O mundo inteiro vai ver Maranguape com bons olhos. Edição 2009-2012 Semiárido l Educação para a convivência com o Semiárido
Maranguape A importância de trabalhar o tema : a Educação para a Convivência com o Semiárido - LDB 9394/96 Assegurado nos Parâmetros Curriculares Nacionais/MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais /CNE. Selo UNICEF Município aprovado. Outras organizações e movimentos sociais.
Maranguape Analfabetismo Fome Seca Pobreza Miséria Quando pensamos em Semiárido o que vem em nossas mentes? Analfabetismo Fome Seca Pobreza Miséria
Maranguape Semiárido O Semiárido costumava ser retratado no País como um lugar de pobreza, seca e poucas oportunidades. Esse quadro vem mudando aos poucos. Muitas vezes, ainda se repete a visão equivocada de atraso e de falta de perspectivas, principalmente no campo, sugerindo que os alunos saiam de sua localidade para “virar gente”. Oportunidade, trabalho, renda, só em outro lugar.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SELO UNICEF COMO DESENVOLVER O ROTEIRO: Maranguape PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO SELO UNICEF ATIVIDADES PROPOSTAS: ROTEIRO 3: MEIO AMBIENTE COMO DESENVOLVER O ROTEIRO: 1ª ETAPA: Pesquisa 2ª ETAPA:Desdobramento dos dados pesquisados,integrando-os ao currículo escolar 3ªETAPA: Mobilização comunitária dos conhecimentos produzidos, para provocar ação coletiva 4ª ETAPA: Avaliação do processo educativo.
COMO DESENVOLVER A PESQUISA Maranguape 1ª ETAPA: Pesquisa COMO DESENVOLVER A PESQUISA Pesquisar sobre o lixo da escola: Qual é o destino do lixo da escola, da rua, do bairro e do seu município? Existe aterro sanitário no município? Instrumentos utilizados: Questionários Entrevistas Visitas as instituições e orgãos públicos Livros, revistas, sites, blogs. Obs.: registrar através de ata e fotos.
Maranguape Peças teatrais; Poesias; Paródias; Jornais; 2ª ETAPA: Desdobramento da Pesquisa Peças de comunicação a serem produzidas dentro da temática: Peças teatrais; Poesias; Paródias; Jornais; Programas de rádio; Desenhos; Planilhas; Gráficos; Maquetes. Obs.: registrar através de ata e fotos.
Maranguape 3ª ETAPA: Mobilização Comunitária REUNIÃO COM OS PAIS PARA: Informar os resultados das pesquisas Apresentação das peças de comunicação; Realizar um debate e registrar as proposta (Como agir sobre os problemas apontados pelos indicadores e contribuir para encontrar soluções); Relatório do debate realizado pelos alunos. Obs.: Criar uma programação e registrar através de ata e fotos/vídeo.
4ª ETAPA: Avaliação do processo educativo Maranguape 4ª ETAPA: Avaliação do processo educativo RELATO DAS MUDANÇAS Preencher o anexo de avaliação A meta da avaliação consiste em perceber melhorias na vida das pessoas do Semiárido, com base na discussão das políticas públicas e de como a proteção integral de crianças e adolescentes está garantida no município. Obs.: registrar através de ata.
Nova forma de ver o Semiárido Maranguape Nova forma de ver o Semiárido Direito das crianças e adolescentes Diversidade Cultural Formação dos Indivíduos Políticas Públicas Direitos sociais
CRONOGRAMA Setembro Outubro Novembro Dezembro 1ª quinzena – Apresentação da Participação Social para o GT; 2ª quinzena – Apresentação para a comunidade escolar e composição do GE nas escolas, dando início ao trabalho com o roteiro 3 (realização das pesquisas sobre o meio ambiente, recursos naturais, resíduos, serviços municipais e processo educativo). Outubro 1ª quinzena – Continuidade dos trabalhos com a temática nas escolas; 2ª quinzena – Produção das peças de comunicação. Novembro 1ª quinzena - Mobilização comunitária; 2ª quinzena – Avaliação e relatório do processo(Anexo C). Dezembro 1ª quinzena – Apresentação das peças temáticas no Teatro Municipal.
E-mail: anapaulamendes2010@gmail.com Maranguape “A existência de um município solidário, estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.” CONTATO Ana Paula Lima Mendes E-mail: anapaulamendes2010@gmail.com Fone:(85) 8867.9737