A natureza do dado científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Matemática para todos Educação Básica
PROJETO DE PESQUISA  dois componentes 1. O QUE SE QUER SABER
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Ensaiando um ensaio.
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Curso de Especialização
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Como escrever um Artigo científico?
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Transmissão das características genéticas
Transmissão das características genéticas
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Simone Braz Ferreira Gontijo
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
QUAL A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA DAS CIÊNCIAS?
O DEBATE.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ARTIGO CIENTIFICO.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
O que é ensinar história?
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
Planear a mudança Tomar controle.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Kembleton Wiggins (Soul Winning Made Easier) – Pacific Press Concordância cognitiva.
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
A Psicologia Científica
Perguntas de Modelação
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Laboratório de Aprendizagem
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Investigar, ensinar e aprender
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
PIAGET. Fatos psicogenéticos (Driver, Asoko, Leach, Mortimer & Scott, 1999; Montoya, 2004)  Evidenciam a necessidade urgente de abolir, no campo educacional,
ENSAIO FILOSÓFICO Governo da República Portuguesa
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Conceitos básicos MÉTODO.
Aula sobre texto dissertativo DISCIPLINA: Comunicação e Expressão Profa. Lílian Moreira.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

A natureza do dado científico Aula 5 – 30/08/2010

Oswald Avery, pneumonia e DNA Alguém conhece esse moço?

http://biology.kenyon.edu Colônia

Problema 1 Se você fosse um dos cientistas da época, como criticaria os resultados de Avery?

1928 - Frederick Griffith Fonte: medlibrary.org

Tipo I R sobrevivem Tipo II S morrem Tipo I R (vivas) O primeiro grupo foi infectado por R e sobreviveu. E segundo foi infectado por S e morreu. Até aí, dentro do esperado. Quando, sem querer, Griffith infectou um grupo de ratos com R vivas e S mortas pelo calor, os ratos não sobreviveram. E mais! No corpo dos ratos foi encontrado apenas o tipo S de bactérias, todas vivas. Tipo I R (vivas) Tipo II S (mortas) morrem

Problema 2 Pense em duas hipóteses que responderiam à descoberta de Griffith. O que essa transformação representa para a medicina? Avery não acreditou inicialmente nos resultados de Griffith. Imagine quais motivos Avery teria para tal. Poderíamos então transformar bactérias R em S e vice e versa? Poderíamos transformar bactérias I em II? Se as bactérias se transformaram de uma linhagem em outra, talvez fosse impossível achar a cura para pneumonia.

1931 - In vitro 1º: mistura de bactérias III S mortas por calor e II R vivas 2º: adição de anticorpos tipo II para eliminar as não transformadas Resultado: após incubação, apenas bactérias tipo III S (vivas)

II R vivas + III S mortas III S vivas 60° Acontece 80° Não acontece

Problema 3 Composto celular Temperatura de quebra Polissacarídeos Se não podia ser um polissacarídeo, quais moléculas poderiam ser candidatas a fator transformante? Composto celular Temperatura de quebra Polissacarídeos Acima de 150° Proteínas +/- 40° Ácidos nucléicos +/- 90°

Problema 4 Analise os resultados encontrados pelo grupo de Avery sobre o fator transformante. Como você criticaria esses resultados? Como explicar a variação das porcentagens entre as amostras? Amostra Carbono Hidrog. Nitrog. Fósforo Razão N/P

Como se constrói a ciência Natureza da ciência Relação entre pesquisa básica e pesquisa aplicada Fontes inesperadas de descobertas O trabalho em equipe O uso das evidências na construção da ciência Amostragem Que aspectos da natureza da ciência podem ser discutidos a partir desse caso?

Como se ensina ciências O aluno precisa praticar ativamente Vivenciar a produção de hipóteses justificar análise de resultados

O que querem que ensinemos? São características gerais do Ensino Médio que o aluno consiga, independente da área, comunicar-se e argumentar, compreender e enfrentar problemas, fazer escolhas.

Informar e informar-se, comunicar-se, expressar-se, argumentar logicamente, aceitar ou rejeitar argumentos, manifestar preferências, apontar contradições, fazer uso adequado de diferentes nomenclaturas, códigos e meios de comunicação são competências gerais e recursos de todas as disciplinas e, por isso, devem se desenvolver no aprendizado de cada uma delas. PCN Define alfabetização científica e propõe questões que relacionem quatro aspectos: • Conhecimento dos conceitos científicos • Competências que os estudantes precisam aplicar • Contextos de enfrentamento de problemas científicos para aplicação dos conhecimentos e competências acima listados • Atitudes em relação à ciência PISA- tradução minha Nos PCNs aparecem os termos competências e habilidades. Não aparece alfabetização científica.

