Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino EXAME FÍSICO Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino
EXAME FÍSICO POSIÇÕES DO PACIENTE PARA REALIZAÇÃO DO EXAME FÍSICO: Decúbito dorsal horizontal (supina) Decúbito lateral esquerdo / direito Decúbito ventral (prona)
Posição de Trendelemburg EXAME FÍSICO Outras Posições... Posição de Litotomia Posição Sentada Posição de Trendelemburg Posição de Sims Posição Ortostática Posição Genupeitoral
INSPEÇÃO Sentido da visão Postura / estatura Movimentos corporais Nutrição Coloração Outros
INSPEÇÃO Pode ser: panorâmica (visão do corpo inteiro – para avaliar transtornos do desenvolvimento físico ou dismorfias) ou localizada (segmentos corporais). Para realizar adequadamente a inspeção é necessário que a iluminação esteja adequada Descobrir parcialmente o paciente, mantendo exposto apenas a região a ser examinada e protegendo as áreas que não serão avaliadas naquele momento O exame das genitálias causa constrangimento do doente. A recomendação é que o examinador proceda de tal modo que até seus pequenos gestos traduzam respeito e recato pela pessoa que tem diante de si.
PALPAÇÃO Sentido do tato Textura Espessura Consistência Sensibilidade Volume Dureza Frêmito Edema
PALPAÇÃO A palpação recolhe dados do tato e pressão. O sentido do tato fornece impressões sobre a parte mais superficial, e a pressão, sobre as mais profundas. Digitopressão: realizada com a polpa do polegar ou do indicador. Consiste na compressão de uma área com diferentes objetivos: pesquisar a existência de dor, avaliar a circulação cutânea, detectar a presença de edema. Puntipressão: consiste em comprimir com um objeto pontiagudo, não cortante, um ponto do corpo. É usada para avaliar a sensibilidade dolorosa.
Sentido do tato + audição PERCUSSÃO Sentido do tato + audição Percepção de vibrações e resistências Tipos: Direta (borda da mão, piparote) Indireta (dígito-digital) Sons: timpânico (“tambor”), ressonante (“oco”), hiper-ressonante (“estrondoso”) , maciço (“golpe”) e submaciço
PERCUSSÃO A percussão segue o seguinte princípio: ao se golpear um ponto qualquer do corpo, originam-se vibrações que têm características próprias quanto intensidade, timbre e tonalidade, na dependência da estrutura anatômica percutida. A se percutir não se observa somente o som, mas a resistência da região golpeada
AUSCULTA Sentido da audição Sons pulmonares Sons cardíacos Sons dos vasos (veias e artérias) Sons abdominais Uso do estetoscópio
AUSCULTA Técnica onde através do uso do estetoscópio é possível analisar os sons produzidos por alguns órgãos do corpo: - no pulmão ouvimos os sons do ar se movimentando assim como as alterações sonoras causadas por um impedimento no fluxo do ar e na presença de secreções - no coração ouvimos os batimentos cardíacos, os sons das válvulas cardíacas e suas alterações além de sopros - no abdome ouvimos os sons produzidos pelos intestinos
RACIOCÍNIO CLÍNICO E PSICOSSOCIAL Entrevista + Exame físico Dados laboratoriais e diagnósticos por imagem Base para o raciocínio clínico e psicossocial