DESENVOLVIMENTO INFANTIL

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Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO INFANTIL A EXPERIÊNCIA GAÚCHA EM ATENÇÃO INTEGRAL AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA

JUSTIFICATIVA Cobertura em Educação Infantil no RS: Nº crianças 0 a 6 anos: 1.073.556 Nº crianças não matriculadas:796.345 (74,18%) N° crianças 0 a 3 anos:675.548 N° crianças matriculadas:66.096 (9,8%) Nº crianças 4 a 6 anos: 398.008 Nº crianças matriculadas: 211.115 (53%)

JUSTIFICATIVA Alto número de crianças de 0 a 6 anos Insuficiência de vagas na rede de educação infantil Dificuldades para atendimento institucional: - a crianças residentes em zonas rurais; - em áreas de grande dispersão da população; - em áreas indígenas. Maior investimento social x menor custo

JUSTIFICATIVA - Aspectos Teóricos - Importância dos Primeiros anos de vida: Neurociência – últimas descobertas Vygotsky – Teoria Histórico-cultural Piaget – Psicologia do Desenvolvimento

JUSTIFICATIVA - Custos - Nº crianças 0 a 6 anos no Brasil: 24 milhões Nº crianças 0 a 6 anos no RS: 1.073.556 Custo Criança / Creche no Brasil: R$ 5.000,00/ano U$ 170 mês Estimativa de Custo Criança/PIM no RS: R$ 500,00 /ano U$ 17 mês Incentivo SES/RS - repasse fundo a fundo: R$ 400,00 / mês X Nº Visitadores U$ 178 mês X Nº Visitadores

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Grupo Técnico Estadual Grupo Técnico Municipal Município Famílias Comunidade Comitê Municipal Monitores Visitadores

GESTORES ADESÃO SENSIBILIZAÇÃO CONSTITUIÇÃO DO GTM CONTRATAÇÃO DE VISITADORES

Capacitação Seleção Habilitação VISITADORES ÁREA SELECIONADA CENSO MAPEAMENTO VISITADORES Capacitação Seleção Habilitação

IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA

Marco Zero VISITADOR Cadastramento das famílias Diagnóstico Inicial do Desenvolvimento da Criança Marco Zero Desenvolvimento das Modalidades de Atenção

MODALIDADES DE ATENÇÃO GRUPAL Crianças de 3 a 6 anos INDIVIDUAL Crianças de 0 a 3 anos e Gestantes Objetivo Preparar as famílias para que possam contribuir para o “Desenvolvimento Integral de seus filhos.”

SUPORTES DE ORIENTAÇÃO

Chegando com carinho...

1º Momento Retomada e avaliação do que foi orientado na Modalidade anterior. Orientação sobre as atividades que serão realizadas. MODALIDADES 2º Momento Execução das atividades com gestantes e/ou famílias. 3º Momento Avaliação das atividades realizadas; Orientaçãoàs famílias para a continuidade das atividades a serem executadas durante a semana.

O PIM orienta...

... a mãe na estimulação de seu filho

..a família na participação das ações educativas...

...construindo brinquedos

...a socialização das famílias.

...despedindo-se com afeto.

Avaliação Inicial = Marco Zero Avaliação Sistemática Diagnóstico de cada criança/famílias em seu momento primeiro; Avaliação Sistemática Acompanhamento contínuo do desenvolvimento das crianças nas Modalidades; Avaliação Periódica Avaliação dos ganhos das crianças de acordo com os indicadores dos Guias: Até 1 ano - trimestral. De 1 a 6 anos - anualmente.

CAPACITAÇÕES DO PROGRAMA

IMPLEMENTAÇÃO DAS CAPACITAÇÕES EDUCATIVA CONTÍNUA PARTICIPATIVA OBJETIVO Permitir que cada um possa construir sua autonomia e se “apoderar do PIM” para realizar as transformações “internas e externas” necessárias à melhoria da qualidade de vida da criança e sua família. Facilitar o trabalho em equipe para que cada um possa estar bem preparado para exercer seu papel, suas funções e atribuições no PIM.

