A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980) Para Piaget existe uma assimilação progressiva do meio ambiente que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano Hereditariedade Crescimento orgânico Maturação neurofisiológica Meio
Aspectos do Desenvolvimento Humano Aspecto físico-motor - (refere-se ao crescimento orgânico) Aspecto intelectual - (capacidade de pensamento, raciocínio) Aspecto afetivo-emocional – ( é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências, é o sentir) Aspecto social – ( é a maneira como o indivíduo reage diante de situações que envolvem outras pessoas)
Teoria de desenvolvimento humano de Piaget Este autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo como aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que interfere no desenvolvimento global. 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) 2º período: Pré - operatório ( 2 a 7 anos) 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) 4º período: Operações formais ( 11 ou 12 anos em diante)
Período sensório-motor ( 0 a 2 anos) A sucção Imitação
Período pré-operatório ( de 2 a 7 nos) Aparecimento da linguagem Desenvolvimento do pensamento se acelera A criança já antecipa o que vai fazer No aspecto afetivo, surgem os sentimentos inter individuais
Nova capacidade mental, as operações Período das Operações Concretas ( a infância propriamente dita - 7 a 11 ou 12 anos) Início da construção lógica ( cooperar com os outros, trabalhar em grupo e ao mesmo tempo ter autonomia pessoal) Nova capacidade mental, as operações
Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato Período das operações formais ( a adolescência – 11 ou 12 anos em diante) Passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato No aspecto afetivo,o adolescente vive conflitos. Deseja libertar-se do adulto, mas ainda depende dele.