LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Advertisements

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
PROJETO SAUDOSA MALOCA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos




JOANA MESSIAS E ADELICE MARTINS UBERLANDIA 17/06/09
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
AULA 1 APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DA DISCIPLINA
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
1ª REUNIÃO DE PAIS RADEANE 2012.
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Concordância verbal e nominal no português padrão

PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE 2010 PROF. RAQUEL - 9º Ano AB
AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
Universidade Federal do Amapá
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Para a elaboração dos temas voltados às produções escritas, também foi privilegiado o trabalho com os gêneros textuais: 1ªSérie: Artigo de Opinião.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
APRESENTAÇÕES :TURMA E PROFESSOR
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
APRESENTAÇÕES: PROFESSOR e ALUNOS
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
Prof.ª Irislane Figueiredo
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Área – Linguagens, Códigos e sua Tecnologias
LEITURA EM INGLÊS ATRAVÉS DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Writing across the curriculum.
Estrutura do documento:
Funções da Linguagem.
Texto Dissertativo Argumentativo
Universidade Castelo Branco - UCB
ROTEIRO DE ESTUDOS 9º ano A/B PROVA BIMESTRAL 2º BIMESTRE 2011 PROF. RAQUEL.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
Prof. Benedito Salazar Sousa
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Etapas de uma sequência didática
Avaliação de Língua Portuguesa
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Secretaria Municipal de educação
Tecnologias / Produção de texto
PROVA BRASIL 2015.
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
PLANO DE ENSINO Objetivo Geral: 2º Bimestre 1º Bimestre Objetivos EspecíficosConteúdosProcedimentos MetodológicosAvaliação Trabalho em grupo ( ) Pesquisa.
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental TC Flávio Profa. Hildenize

OBJETIVO Apresentar as orientações gerais da disciplina, informando sobre competências, objetos do conhecimento, material didático, metodologia e avaliação.

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE ESCUTA DE TEXTOS ORAIS E LEITURA DE TEXTOS 1º bimestre: Leitura de poemas de forma fixa e livre, cordéis e letras de música Rodas de leitura e audição de poemas de forma fixa e livre, cordéis e letras de música Diálogo entre poemas, cordéis, letras de música e outros gêneros textuais Estudo do vocabulário 2º bimestre: Leitura de contos Rodas de leitura de contos Diálogo entre contos e outros gêneros textuais

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE ESCUTA DE TEXTOS ORAIS E LEITURA DE TEXTOS (CONT.) 3º bimestre: Leitura de dissertações expositivas e resumos Rodas de leitura e discussão de dissertações expositivas Estudo do vocabulário 4º bimestre: Leitura de dissertações argumentativas Rodas de leitura e discussão de dissertações argumentativas Comparação entre opiniões fundamentadas em argumentos e opiniões baseadas no senso comum

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS 1º bimestre: Características estruturais do poema: forma fixa, forma livre e poema concreto Características estruturais do cordel Características estruturais da letra de música Produção de poemas, letras de música e cordéis Estudo das figuras de linguagem 2º bimestre: Características estruturais do gênero conto Produção de conto Dramatização de contos representativos da literatura brasileira e universal

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS E ESCRITOS (CONT.) 3º bimestre: Características estruturais da dissertação expositiva Características estruturais do resumo Produção de resumos e de dissertações expositivas Debate regrado a partir de tema de dissertação 4º bimestre: Produção de dissertação argumentativa Produção de conto Produção de debate regrado a partir da leitura de dissertações argumentativas

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA 1º bimestre: Variação linguística Conotação e denotação Mecanismos de coesão recorrencial, referencial e sequencial Sintaxe do período composto: orações coordenadas 2º bimestre: Sintaxe do período composto: orações substantivas Regência verbal e nominal Estudo da crase

OBJETOS DO CONHECIMENTO PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA (CONT.) 3º bimestre: Pronomes relativos como mecanismos de coesão sequencial Sintaxe do período composto: orações adjetivas O uso da vírgula nas orações adjetivas Convenções ortográficas 4º bimestre: Mecanismos de coesão referencial e sequencial na progressão de ideias da dissertação argumentativa Sintaxe do período composto: orações adverbiais O uso da vírgula nas orações adverbiais Colocação pronominal

MATERIAL DIDÁTICO Livro didático Gramática Português: linguagens* (9º. ano) Autores: Willian Roberto CEREJA e Thereza Cochar Magalhães Editora: Saraiva Gramática Gramática de Hoje Autores: Ernani TERRA e José de NICOLA Editora: Scipione Dicionário de Língua Portuguesa Formulário de produção textual Notas de aula Slides * Livro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) disponível para distribuição no CMF.

MATERIAL DIDÁTICO Paradidáticos: 1o BIM.: A definir (poema) 2o BIM.: A definir (conto) 3o BIM.: A definir (romance) 4o BIM.: A definir (romance)

METODOLOGIA Exposição dialogada com uso de slides Leitura individual Aplicação de atividades individuais Realização de atividades em grupo Correção coletiva de atividades Exibição de filmes para análise e discussão

AVALIAÇÃO Avaliação Parcial (AP) Avaliação de Estudos (AE) Produção textual Constatação de leitura Verificação imediata Atividades em sala Atividades domiciliares Avaliação de Estudos (AE) Compreensão e produção de textos Análise linguística