A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.

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Transcrição da apresentação:

A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto no âmbito teórico como prático, reflexões sobre vários aspectos: 1) Quem são os seres que se encontram na situação de aprendizagem? Como se constituem? Como se desenvolvem?

2) Como se dá o processo ensino-aprendizagem. Como se aprende 2) Como se dá o processo ensino-aprendizagem? Como se aprende? Como se ensina? 3) Como é este encontro? O que ocorre nas relações que se estabelecem entre aquele que ensina, aquele que aprende e o objeto de conhecimento? 4) Que objeto do conhecimento é este? Em que bases se constitui?

5) Quais são e onde estão localizados os fatores que levam às dificuldades de aprendizagem e/ou ao fracasso escolar? O que é "normal" e o que é "patológico" no processo de aprendizagem? 6) Qual é o papel do psicopedagogo e qual é a especificidade de sua intervenção?