DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR SECRETARIA MUN.DE SAÚDE SECRETARIA MUN.DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUN. DES.SOCIAL SECRETARIA MUN. ESPECIAL DE P. ESPECIAIS
DENTESCOLA OBJETIVO GERAL Implementar ações promotoras de saúde nos espaços de formação (creches e escolas) tendo como matriz o Projeto Político Pedagógico local; Criar pólos geradores da consciência individual e coletiva a cerca de suas necessidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover: reequilíbrio biológico a valorização da auto-estima o resgate da relação familiar a integração do indivíduo com o meio psicossocial em que vive multiplicação de agentes de mudança da realidade saúde bucal na perspectiva integral
Formar agentes multiplicadores com a intenção de gerar a conscientização individual e coletiva (direitos e o exercício dos deveres com responsabilidade) Promover aprendizado sobre a cogestão do Programa a nível local. Não eternizar o medo (principalmente na odontologia), construindo uma relação baseada na troca de informações, cumplicidade e solidariedade.
Contribuir para a organização dos serviços e da produção da saúde; Fazer com que a saúde seja reconhecida como um direito de cidadania e, portanto, expressão da qualidade de vida;
Estimular a organização da comunidade para o efetivo exercício social “...A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte... A gente não quer só comer, a gente quer comer, quer fazer amor.. A gente não quer só comer, a gente quer prazer pra aliviar a dor... A gente não quer só dinheiro. Agente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro, a gente quer inteiro e não pela metade.” Arnaldo Antunes,Marcelo Fromer e Sergio Brito
Doenças cárie e periodontal Aspectos Biológicos Aspectos Econômicos Aspectos Sociais Aspectos Culturais
Diagnóstico - Prognóstico &Tratamento A Odontologia de ontem. A Odontologia de hoje. A odontologia de amanhã Curar dentes??? Olhar! Perceber! Comprometer!
Como formar este novo profissional? Como capacitar o profissional já formado?
METAS DA SAÚDE BUCAL GESTÃO 2000 - 2004 “Dizer não à violência de não sorrir”
DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE Momento 1 DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE NAS ESCOLAS E CRECHES
CONTATO PRÉVIO § Agendar com a direção, dentro do calendário da escola, a 1ª reunião para apresentação da proposta do programa ao corpo docente § Visitar com os profissionais (supervisor e estagiários) os espaços da unidade escolar, para realizar um diagnóstico prévio
DIAGNÓSTICO SEGMENTOS ATENDIDOS? HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO? TURMAS SEM PROFESSORES? DESENVOLVE ALGUM PROJETO PEDAGÓGICO? PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO - TIPO?
DIAGNÓSTICO dependências (construídas e livres) do prédio INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA: dependências (construídas e livres) CONDIÇÕES GERAIS: do prédio de distribuição de água limpeza do prédio limpeza no preparo e distribuição da alimentação escolar condições gerais da sala de aula
DIAGNÓSTICO CONDIÇÕES DO ENTORNO DA ESCOLA: desmatamento lixo a céu aberto valas falta de água há ocorrência de enchentes? precário acesso à energia elétrica? precário acesso à meios de transporte? existe grande quantidade de animais: cavalos, porcos, cães, galinhas, etc. nas ruas ?
DIAGNÓSTICO RELAÇÕES INTERPESSOAIS professores funcionários escolares LIDERANÇA ESTUDANTIL? RELAÇÕES COM A COMUNIDADE - conselho Escola-Comunidade Parcerias HÁ LÍDERES PARA A CONDUÇÃO DAS QUESTÕES DE SAÚDE NA ESCOLA?
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA UNIDADE ESCOLAR Momento 2 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA UNIDADE ESCOLAR
2 Identificar os agentes multiplicadores Passo inicial 1 Reunir a equipe escolar e de saúde para elaborar o calendário de atividades dentro do projeto político pedagógico 2 Identificar os agentes multiplicadores
Agentes multiplicadores Selecionar e listar escolares da terceira a sétima série (diversas turmas) Reunir o grupo e fortalecer o potencial transformador individual e coletivo Listar os problemas identificados pelo grupo Discutir e definir saídas locais privilegiando a autonomia Integrar o grupo de agentes com coordenação pedagógica e direção §
Sensibilização e planejamento Sensibilizar os pais dos alunos, associações de moradores e comunidade adscrita, possibilitando a integração nas ações § Apresentar relatório do diagnóstico para a equipe escolar e para a Unidade de Saúde, viabilizando a partir deste, o cardápio de atividades a serem desenvolvidas de acordo com as prioridades sentidas pela escola e as não sentidas, mas percebidas pela equipe
Importante O DENTESCOLA é um programa de caráter coletivo, desenvolvido em creches e escolas, com acompanhamento sistemático. O DENTESCOLA não é um programa exclusivo da Odontologia – é um programa de promoção de saúde de responsabilidade da Unidade que pressupõe integralidade e interdisciplinariedade.
SUCESSO!!!!