CONTEÚDOS TEMÁTICOS O cérebro do bebê e o desenvolvimento infantil Apresentação do PIM - Estrutura, Pilares, Intersetorialidade, Rede de Serviços, Perfil do GTM, Monitores e Visitadores Ética profissional Aspectos Bio-Psíquicos e Emocionais da Gestação Importância da atenção integral à criança e da preparação da família para potencializar o desenvolvimento infantil Características do crescimento e Desenvolvimento Infantil Modalidades de Atenção e a utilização dos Guias Forma de abordagem à Família Documentos e instrumentos utilizados no PIM Capacitação de Visitadores

ESTRUTURA DAS CAPACITAÇÕES PARA QUEM COM QUE FINALIDADE COMO QUANDO ATUALIZAÇÃO SUPORTE REFORÇO GRUPOS DE ESTUDO SEMINÁRIOS CURSOS OUTROS SISTEMATICAMENTE SEMPRE QUE NECESSÁRIO GTE INICIAL INTENSIVA 40 HORAS GTM E MONITORES TRIMESTRALMENTE (UM DIA) CONTINUADA REGIONAL REFORÇO ATUALIZAÇÃO EM ASSESSORAMENTO SEMPRE QUE NE CESSÁRIO INICIAL INTENSIVA 40 TEÓRICAS 20 PRÁTICAS VISITADORES CONTINUADA REFORÇO ATUALIZAÇÃO EM ASSESSORAMENTO SEMPRE QUE NECESSÁRIO

RESULTADOS DA PRIMEIRA AVALIAÇÃO PARCIAL Amostragem Nº Municípios Avaliados: 05 Nº de Crianças Avaliadas: 139

Desempenho nas Modalidades de Atenção Modalidade Individual O trabalho dos Visitadores na Modalidade Individual obteve resultados satisfatórios, alguns ainda necessitando de reforço, retratados como segue. No Planejamento e Controle, - 65% realizam plenamente. Na Orientação, igualmente 65% executam com eficácia. Em Desenvolvimento, - 55% realizam de forma adequada, com necessidade de apoio; Na Retomada, - 52% necessitam adequar as ações para melhor atender as famílias. Planejamento Orientação Desenvolvimento Retomada Satisfatório Regular

Desempenho nas Modalidades de Atenção Modalidade Grupal O desempenho dos Visitadores nas Modalidades Grupais atingiu índices favoráveis para o desenvolvimento do Programa, em seus quatro(4) momentos: Planejamento e Controle, 74%. Orientação, 62%. Desenvolvimento, 67%. Retomada, 44%. Os dados revelam resultados positivos diante de uma metodologia não usual no contexto brasileiro, aplicada em um período médio de 12 meses. Há que se considerar que um planejamento pouco focalizado nas necessidades da criança segundo sua faixa etária, poderá retardar seu processo de desenvolvimento. A orientação e o acompanhamento adequados à família para a realização dos momentos da atividade, bem como da justificativa com relação aos ganhos necessários, contribuirão para a realização dos mesmos com melhor nível de preparação. Não obstante, torna-se necessário capacitar continuamente os Visitadores, buscando elevar a qualidade do trabalho. Foi observado que, de modo geral, os Visitadores desempenham satisfatoriamente as etapas que envolvem as Modalidades de Atenção Individual e Grupal, que fazem parte da Metologia do Programa. Verifica-se que, do total de Visitadores avaliados, 64,88% cumprem a etapa de Planejamento e Organização, em acordo com a Metodologia. Exemplo disto foi o índice favorável apresentado no ítem que avaliou a seleção adequada dos materiais para realização das atividades, de acordo com a faixa etária da criança e as condições sócio-culturais da família. Ainda como resultados positivos referentes à Modalidade Individual, 66,28% dos Visitadores apresentam qualidade nas ações que compreendem a etapa de Orientação das atividades, com destaque para o fortalecimento do vínculo entre Visitadores e as famílias do Programa. As etapas da referida Modalidade e o desenvolvimento das atividades de Retomada são questões a serem acompanhadas e reforçadas na Metodologia do Programa, visando a qualificação dos Visitadores. Como principais pontos a serem fortalecidos, cita-se: a realização de todos os momentos que envolvem a Modalidade e a retomada junto à família da tarefa a ser desenvolvida com a criança durante a semana. Planejamento Orientação Desenvolvimento Retomada Satisfatório Regular

