Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES.
Advertisements

Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
A MUDAN Ç A NO AMBIENTE DOS NEG Ó CIOS. O RESPONS Á VEL PELA Á REA DO MEIO AMBIENTE A expectativa da Alta administra ç ão é de que o respons á vel pela.
Curso de Sistemas de Informação Estágio Supervisionado Trabalho de Conclusão de Curso.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor
Introdução e Conceitos.
PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL
Orientação Importante:
Inteligência Artificial (GTSI1306, GCC1734)
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Excel Ciclo PBL Aprendizado por competências
Introdução ao Projeto na Engenharia
Jornadas Científicas Estudantis
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
Introdução à Engenharia Civil e Ambiental
Trabalho de conclusão de curso
Aula S11 ROTEIRO DA AULA S11 1. Fechamento do projeto
Exercício completo de especificação de sistemas
Física Experimental I Prof. Marcus Raele
PNV3100 – Aula S 11 Introdução Conclusão da segunda fase do projeto
fotos/imagens devem ser em alta resolução
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
METODOLOGIA DE PESQUISA
Estágio IV.
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Planejamento de estratégias:
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
Pós-Graduação Arquitetura de Informação
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
II Encontro de Estágio Supervisionado de Pedagogia/URCA
Insira sua Foto Título (FONTE ENTRE 36 e 48)
Problem Based Learning PBL
APS / PIPA II NOTURNO ADM / CONTÁBEIS.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
PROJETO DE PESQUISA Angelo Cataneo
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
14/08/2012 Professor Leomir J. Borba- –
LEITURA CRÍTICA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
Introdução à Engenharia Civil e Ambiental
XVII Jornada Científica de Jornalismo
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Trabalho Prático 1. Consolidação do conceito de impacto ambiental
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
Trabalho de Conclusão de Curso I
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Manuais Administrativos
Organização do trabalho
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Planejamento de intervenções com o LM
Logomarca da sua Instituição
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Aula S8 Lição de casa dada na S7
Aula S7 Lição de Casa da Aula S6
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
Inteligência Artificial (GTSI1306, GCC1734)
XV Jornada Científica de Jornalismo
Construindo a intervenção psicossocial
Transcrição da apresentação:

Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções 0313101 Introdução à Engenharia Civil Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções preparação do relatório preparação da apresentação

0313101 Introdução à Engenharia Civil Aula S4 Início da Aula Os itens escolhidos são realmente os mais significativos ou se devem ser alterados? Os grupos devem se manifestar sobre a questão, apresentando a sua definição do problema. O grupo todo deve participar da discussão sobre a relevância ou não dos itens finais anteriores e sobre as definições de problema apresentadas. OBJETIVO DA DISCUSSÃO: o grupo deve confirmar ou não os itens escolhidos e os problemas a serem resolvidos. Revisão da Definição dos Problemas Os 8 grupos devem se reunir e reformular ou aperfeiçoar a sua definição de problema, à luz da discussão anterior. Nesta nova definição os grupos devem procurar estabelecer requisitos e restrições que as soluções deverão satisfazer. Verificar se não se está confundindo definição do problema com solução do mesmo.

3. Proposição de Alternativas de Solução 0313101 Introdução à Engenharia Civil 3. Proposição de Alternativas de Solução Terminada a definição do problema, os alunos devem rever as eventuais alternativas de solução já propostas durante a semana anterior, tendo em vista as discussões. O grupo deve reformular estas soluções e procurar propor novas alternativas. As soluções de um problema podem ser de 3 tipos: Soluções clássicas, já existentes. Combinação de soluções para problemas similares ou de mesma natureza. Inovadoras. É importante que o maior número possível de soluções seja gerado. As soluções podem envolver não só mudanças em equipamentos e sistemas como também nas edificações. As soluções podem ser propostas ainda em um nível de concepção, com as características mais importantes para uma primeira descrição das mesmas. Um detalhamento maior poderá ser feito nas fases de análise das alternativas e de especificação da solução final.

