ESTRATÉGIA DO CONTROLE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Subsecretaria de Desenvolvimento do Sistema de Saúde - SDSS Março 2006 Programa de Reestruturação e Contratualização dos Hospitais Filantrópicos.
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
SERRINHA Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Regulação, Controle e Avaliação da Assistência à Saúde
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE
Contribuição da Tecnologia da Informação
PARÂMETROS PARA PROGRAMAÇÃO DAS AÇÕES DA ASSISTÊNCIA
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde CNES
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
CONCILIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO ENTRE INTERESSES
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Acompanhamento Familiar
PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DO COMPLEXO REGULADOR
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Regulamentação da Política de Gestão de Tecnologia
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
COMISSÃO ESTADUAL - FILANTRÓPICOS
REDE ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA À
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE AÇÕES DA DIRETORIA DE REGULAÇÃO SOBRE A RECOMENDAÇÃO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
PORTARIAS PNHOSP E IGH Política Nacional de Atenção Hospitalar e Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
NOAS.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELO SUS (CHAMAMENTO PÚBLICO) Lina Márcia Wainer Di Pilla SUM/SGE.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
Belo Horizonte, 11 de novembro de A proximidade territorial da Gestão e Prestador como fator de avanço na garantia da Atenção à Saúde Mesa 2 :Relação.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Orientações e fluxo para contratualização dos Filantrópicos Unidade Hospitalar PT GM/MS Gestor Municipal de Saúde Interesse em comum Estudar em conjunto:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIA DO CONTROLE SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE PLANO OPERATIVO ESTRATÉGIA DO CONTROLE PARA ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Salvador - Bahia Abril de 2008

O PLANO OPERATIVO É UM INSTRUMENTO: QUE DEVERÁ INTEGRAR TODOS OS TIPOS DE RELAÇÕES CONTRATUAIS ENTRE O PODER PÚBLICO E OS DIVERSOS SERVIÇOS DE SAÚDE, INDEPENDENTE DA SUA NATUREZA; QUE DEVERÁ CONTER ELEMENTOS QUE DEMONSTREM A CAPACIDADE INSTALADA NECESSÁRIA AO CUMPRIMENTO DO OBJETO DO CONTRATO, A DEFINIÇÃO DA OFERTA E DOS FLUXOS DE SERVIÇOS E AS METAS PACTUADAS ENTRE O GESTOR E O PRESTADOR; ESSENCIAL, POIS APRESENTA AS AÇÕES E ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO PRESTADOR COMO TAMBÉM POSSIBILITA A UTILIZAÇÃO DE MECANISMOS MAIS EFICAZES DE CONTROLE E AVALIAÇÃO;

PENSAR UM PLANO OPERATIVO CONSIDERAR: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DEMANDAS PRÓPRIAS E REFERENCIADAS RECURSOS DISPONÍVEIS CAPACIDADE INSTALADA 3

ESTRUTURAR UM PLANO OPERATIVO Especificar as metas físicas e de qualificação para as ações e atividades propostas, bem como indicadores que permitam o seu acompanhamento e avaliação. Definir as metas e indicadores propostos pelas políticas prioritárias do Ministério da Saúde. Apresentar sistema de avaliação de metas. 4

CONSTRUIR UM PLANO OPERATIVO Identificação da Unidade e de seus responsáveis; Caracterização da Unidade e sua área de abrangência; Definição de compromissos gerais incluindo implantação das comissões hospitalares obrigatórias, garantia do acesso mediante complexo regulador e mecanismos de referência e contra-referência mediante protocolos de encaminhamento; Definição das metas físicas das internações hospitalares, atendimentos ambulatoriais e atendimentos dos serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, com seus quantitativos; Definição das metas de qualidade (gerenciais, assistência); Definição de parâmetros e indicadores para avaliação do cumprimento de metas.

PLANO OPERATIVO E CONTRATUALIZAÇÃO DEVE ACOMPANHAR TODOS OS AJUSTES REALIZADOS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O SETOR PRIVADO; DEVE SER UTILIZADO PELO GESTOR PARA REAVALIAR O DIAGNOSTICO, A CAPACIDADE INSTALADA, REORGANIZANDO A REDE, DEMONSTRANDO A REAL NECESSIDADE DE CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA FINS DE COMPLEMENTAÇÃO; TERÁ VALIDADE MÁXIMA DE 12 MESES, NÃO PODENDO SER PRORROGADO; DEVERÁ SOFRER ADITAMENTO FORMAL CADA VEZ QUE HOUVER NECESSIDADE DE MODIFICAÇÃO DE INDICADORES OU METAS.

POLÍTICA E PROGRAMAS FEDERAL E ESTADUAL PLANO OPERATIVO E CONTRATUALIZAÇÃO BASES LEGAIS: POLÍTICA E PROGRAMAS FEDERAL E ESTADUAL HOSPITAIS DE PEQUENO PORTE: PORTARIA GM/MS nº 1.044, DE 01 DE JUNHO DE 2004; PROGRAMA NACIONAL DE REESTRUTURAÇÃO E CONTRATUALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO SUS: PORTARIA GM/MS nº 1.721, DE 21 DE SETEMBRO DE 2005; PROGRAMA ESTADUAL DE REESTRUTURAÇÃO E CONTRATUALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS NO SUS BAHIA: PORTARIA ESTADUAL nº 96, DE 11 DE JANEIRO DE 2008.

PLANO OPERATIVO/INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO RIH: RELATÓRIO DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR TABWIN CNES: CADASTRO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE PNASS: PROGRAMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO

OBRIGADA! COORDENAÇÃO DE CONTROLE E GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE TELEFONE: (71) 3342-1690