Família Executa Atividades Ainda sobre as famílias na amostra, o aspecto que trata das execuções estimuladoras cotidianas, 57,92% cumprem todas as orientações dos Visitadores; 38,80% cumprem algumas e apenas 3,28% declararam não cumprir as orientações. Os resultados expostos, considerados positvos, estão diretamente vinculados à participação ativa das famílias nas atividades propostas pelo Programa que, em sua essência, valoriza a Infância, fazendo valer seus direitos a partir do fazer cotidiano. Cumpre TODAS as orientações Cumpre ALGUMAS orientações NÃO cumpre as orientações

Análise do Desenvolvimento das Crianças por Área de Desenvolvimento Os índices de desenvolvimento respondem a diferentes áreas de desenvolvimento (Motricidade, Intelectual, Linguagem, Sócio Afetivo Moral). Em cada ano de vida se analiza o comportamento (em percentual) dos correspondentes à cada uma das áreas, tanto no marco zero quanto em sua evolução. A seguir, apresentamos a média dos resultados obtidos nas diferentes áreas de desenvolvimento das crianças no período de 0 a 6 anos de idade: De modo geral, podemos observar um significativo aumento nos resultados alcançados pelas crianças em 3 áreas, alcançando a área Intelectual um índice de crescimento de 12,3%, Motricidade de 16,4% e Sócio-Afetiva de 6%. Quanto a área de Linguagem, foi observada pequena evolução no nível já considerado alto, não havendo portanto uma diferença substancial em relação ao marco zero. Enfatiza-se contudo, o relevante ganho alcançado na área da Motricidade cujo desempenho evoluiu em 16,4%. Dentro da metodologia do PIM, este contexto sugere maior apropriação das atividades do Programa com ações relacionadas ao desenvolvimento psicomotor. Momento Zero Corte

Análise de Desenvolvimento Ascendentes Mantidos Descendentes dos Ganhos Alcançados Do conjunto de ganhos de desenvolvimento das crianças avaliadas temos 42,03% ascenderam em seus ganhos e 28,99%, igualmente no momento da amostra mantiveram estabelecidos nos patamares quando do momento inicial. Constata-se, assim que somados estes indiques temos um grau alto e positivo (71,02%) destes ganhos. Para a análise das crianças que descenderam, numa percentagem de 28,99% é necessário a considerações de alguns fatores que influenciaram esta variação tais como: a avaliação inicial equivocada por parte do município, o não envolvimento da família na aplicação das modalidades conforme orientação; o baixo desempenho dos visitadores; o grau de vulnerabilidade social onde a criança esta inserida, e ainda a falta de apoio da rede de serviços. Outrossim, estes resultados devem ser verificados a partir dos seus diferentes de descendência conforme segue: Das 40 crianças que descenderam sete (07) passaram da categoria Máximo para Alto – seis (6) do Máximo para o Médio – dez (10) crianças do Alto para o Médio, num total de 23 crianças (57,50%), que mesmo com uma variação de ganho, classificam-se em índices satisfatórios para o nível. Das que tiveram uma variação de ganho importante somente Dezessete (17) crianças e perfazem 42,50%. Sendo três (03) crianças do Alto para o Baixo; - sete (07) do Médio para o Baixo e – sete (07) do Máximo para o Baixo. Ascendentes Mantidos Descendentes

DADOS DE COBERTURA DO PIM Nº de Municípios Capacitados: 263 Nº de Municípios Habilitados: 150 Nº de Visitadores: 800 Nº de Famílias Atendidas: 20.000 Nº de Crianças Beneficiadas: 30.000

Site: www.pim.saude.rs.gov.br