ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

DESAFIOS E PERSPECTIVAS
APRESENTAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO - DCE
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
O Ensino Religioso nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
Máscaras Africanas.
A Importância do Plano de Trabalho Docente e o Livro Registro de Classe EQUIPE PEDAGÓGICA AGE (Assessoria de Gestão Escolar) NRE WENCESLAU BRAZ.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ADAPTAÇÕES CURRICULARES
O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
Núcleo Regional de Educação - Londrina
ENSINO RELIGIOSO ''Prática de Ensino voltada para a superação do preconceito religioso e para o exercício do diálogo, como parcela de contribuição na intervenção.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Umbanda Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o catolicismo,
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
ENSINO RELIGIOSO: Desafios e Perspectivas
CURRÍCULO EM CONSTRUÇÃO: ENSINO RELIGIOSO ENTRE CERTEZAS E INCERTEZAS
Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
O currículo e o Ensino Fundamental
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Desenvolvimento Curricular
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
Organização Curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Deliberação CEE nº 77/08 Currículo do Ensino Fundamental e Médio na LDB A Lei Federal 9394/1996 define:” os currículos do ensino fundamental e médio devem.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DO CADERNO PEDAGÓGICO.
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Identificação: Confucionismo Núcleo: Dois Vizinhos
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Flexibilização Curricular
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
O ART. 11 DO ACORDO BRASIL SANTA SÉ
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Atuais Propostas Curriculares.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS Gestão do Ensino, Pesquisa e Extensão Prof° Esp. Walber Rodrigues da Silva.
Política Educacional Brasileira
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
EMRC, uma disciplina... A EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS.
Transcrição da apresentação:

ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: APARECIDA DA SILVA ORRUTEA TÉCNICA PEDAGÓGICA NRE: CORNÉLIO PROCÓPIO

NRE: CORNÉLIO PROCÓPIO 60 Escolas do Ensino Fundamental ofertam o Ensino Religioso; 70% - professores de História 30% restantes são das áreas (sequência): Português, Filosofia, Pedagogo, Geografia, Arte, Matemática, Ciências, Educação Física, Inglês. Não há professor graduado na disciplina.

DIFICULDADES -FALTA DE GRADUAÇÃO ESPECÍFICA; -NÚMERO DE AULAS MUITO REDUZIDO; -OFERTA OBRIGATÓRIA: DA ESCOLA PARA O ALUNO; - PARTICIPAÇÃO NÃO OBRIGATÓRIA DO ALUNO; - AVALIAÇÃO NÃO É REGISTRADA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DA ESCOLA E DOS ALUNOS;

O que nos diz a Lei ? (9475/97) (Alteração do art. 33 da LDB nº 9394/96) O Ensino Religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

Deliberação 01/06 – CEE ART. 4º § 1º – O aluno, ou seu responsável, deverá manifestar sua opção em participar das aulas de ensino religioso. § 2º – O aluno, uma vez inscrito, so poderá se desligar por manifestação formal, sua ou do responsável.

Deliberação 01/06 – CEE ART. 5º – “O estabelecimento deverá providenciar atividades pedagógicas adequadas, sob a orientação de professores habilitados, aos alunos que não optarem pela participação às aulas de ensino religioso.” Como proceder???

Instrução 13/06 SEED “A disciplina de Ensino Religioso não constituirá objeto de reprovação e não terá registro de nota ou conceito nos documentos escolares.” Como avaliar???

DIFICULDADES - FALTA DE COMPREENSÃO DAS DIRETRIZES: ESCOLA E PROFESSORES; - FALTA DE COMPREENSÃO DOS PAIS; - PRECONCEITO (principalmente em relação às religiões de matriz africana)

PROSELITISMO Atitudes que visam converter uma ou várias pessoas a uma determinada religião Propaganda religiosa Atitude de enaltecer uma religião e criticar outra. (SEED, 2010 Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais

Não é anti religioso – mas de liberdade de consciência. LAICO Não é anti religioso – mas de liberdade de consciência.

POSTURA DO PROFESSOR

PROFESSOR DE E.R. Despir-se” da sua cultura para entrar em outra “Nestas Diretrizes, repudia-se quaisquer juízos de valor sobre esta ou aquela prática religiosa.” (P.66) Linguagem científica e não religiosa

PROFESSOR Não levar os alunos a vivenciarem práticas de fé, ou estimulá-los para que tenham qualquer crença religiosa, pois a disciplina é ofertada para aqueles que possuem ou não uma religião.

ORAÇÃO???? Na medida em que uma doutrinação religiosa ou moral impõe um modo adequado de agir e pensar, de forma heterônoma e excludente, ela impede o exercício da autonomia e da criação de novos valores.” (DCE p.46)

RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS

“O Paraná tem cerca de 2 mil terreiros de Candomblé e Umbanda, dos quais pelo menos 600 estão instalados em Curitiba e na região metropolitana. Alguns estão abertos oficialmente desde a década de 50, mas ainda hoje são alvo de preconceito da sociedade. Isso acontece no Brasil, um país cosmopolita (em que vivem pessoas de quase todas as partes do mundo), mestiço, mas cercado de racismo, homofobia, intolerância religiosa e outras discriminações”. http://www.jornaldelondrina.com.br/brasil/conteudo.phtml?ema=1&id=821773 Acesso em 5/09/11.

“Quando se trata de falar sobre as culturas e heranças africanas há professores se negando a ensinar questões relativas aos orixás. Eles perguntam: “Como vamos ensinar o que são os orixás, suas cores e domínios, se os orixás são demônios?”. Existe uma confusão entre o que é ensinar para fazer proselitismo e o que é ensinar para a diversidade. Aí sim está ocorrendo uma mistura. O preconceito, a discriminação e o racismo que são típicos da sociedade brasileira afloram de outra maneira: não mais no discurso do negro em si, mas sim dizendo que os elementos que essa herança trouxe não são elementos positivos”. Site: http://foguinhofogaovulcao.blogspot.com/2009/04/neopentencostais-e-religioes- afro.html - Trecho da entrevista com Vagner Gonçalves da Silva, antropólogo, organizador do livro Intolerância Religiosa – Impactos do neopentecostalismo no campo religioso afro- brasileiro (São Paulo: Edusp, 2008).

padroado

NO RIO, LÍDER RELIGIOSO DÁ AULAS DE ENSINO RELIGIOSO. DIVERSIDADE CRISTÃ NO BRASIL HÁ DIVERSIDADE CRISTÃ E NÃO PLURALISTA – NÃO SE RESPEITA O PRINCÍPIO DA ISONOMIA E DA IGUALDADE. DÉBORA DUPRAT – VICE-PROCURADORA GERAL DA REPÚBLICA – PROCESSOU O RIO DE JANEIRO E PIAUÍ POR FERIREM A CONSTITUIÇÃO. NO RIO, LÍDER RELIGIOSO DÁ AULAS DE ENSINO RELIGIOSO.

ASSIM, QUAL É O VERDADEIRO OBJETIVO DO ENSINO RELIGIOSO? CADERNO DE EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM VERSÃO PRELIMINAR

PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS NUM ESPAÇO DE PAZ E DE HARMONIA. ENSINO RELIGIOSO INCLUIR RESPEITAR HUMANIZAR PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS NUM ESPAÇO DE PAZ E DE HARMONIA.