CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Literatura Prof. Henrique
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Arcadismo ou Neoclassicismo
Humanismo Século XV.
Principais Características
Arcadismo Século XVIII.
Barroco Século XVII.
CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.
Idade Média Trovadorismo.
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
Professora: Tânia Valéria
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
Classicismo.
Literatura - Prof. Hélia
PORTUGAL - MODERNISMO ( )
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais.
Influências na Lírica Camoniana.
O Renascimento Humanista
LITERATURA NO BRASIL CONTEXTO HISTÓRICO
ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO.
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Literatura Barroco Eduardo Batista.
ARCADISMO Iluminismo é a denominação dada ao conjunto das tendências ideológicas, filosóficas e científicas desenvolvidas no século XVIII, como consequência.
Classicismo (1527 – 1580).
Arcadismo ou Neoclassicismo (1768 a 1836)
Arcadismo ou Neoclassicismo:
Introdução aos gêneros literários
Classicismo.
ARCADISMO Literatura                                                                                               O pintor francês Watteau é o grande.
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Arcadismo (Neoclassicismo)
Profa. Karen Neves Olivan
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Romantismo Prof. Juarez Poletto.
RENASCIMENTO CULTURAL
BARROCO Prof. Nichele Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique.
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
CLASSICISMO Renascimento.
Literatura : expressão de uma época
Barroco: padre Antônio vieira e gregório de matos
Revisão – professora Margarete
LITERATURA COLONIAL 01 PERIODIZAÇÃO 1. Literatura Colonial
CLASSICISMO.
CLASSICISMO Renascimento.
ARCADISMO.
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
Fernando Pessoa Maior nome do Modernismo português
Influência tradicional
SÍNTESE: DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
LITERATURA INFORMATIVA
ARCADISMO.
IFES – Venda Nova do Imigrante
TROVADORISMO HUMANISMO CLASSICISMO
Arcadismo Introdução.
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Arcadismo – século XVIII
2ª geração - Casimiro de Abreu
Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.
Gêneros Literários.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
Professor: Nilo Jr.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Transcrição da apresentação:

CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA LITERATURA CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

TROVADORISMO Quanto ao conteúdo: Amor cortês Predomínio da emoção Cristianismo Influência da poesia provençal e das tradições populares Temas profanos, ruptura com as idéias teocêntricas Ambiente rural ou marítimo Temas relacionados ao amor, à saudade, à crítica de costumes e ao ideal cavaleiresco Quanto à forma: Emprego de formas simples e populares Emprego da medida velha Emprego de estrutura simples e repetições

CLASSICISMO Quanto ao conteúdo: Idealização amorosa, neoplatonismo Predomínio da razão Paganismo Influência da cultura greco-romana Antropocentrismo Universalismo Busca de clareza e equilíbrio de idéias Nacionalismo Quanto à forma: Gosto pelo soneto; imitação das formas clássicas Emprego da medida nova (poesia) Busca do equilíbrio formal

BARROCO Quanto ao conteúdo: Conflito entre visão antropocêntrica e teocêntrica Oposição entre o material e o espiritual; visão trágica da vida; conflito entre fé e razão; morbidez Cristianismo Idealização amorosa; sensualismo e sentimento de culpa cristã Consciência da efemeridade do tempo; carpe diem Gosto por raciocínios complexo, intrincados, desenvolvidos em parábolas e narrativas bíblicas Quanto à forma: Gosto pelo soneto Emprego da medida nova (poesia) Gosto por inversões e construções complexas e raras, com uso de figuras de linguagem

ARCADISMO Quanto ao conteúdo: Antropocentrismo Racionalismo, busca de equilíbrio Paganismo; elementos da cultura greco-latina Imitação aos clássicos renascentistas Idealização amorosa, neoplatonismo Fugere urbem, carpe diem, aurea mediocritas Pastorialismo, bucolismo Quanto à forma: Vocabulário simples, gosto pela ordem direta Gosto pelo soneto e pelo decassílabo Ausência quase total de figuras de linguagem

ROMANTISMO Predomínio da emoção Subjetivismo Nacionalismo Maior liberdade formal Vocabulário e sintaxe mais brasileiros Gosto pelas redondilhas Valorização da cultura popular Natureza mais real, que interage com o eu-lírico Sentimentalismo; estados de alma tristes e melancólicos