antes da coleta de dados, com a finalidade de: a) buscar subsídios que orientem a escolha e definição do tema de pesquisa; b) saber se o trabalho proposto é original ou repetição; c) conhecer os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores consultados; d) buscar a fundamentação teórica que servirá de base à pesquisa; e) possibilitar que a pesquisa realize a sua função de verificar, validar ou ampliar uma teoria.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Cuidados com elaboração das perguntas; qualidade dos instrumentos: validade, fidedignidade, não tendenciosidade finalidade e relação das questões com o objetivo da pesquisa. Instrumentos de coleta de dados: Entrevista: respondido na presença do pesquisador, usada para amostra pequena e coleta de informações específicas/seletivas. Formulário: respondido na presença do pesquisador, destina-se a coleta de dados complexos em documentos e arquivos. Questionário: preenchido pelo informante, mediante orientações escritas, podendo ser enviado pelo correio eletrônico ou postal. Podem conter questões fechadas (número limitado de opções de respostas) ou abertas (sem limites de opções). Questões abertas implicam maior dificuldade na análise dos dados.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Etapas da elaboração dos instrumentos de coleta de dados: a) identificar os dados ou as variáveis sobre as quais serão feitas as questões; b) selecionar o tipo de pergunta a ser utilizada face às vantagens e desvantagens de cada tipo, com vistas ao tempo a ser consumido, para obter os dados , tabulá-los e analisá-los; c) elaborar uma ou mais perguntas referentes a cada dado a ser levantado; d) analisar as questões elaboradas quanto à clareza da redação, classificação e a real necessidade; e) codificar as questões para a posterior tabulação e análise com a inclusão dos códigos no próprio instrumento; f) elaborar instruções claras e precisas para o preenchimento do instrumento; g) submeter as questões a outros técnicos para sanar possíveis deficiências; h) revisar o instrumento para dar ordem e seqüência às questões; i) submeter o instrumento a um pré-teste para detectar possíveis reformulações ou correções, antes de sua aplicação.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Tipos de Instrumentos de coleta de dados Entrevista Questionários – Formulário Observação Participante do pesquisador. Qualidade dos Instrumentos: Validade: Instrumento adequado que coleta os dados necessários à pesquisa. Responde questões como: a quem perguntar? O que perguntar? Fidedignidade : Independente de quem o aplique, o instrumento deve apresentar sempre resultados confiáveis e coerentes. Respostas contraditórias serão desconsideradas/descartadas Objetividade / não Tendenciosidade: possuir o mesmo nº de opções de respostas positivas e negativas.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exemplo de questões técnicas ( ) muito bom ( ) muito importante ( ) concordo totalmente ( ) bom ( ) importante ( ) tendo mais a concordar ( ) ruim ( ) pouco importante ( ) tendo mais a discordar ( ) muito ruim ( ) nada importante ( ) discordo totalmente ( ) não sei Exemplo de questões tendenciosas ( ) bom ( ) muito bom ( ) ótimo ( ) razoável ( ) bom ( ) muito bom ( ) ruim ( ) regular ( ) bom ( ) muito ruim ( ) ruim ( ) razoável ( ) péssimo ( ) muito ruim ( ) ruim

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas O gerenciamento da coleta: O sucesso na obtenção de respostas de questionários, bem como agilização da pesquisa, depende de alguns cuidados importantes: enviar envelope endereçado e selado para resposta; ou e-mail apresentar instruções para preenchimento enviar carta /e-mail de agradecimento e explicação dos objetivos da pesquisa se possível, enviar um cheque com valor adequado!!! organizar os instrumentos de modo a permitir fácil processamento ( = codificação)

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Escolha dos Instrumentos os três instrumentos são adequados para coleta de dados em ciências Humanas e Sociais. Ambos tem vantagens e desvantagens. recomenda-se o uso de mais de uma técnica, se possível as três, para compensar as desvantagens de cada instrumento.

Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exercício em sala: definição do método de coleta de dados para testar a hipótese, coleta dos dados pelo grupo.