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PublicouCamila de Andrade Corte-Real Alterado mais de 5 anos atrás
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Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
GST Introdução à Administração Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
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Competências e Habilidades do administrador
O que é competência?
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Competências e Habilidades do administrador
Conhecimento É o saber acumulado pelo processo de aprendizagem, contudo precisa ser útil para ter valor. Aprender a aprender. Aprender continuamente e compartilhar conhecimento fazem parte dessa competência. Habilidades É o saber fazer. Exigem uma visão ampla, sistêmica e global da situação. Trabalho em equipe, motivação e comunicação fazem parte dessa competência.
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Competências e Habilidades do administrador
Julgamento É o saber analisar cada situação. O administrador define exatamente o que, como, quando e por que fazer. Espirito crítico, ponderação e priorização fazem parte dessa competência. Atitude É o saber fazer acontecer. Com ela, o administrador torna-se um formador de opinião e um agente de mudança na organização. Atitude empreendedora, inovação, assumir riscos e auto realização fazem parte dessa competência.
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Habilidades do Administrador
Habilidade Técnica: conhecimento específico e especializado.
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Habilidades do Administrador
Habilidades Humanas (interpessoais): capacidade de trabalhar em equipe; cooperação. Capacidade de compreender as necessidades e motivações humanas.
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Habilidades do Administrador
Habilidade Conceitual e analíticas Envolve a capacidade de: compreender e lidar com a complexidade de toda a organização. Usar o intelecto para formular estratégias. A habilidade conceitual requer do administrador Criatividade Planejamento Raciocínio abstrato Entendimento do contexto
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Habilidades do Administrador
Níveis Organizacionais Habilidade Conceitual Administração Superior Habilidade Humana Gerência Intermediária Habilidade Técnica Supervisão de Primeira Linha
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Papéis do Administrador
Papel é um padrão de comportamento que se espera de alguém dentro de uma organização. Uma das pesquisas mais importantes sobre o papel dos administradores foi realizada por Henry Mintzberg (1973)
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Papéis do Administrador
Aspectos sobre a natureza do trabalho do administrador: As atividades dos gerentes são muito variadas e não obedecem à sequência racional das funções administrativas; O administrador é, ao mesmo tempo, um generalista e um especialista; A informação é o insumo principal para a tomada de decisão; As atividades dos administradores são caracterizadas por rapidez, variedade e fragmentação; O trabalho administrativo é mais arte do que ciência; O trabalho administrativo é cada vez mais complexo.
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Símbolo ou Representação
Papéis Interpessoais Representam as relações com pessoas de dentro e de fora da organização: funcionários, chefes, diretores, clientes, fornecedores, acionistas,etc. Símbolo ou Representação O gerente age como um símbolo e representa a organização (relações públicas). Acompanha visitantes, assina documentos legais, fala em púbico, comparece a solenidades;
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Elemento de Ligação (Contato)
Papéis Interpessoais Líder Dirige as atividades dos subordinados: motivando, persuadindo, orientando, aconselhando, treinando, levando-os à realização dos objetivos da organização. Elemento de Ligação (Contato) Envolve a rede de relacionamentos que o gerente deve manter, tanto dentro como fora da organização, e que permite o intercâmbio de informação. Acompanhamento da correspondência, construção de alianças, integração de sua equipe a outras
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Próxima Aula Administração: Papéis informacionais. Papéis decisórios. Atividades do administrador. OBJETIVOS: Conhecer os papéis informacionais do administrador; Compreender a importância dos Papéis decisórios; Identificar as atividades do administrador.
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