0313101 Introdução à Engenharia Civil 4. Preparação para a S5 e Planejamento de Atividades Recapitular as atividades da S5: Entrega do relatório sobre a 1a fase do projeto. Apresentação do trabalho em no máximo 15 minutos. Competição entre grupo e grupo espelho. Na competição entre grupos, os demais alunos da turma deverão efetuar uma avaliação comparativa dos trabalhos apresentados por cada par de grupos, adotando uma postura ética que envolve atenção e respeito durante as apresentações, e imparcialidade no julgamento. O aluno que faltar à apresentação receberá ZERO na nota de fator de grupo.

Orientações adicionais sobre o relatório: 0313101 Introdução à Engenharia Civil Orientações adicionais sobre o relatório: Na Introdução, justificar a importância do tema e do problema tratado. No Levantamento de Dados, explicitar a forma e as fontes. Na Análise de Dados tecer considerações pessoais e não simplesmente reproduzir textos e “sites” da internet. A Definição do Problema deve estar bem clara e completa. As Soluções devem ser bem enunciadas e diferenciadas. Atividades da semana: Os grupos deverão, ao longo da semana, desenvolver as seguintes atividades: aperfeiçoamento e geração de soluções preparação do relatório preparação da apresentação

Na aula de hoje... 1. REVISÃO DO TRABALHO 0313101 Introdução à Engenharia Civil Na aula de hoje... 1. REVISÃO DO TRABALHO Levantamento e análise de dados/ Definição do problema Houve alterações? Quais e por que? Formulação de alternativas de solução Quantas alternativas foram propostas? Houve preocupação em buscar alternativas inovadoras? CONSOLIDAÇÃO DAS SOLUÇÕES Completar o quadro de alternativas: focar a concepção e reunir o maior número de informações PREPARAÇÃO PARA PRÓXIMAS ATIVIDADES Aula S5: Relatório e Apresentação

Avaliação NF  10 * f  p* f 0313101 Introdução à Engenharia Civil Avaliação NF  10 * f  p* f g p FATOR DE GRUPO (fg) fg = (fg1 + fg2)/2 A turma avaliar os grupos espelhos. O grupo que ganhar a competição recebe para o fator fg1 o valor 1,0 e o outro 0,9 FATOR DE PARTICIPAÇÃO (fp) fp = (fpp1 + fpp2)/2 * fpv * fS12 * fI O professor avalia os relatórios atribuindo o valor de fpp1 Normalização: fpp1 se situa entre 0,5 e 1,0 e a média da turma é 0,75 Os alunos de cada grupo efetuam a divisão do valor de fpp1, A média dos valores deve ser igual ao valor atribuído pelo docente

Competição Intergrupos 0313101 Introdução à Engenharia Civil Competição Intergrupos Cada grupo deverá preparar uma apresentação com duração máxima de 15 minutos; recomenda-se o uso de ppt A sequência de apresentação dos grupos será decidida por sorteio Alunos que faltarem à apresentação terão fator de grupo 0,0 nesta fase Os alunos deverão julgar as apresentações (com exceção da competição em que participam). Espera-se que os alunos mantenham postura ética: atenção e respeito durante as apresentações imparcialidade no julgamento

Formulário de avaliação 0313101 Introdução à Engenharia Civil Formulário de avaliação Preenchido pelos alunos Controle de frequência (presença obrigatória na aula S5) NÚMERO DOS GRUPOS Qual dos grupos-espelho fez uma exposição mais clara? Qual dos grupos-espelho fez uma síntese mais bem elaborada? Qual dos grupos elaborou uma melhor contextualização do tema? Qual dos grupos-espelho efetuou um melhor trabalho de levantamento de dados? Qual dos grupos-espelho efetuou uma melhor análise de dados? Qual dos grupos-espelho elaborou uma melhor definição do problema? Qual elaborou uma maior diversidade de alternativas (inovadoras e convencionais)? Tendo em vista os quesitos anteriores, a minha escolha é o grupo…

Conteúdo do relatório CAPA RESUMO EXECUTIVO SUMÁRIO 0313101 Introdução à Engenharia Civil Conteúdo do relatório CAPA RESUMO EXECUTIVO SUMÁRIO INTRODUÇÃO - importância do tema e do problema tratado LEVANTAMENTO DOS DADOS: forma e as fontes ANÁLISE DOS DADOS : considerações pessoais DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Meta, Requisitos, Restrições ALTERNATIVAS PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXOS