A vinda da Corte: Conjunturas e Transformações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Advertisements

Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
A transferência da Corte Portuguesa e o governo de D
Chegada da família real portuguesa.
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
Capítulo 9 O que significou a vinda da família real para o Brasil?
A Vinda da Família Real para o Brasil
Século XIX: a independência das colônias latino americanas Faculdades Curitiba Curso de Relações Internacionais Professor Renato Carneiro.
PROFESSOR RODRIGO SIMÃO
ANA BEATRIZ C. MARQUES LOBATO 5º ANO B   No início do século XIX, a Europa estava inteiramente dominada pelas tropas do Imperador dos franceses Napoleão.
Imperialismo no século XIX Tema 2 - Conferência de Berlim e Conflitos Prof. Guilherme Silva.
P ERÍODO N APOLEÔNICO ( ). C ONSULADO (1799 – 1804) Três Cônsules: Roger Ducos Napoleão Sieyes Centralização do poder nas mãos de Napoleão; Controle.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Colonização Espanhola
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL
O Processo de independência do Brasil
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
Período Joanino e a transição para a Independência
América Espanhola Independência do Haiti
Preparatório EsPCEx História Geral
O absolutismo em marcha
O Antigo Regime em Portugal
ECONOMIA INTERNACIONAL
AULA 2 – A SEGUNDA ERA NUCLEAR
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Período Joanino e a transição para a Independência
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
Brasil holandês.
1 - O CONSULADO (1799 – 1804): Pacificação interna e externa.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
A Missão Francesa no Brasil
Influências na Arte Brasileira no Século XIX
CONJURAÇÕES MINEIRA E BAIANA
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
COLAPSOS NO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Processos de independência na América Espanhola
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Colonização – conceitos básicos
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Cosmopolitismo de lisboa e Sevilha
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Preparatório EsPCEx História Geral
Crise do Antigo Sistema colonial:
Geografia – Professor Fernando
O Processo de Independência O Período Joanino ( ) – aula 5
OS REINOS AFRICANOS.
Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com
O Processo de independência do Brasil
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

A vinda da Corte: Conjunturas e Transformações. “Corte: termo que designa o conjunto de pessoas que vivem em função do mundo palaciano. Em geral, a Corte é formada pela família real e pela nobreza. A palavra também costuma designar a cidade que abriga o poder monárquico. Rio de Janeiro- corte entre 1808-1889.” Oficialmente o Brasil foi elevado à Reino |Unido de Portugal e Algarves em 1815.

A vinda da Corte: Conjunturas e Transformações Quinta da Boa Vista- após algumas semanas na Praça XV a família real instala-se na casa de um comerciante amigo em São Cristóvão.

A vinda da corte: Conjunturas e Transformações. Bloqueio Continental : Napoleão Bonaparte: Decreto de Berlim, 21 de novembro de 1806. 1808- Abertura dos Portos às nações amigas. Objetivo: normalização do comércio e assegurar a alfândega/atender á demanda da Inglaterra. Cairu e o incipiente liberalismo econômico brasileiro: livre cambismo e condena das práticas mercantilistas- na prática maior liberdade.

D. João VI e Carlota Joaquina

A vinda da Corte –Conjunturas e Transformações. Revogação do alvará de 1785 que proibia manufaturas no Brasil , porém não se pode falar em desenvolvimento industrial brasileiro, visto a impossibilidade de concorrência com as manufaturas inglesas. 1810: assinatura dos tratados de Aliança e Amizade e de Comércio e Navegação: tarifas alfandegárias 15% ad valorem produtos britânicos, 16% produtos portugueses e 24% produtos de outras nações.(conselho de Cairú)

Alvará de 1785- Fim do Pacto Colonial

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações- a inversão brasileira D. João concedeu títulos 254 títulos de nobreza de 1808-1820- coalização de forças-sustentação do governo Transferiu o Ministério de Guerra e dos Negócios Estrangeiros , criou o Banco do Brasil e a Academia Militar e de Medicina. Elevou a colônia á Reino Unido a Portugal e Algarves.1815- colocou a colônia num grande patamar de importância político-administrativa. O Rio de Janeiro passou a contar com uma estrutura típica de capital. Foi estabelecida a Biblioteca Real, surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro, surgiram as missões exploradoras, científicas e artísticas, com de descobrir e avaliar as riquezas brasileiras.

Bandeira do Reino Unido de Portugal Algarves e Brasil

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações- Política Internacional Política Externa ativa: Invasão da Guiana Francesa em represaria a Napoleão. Início da intervenção militar do Prata anexado em 1821- transformando-se em Província Cisplatina (hoje Uruguai) Enfrentou a Insurreição Pernambucana.

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações – dados Insurreição Pernambucana. Queda da produção e crise econômica de 1816. Taxações do Estado nessas circunstâncias Oposição comerciantes x reinóis- detentores de títulos de nobreza. Seminário de Olinda; propagarão de idéias iluministas e sentimento anti- lusitano- Azeredo Coutinho. Fechado em 1817.

Azeredo Coutinho

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações.

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações Região da Cisplatina: As tensões no Prata na época do Império tem início com a Primeira Anexação em 1820. Muitos historiadores estão de acordo que a região que culturalmente nada tinha a ver com a América Portuguesa, foi anexada, mais por um capricho pessoal da espanhola Carlota Joaquina, que desejava ser a Rainha do Prata. É inegável, porém a importância estratégica do estuário do Prata. Sendo uma via de escoamento de mercadorias produzidas no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai, o domínio da região significava poder no sul da América.

A vinda da Corte: Conjuntura e Transformações Questões Relacionadas ao Tema no Guia Prático do Professor Aldemir: Q. 29, p.154 Uff 2004- Alvará 1785. Q.51 e 52 e 53, p.159 Uni Rio- Relações Econômicas com a Inglaterra. Q.51 e 52, p.213. Ufam-Gerais Q.74 , p.219. Região do Prata.