O Setor Industrial no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento em perspectiva comparada: as respostas à globalização e os padrões de integração internacional da Ásia e da A.L. pós 1980 Referência:
Advertisements

24/08/12.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES NO BRASIL ATUAL: NOVAS EXPRESSÕES DA DUALIDADE ESTRUTURAL NO PADRÃO DE ACUMULAÇÃO FLEXíVEL Coordenadora: Sonia.
Conjuntura Brasileira Antonio Licha Perspectivas para 2010.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Evolução do PIB do RS e as Medidas de Estímulo.
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Cenários para a Silvicultura: A borracha natural
Amaury Patrick Gremaud Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Preços de Transferência
Área de Operações Indiretas
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Reunião de conjuntura setembro de 2010
Reunião de conjuntura 23 de Setembro de Reunião de conjuntura A cadeia em números: dados atualizados para 2009 A evolução recente da construção.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Desafios da Logística Brasileira
Parte 2.
Economicamente Viável, Socialmente Correto?
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Perspectivas para a Siderurgia Brasileira
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
TENDÊNCIAS Consultoria Integrada
Logística e realidade brasileira
Aquacultura em Minas Gerais
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Lei do Bem Concessão de incentivos fiscais às pessoas jurídicas que realizarem pesquisa e desenvolvimento de inovação tecnológica, em território nacional.
República Federativa do Brasil 1 LDO 2005 GUIDO MANTEGA MINISTRO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Brasília 18 de maio de 2004.
GRUPO HARBIN HAFEI INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA LTDA
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Perspectivas da Indústria Brasileira
Benefícios da participação em CGV
Rio Verde - Goiás - Brasil
Diálogos da Construção: A Economia Brasileira em Perspectiva Robson Gonçalves Ana Maria Castelo.
Perspectivas econômicas para 2015
Potencial de investimentos na
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
Menu inicial 23º Congresso da CACB Porto de Galinhas/PE 11, 12 e 13 de setembro de 2013 Edna Cesetti Assessora Técnica – Analista.
Tópicos e Proposições para a Retomada do Crescimento da Indústria Roberto Nicolsky Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica – Protec Apresentação.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Interação Universidade e Empresas Farmacêuticas: Desafios e Perspectivas VII Simpósio Iberoamericano de Plantas Medicinais/ II Simpósio Iberoamericano.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
Assessoria Econômica da FEDERASUL
CRÉDITOS NO BRASIL.
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
O Potencial das Políticas Tributárias e Educacional para o Desenvolvimento com Equidade Participação: Marcos Formiga Brasília, Março de 2010.
Rodrigo Ávila UnB – 7 de fevereiro de 2013 Conjuntura Nacional.
1. 2 Economia Brasileira O Desafio da Estabilidade e do Crescimento Sustentado.
Empresas Multinacionais
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O MILAGRE ECONÔMICO AULA 4 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Transcrição da apresentação:

O Setor Industrial no Brasil Claudio Martins Fernando Cataldi Giselle Brito Rodrigo Rogoberto Machado Vagner Diana Valdinei Ribeiro

Agenda Taxas de crescimento Industrial Dificuldades da Industria no Brasil P&D Conclusão

Taxas de crescimento Industrial

Taxas de crescimento Industrial Indústria brasileira não acompanha PIB Indústria mundial acompanha PIB

Taxas de crescimento Industrial

Taxas de crescimento Industrial

Taxas de crescimento Industrial

Taxas de crescimento Industrial Porque o Brasil não acompanha os emergentes asiáticos? Qualificação? Tributos? Infraestrutura?

Dificuldades da Industria no Brasil A produção industrial é mais um indicador que confirma o fim do ciclo de crescimento que o Brasil conheceu na década de 2000. Com exceção do mercado de trabalho, que continua aquecido, a maior parte dos indicadores econômicos apresentou piora nos últimos anos.

Em 1980, as exportações de produtos brasileiros correspondiam a 0,9% de todos os produtos comercializados mundialmente, proporção superior à de mercadorias chinesas (0,7%), mexicanas (0,4%) e coreanas (0,3%). Atualmente as exportações brasileiras equivalem a 1,3% do comércio mundial, número inferior ao dos produtos chineses (11%), coreanos (3%) e mexicanos (2%).

Perspectiva - P&D Brasil é o 3º país que mais dá incentivo de P&D; ao setor privado Fonte:http://www.fiesp.com.br/indices-pesquisas-e-publicacoes/indice-de-competitividade-das-nacoes-ic-fiesp-2/

Perspectiva - P&D Incentivo do Governo Lei do Bem benefícios fiscais, ou seja, abatimentos no Imposto de Renda e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Perspectiva - P&D Incentivo do Governo Lei da Informática que concede incentivos fiscais para empresas produtoras de alguns hardwares específicos e que tenham por prática investir em pesquisa e desenvolvimento. O incentivo concedido é uma diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Perspectiva – ICFIESP Índice competitividade FIESP Competitividade é a capacidade de um país de criar condições para que as empresas e organizações nele instaladas produzam o maior bem-estar possível para seus cidadãos e para que o façam crescer ao longo do tempo em relação ao dos cidadãos de outros países.

Perspectiva – ICFIESP

Perspectiva – ICFIESP

Perspectiva – ICFIESP

Conclusão A indústria brasileira tem importância crucial no país por ser um microssetor que exige considerável investimento financeiro, por produzir os bens de maior valor da economia e empregar milhões de brasileiros. Grande parte dos bens produzidos, ou seja, os manufaturados, estão diretamente ligados à urbanização do país, como os produtos eletrodomésticos que a população usa para conforto, trabalho, saúde e bem-estar. Além disso, as retrações econômicas da indústria, não só no Brasil, provocam uma série de consequências consideravelmente ruins, como o aumento do desemprego pelo fato da demissão de trabalhadores, a elevação dos preços de produtos para compensar as perdas financeiras que pode ocasionar a inflação, a queda da arrecadação de impostos devido a diminuição das vendas do comércio e, também, e sobretudo no Brasil, a redução da capacidade de funcionamento das três esferas de governos.

Fontes de Pesquisa http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=INDX&Opcao=0&idioma=pt-br http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/511779-desaceleracao-da-economia-os-desafios-da-industria-nacional-entrevista-especial-com-anselmo-santos http://www.asiacomentada.com.br/tag/as-dificuldades-da-industria-brasileira/ http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2013/04/07/industria-brasileira-tem-pior-desempenho-entre-15-maiores-paises-emergentes/ http://www.brasil-economia-governo.org.br/2013/08/26/quais-as-origens-da-desaceleracao-da-industria-brasileira/ http://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/02/04/industria-no-governo-dilma-tem-pior-desempenho-desde-collor/ http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/03/veja-o-desempenho-dos-setores-da-economia-brasileira-desde-1996.html http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/perspectivas_investimentos/boletim_perspectivas_2013C.pdf http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/visao/Visao_91.pdf http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_24/2014/01/28/59/20140128095708377201a.pdf http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php?option=com_content&view=article&id=97786:pesquisa-e-desenvolvimento-i-inovacao-industrial-brasileira-esbarra-em-burocracia&catid=15:informe&Itemid=870 http://www1.fazenda.gov.br/spe/publicacoes/conjuntura/atividade_economica/2014/2014_02/IE%202014%2002%2005%20Indicadores%20Industriais%20CNI.pdf http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_24/2014/02/05/20/20140205103500773555a.pdf http://arquivos.portaldaindustria.com.br/app/conteudo_24/2013/12/19/195/20131219073414913198o.pdf