Alfabetização Para saber isso, devo saber corretamente o que é ciência Ler e escrever Utilizar o conhecimento científico nos momentos necessários Compreender eventos e informações científicas veiculadas no cotidiano Saber a influência da ciência em sua vida pessoal e social Para saber isso, devo saber corretamente o que é ciência

Ciência Argumentação Maneira de construção do conhecimento Rigor da análise dos fatos O material de estudo Reuniões com pares para discussão de resultados e teorias Estabelecimento de conclusões, conceitos e teorias Evolução das teorias ao longo dos séculos Argumentação

Argumentação O professor Justificar os conceitos apresentados com base em evidências Enxurrada de conceitos, denominações – escolher a partir do objetivo da aula Estimular o aluno a: ponderar sobre cada afirmação reconhecer afirmações contraditórias utilizar evidências em suas justificativas dialogar com os colegas posicionar-se sobre as questões científicas Argumentação

Elementar, meu caro Watson! Dado Conclusão Garantia Apoio Refutação assim, Qualificador Justificativa!!

se sair, certamente me molharei A menos que ache meu guarda-chuva Dado que chove lá fora Não sairei de casa assim, Já que se sair, certamente me molharei A menos que ache meu guarda-chuva Com base no fato de que a água molha

O DNA do vírus penetra na bactéria apenas Dado que apenas o fósforo radioativo foi identificado na bactéria infectada O DNA do vírus penetra na bactéria assim, A menos que encontrássemos enxofre radioativo dentro da célula da bactéria Já que, o DNA do vírus foi marcado com fósforo radioativo e a cápsula protéica foi marcada com enxofre Com base nos conceitos de radioatividade, que nos permitem identificar estruturas por luminescência

Como faz pro aluno ficar assim? Depois do intervalo eu conto!!!

Encorajar a discussão Falar e escutar Encorajar ouvir Códigos para as falas do professor Categorias de processos argumentativos Encorajar a discussão Falar e escutar   Encorajar ouvir Os estudantes devem realizar atividades em grupo para que exponham ideias O professor pode estimular os alunos a ouvir pedindo que digam as ideias dos colegas Evitar avaliar imediatamente a resposta do aluno. Pergunte ao outro aluno o que ele achou daquela ideia Simon et al, 2006

Saber o que significa argumento Exemplifica argumento Define argumento Saber o que significa argumento   Exemplifica argumento Explicar o que é argumentar Dar exemplos aos alunos Mostrar pra que serve um argumento Simon et al, 2006

Encoraja o posicionamento Valora posições diferentes Encoraja ideias Posicionamento   Encoraja o posicionamento Valora posições diferentes Explicar que podem existir diferentes opiniões sobre um mesmo fenômeno - hipóteses Encorajá-los a escolher e expressar opiniões – debates, representações Não avaliar imediatamente as ideias dos alunos Simon et al, 2006

Justifica com evidências Fornece evidências Incita a justificação Confere evidências Justifica com evidências   Fornece evidências Incita a justificação Enfatiza a justificação Encoraja melhores justificações Se faz de advogado do Diabo Verificar se as afirmações dos alunos são baseadas em evidências Fornecer evidências retomando os conceitos ou explicações dadas Perguntar: por quê? Como você sabe isso? Dar a opinião contrária bem fundamentada para que o aluno tenha que trabalhar melhor seu argumento Simon et al, 2006

Usa ou prepara exemplos escritos Construção de argumento   oferece/dá papéis a serem seguidos Fazer o aluno escrever o argumento ou apresentar para a turma Determinar o papel do aluno e dar a tarefa de defender tal papel Simon et al, 2006

Avaliação de argumentos avalia argumentos processo - uso de evidências Encoraja a avaliação Avaliação de argumentos   avalia argumentos processo - uso de evidências Conteúdo - natureza da evidência Fazer o aluno avaliar argumentos – exemplos ou dos colegas Avaliar as evidências usadas e identificar as que são mais fortes Simon et al, 2006

Encoraja a antecipar contra-argumentos Contra-argumentar/debater   Encoraja o debate (através de papéis) Encorajar o aluno a pensar num contra-argumento “Alguém tem opinião contrária à do João?” “Alguém consegue pensar numa opinião contrária à do João? Parear alunos de opinião contrária e colocá-los em debate Simon et al, 2006

Reflexão sobre o processo argumentativo Encoraja a reflexão Reflexão sobre o processo argumentativo  Pergunta sobre mudanças de opinião “Você já pensou em algo para justificar sua afirmação?” Estimular os alunos a persuadirem os colegas sobre suas opiniões Simon et al, 2006

Questão Com base nos dois experimentos entregues, por que podemos afirmar que o DNA é portador das informações hereditárias?

Discussão Qualificador Dado Conclusão Garantia Apoio Refutação Corrija a resposta do colega com base no modelo de argumentação apresentado Dado Conclusão Garantia Apoio Refutação assim, Qualificador