A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Jean Piaget (1896 – 1980).
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
INFÂNCIA.
DESENVOLVIMENTO HUMANO
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Autor: Juan Delval Editora Papirus
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Psicologia do desenvolvimento
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Resultados POC – PRODEL
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Teoria Cognitivo-Desenvolvimental: Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
A TEORIA DE JEAN PIAGET.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Leitura desenvolvimentista das significações de saúde e doença
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A IDADE ESCOLAR
Desenvolvimento psicológico – construtivismo: Piaget (parte 1)
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional
Ciclo de vida – Anos Escolares Curso: Odontologia Profª Carmen Lúcia Carvalho de Souza.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Transcrição da apresentação:

A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980) Para Piaget existe uma assimilação progressiva do meio ambiente que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade Crescimento orgânico Maturação neurofisiológica Meio

Aspectos do Desenvolvimento Humano Aspecto físico-motor - (refere-se ao crescimento orgânico) Aspecto intelectual - (capacidade de pensamento, raciocínio) Aspecto afetivo-emocional – ( é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências, é o sentir) Aspecto social – ( é a maneira como o indivíduo reage diante de situações que envolvem outras pessoas)

Teoria de desenvolvimento humano de Piaget Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo como aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que interfere no desenvolvimento global. 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) 2º período: Pré - operatório ( 2 a 7 anos) 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) 4º período: Operações formais ( 11 ou 12 anos em diante)

Período sensório-motor ( 0 a 2 anos) A sucção Imitação

Período pré-operatório ( de 2 a 7 nos) Aparecimento da linguagem Desenvolvimento do pensamento se acelera A criança já antecipa o que vai fazer No aspecto afetivo, surgem os sentimentos inter individuais

Nova capacidade mental, as operações Período das Operações Concretas ( a infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos) Início da construção lógica ( cooperar com os outros, trabalhar em grupo e ao mesmo tempo ter autonomia pessoal) Nova capacidade mental, as operações

Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato Período das operações formais ( a adolescência – 11 ou 12 anos em diante) Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato No aspecto afetivo,o adolescente vive conflitos. Deseja libertar-se do adulto, mas ainda depende dele.