Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
20/04/2005Curso de Expositor Espírita1 (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA.
Advertisements

ESCUTATÓRIA Clique para mudar de slide. Com calma... Respeitando a Sua velocidade... para ouvir... ler... e sentir.. Sem falar! Ah! Como seria bom se.
LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESTUDO CLIQUE SOBRE A TELA EM AZUL E ASSISTA AO VÍDEO Caso o vídeo não comece (necessita do winanp), assista-o clicando no ícone.
Muitas vezes perdemos oportunidades de viver momentos felizes só porque queremos provar que estamos com a razão. Ou, pelo menos, pensamos que estamos.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
Testes de hipótese com uma amostra. Teste de hipótese  Um processo que usa estatísticas amostrais para testar a afirmação sobre o valor de um parâmetro.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO REVISÃO Certo e Errado! Missão e visão! (O QUE É?) Aonde quero chegar? (OBJETIVO) Qual caminho trilhar? (ESCOLHA DO PERCURSO) Excelência.
A LINGUAGEM É UMA FORMA OU UM PROCESSO DE INTERAÇÃO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Prof. Arthur Albertin.
A grande parte dos conselheiros matrimoniais concorda que na base de todo bom casamento está a capacidade de se comunicar de forma eficiente.
XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
APRENDENDO NAS QUEDAS.
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Depois de cada filme.
Expressão Verbal.
1.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
XXI Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Técnicas de Comunicação Oral aplicada às instituições de saúde
GÊNERO ENTREVISTA.
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
1.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.
Pronatec – Capetinga MG.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Comunicação Empresarial
Conteúdo Metodologia e Prática de Língua Portuguesa
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Orientações ao professor
CEDER Por que será que nos lamentamos tanto quando nos decepcionamos, perdemos e erramos? Ligue o Som Transição automática .
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Como escrever um Artigo científico?
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Projecto Diálogo na Diversidade Juntar pessoas iguais a mim
MEDIDAS TERAPÊUTICAS EM ENFERMAGEM E COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA
Habilidades de Comunicação
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
- Compreender o que significa ouvir a Bíblia. - Destacar que o cristão não vive de aparências. - Entender que as atitudes falam mais que as palavras e.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Linguagem e Comunicação (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
O SILÊNCIO E O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL NA CASA ESPÍRITA Núcleo de Estudos Espírita Raio de Luz.Por Ricardo Branquinho
Feedback: a Habilidade de Ouvir e Falar Kenneth Corrêa
Recursos Audiovisuais (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Comunicação Interpessoal (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
1.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
Relacionamento Interpessoal nas Relações de Trabalho.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Transcrição da apresentação:

Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório) DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO CURSO DE EXPOSITOR ESPÍRITA Ouvir as Pessoas (Org. por Sérgio Biagi Gregório) 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Introdução Somos bons ouvintes? Quando alguém nos dirige a palavra, predispomo-nos a ouvi-lo? Por que algumas pessoas, quando ouvem, parecem estar no mundo da lua? Há alguma técnica para melhorar a audição? Questões Embora não seja o caso, gostaria de lembrar da figura de Alan Kardec 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Introdução Ouvir 42% Falar 25% Ler 15% Escrever 18% Total 100% Tempo dedicado à Resultado da pesquisa de Donald E. Laird entre as alunas do Stephens College. Publicado pelo Journal of Communication. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Introdução Pode-se afirmar, sem praticamente qualquer restrição, que as pessoas em geral não sabem ouvir. T E S E As pessoas têm ouvidos e escutam muito bem. Estão longe, porém, de adquirir as habilidades que as tornem ouvintes eficazes. O problema da eficácia 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Falha no Ensino Leitura Concentramos nossa atenção na leitura, considerando-a o recurso mais importante para o aprendizado e praticamente esquecemos a arte de ouvir. As habilidades de leitura nem sempre nos fazem bons ouvintes, porque a audição corresponde a uma dimensão mais apurada do conhecimento e respeito ao próximo. Audição 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Causa do Problema Velocidade da Fala 125 Palavras por Minuto Velocidade do pensamento 500 Vezes superior Símbolo ==> palavras, escritas, desenhos etc. Comportamentos ==> gestos, contato visual, linguagem corporal etc. Em muitos casos, os esforços de comunicação são intercâmbios tanto simbólicos como comportamentais. A chave é o entendimento desses símbolos e comportamentos. Há distinção entre a transmissão da comunicação e a compreensão do significado dessa informação. Ouvimos e ainda temos um tempo para pensar. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Regras para a Boa Recepção OUVIR AS PESSOAS Regras para a Boa Recepção Que ensinam a usar com eficácia o tempo excedente de pensamento, enquanto ouvem. QUATRO processos 1. O ouvinte pensa à frente do interlocutor; 2. O ouvinte pondera os sinais evidentes de quem fala para apoiar as afirmações que faz; 3. Periodicamente, o ouvinte revê e resume mentalmente os pontos do discurso; 4. Durante o discurso, o ouvinte “ouve nas entrelinhas”. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Filtros Emocionais Desativamos a nossa atenção ao que não queremos ouvir. T E S E 1. Suspender a avaliação Os julgamentos e as decisões devem ser reservados para quando o interlocutor terminar; 2. Procure provas negativas Ou seja, procuremos provas de que estamos errados e o interlocutor certo. Indicadores Úteis 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Relações Humanas As pessoas precisam sentir-se livres para falar com seus superiores e saber que serão recebidos com compreensão e simpatia. Superior Inferior Teste da fofoca, ou da comunicação de cima para baixo. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Nas Conferências Antes de mais nada, você tem que aprender a ouvir em uma Conferência. Quando os participantes ouvem bem, sua conferência tem mais probabilidade de permanecer centrada no problema em questão e menos probabilidade de se desviar para tangentes irrelevantes. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Fórmula (S-I-O-A) S ---> Sintoniza I ---> Informa O ---> Ouve A ---> Avalia Numa conferência ou palestra, devemos: 1) sintonizar-nos com o título. 2) Enquanto o orador estiver falando, anotar questões. 3) O expositor deve falar conosco e não para nós. 4) Avaliemos o que foi dito (os prós e os contras) 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Lembrete "Através da História, inumeráveis vezes, ouvir tem sido a única maneira de aprender". (Ralph Nichols e Leonard Stevens) OUVIR É RENUNCIAR É a mais alta forma de altruísmo, em tudo quanto essa palavra signifique de amor e atenção ao próximo. Talvez por essa razão, a maioria das pessoas ouve tão mal, ou simplesmente não ouve. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita OUVIR AS PESSOAS Conclusão Tomemos consciência de nossa forma de ouvir. Não admitamos que os nossos ouvidos estacionem nas coisas negativas. Vejamos sempre o lado bom do acontecimento. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita

Curso de Expositor Espírita FONTES DE CONSULTA NICHOLS, Ralph G. e STEVENS, Leonard A. Ouvir as Pessoas. In HARVARD BUSINESS REVIEW. Comunicação nas Empresas. Tradução de Marylene Pinto Maciel. Rio de Janeiro: Campus, 2001. O'MEARA, P., SHIRLEY, D. e WALSHE, R. D. Como Estudar Melhor. Lisboa, Editorial Presença, 1988. PENTEADO, J. R. W. A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo, Pioneira, 1964. 20/04/2005 Curso de Expositor Espírita