Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1
Agenda de trabalho 09:00 – Balanço de Gestão 2009/ :30 – Apresentação da dinâmica dos trabalhos 10:50 – Apresentação e início do debate do documento Agenda Estratégica da EPSJV :30 – Almoço 13:30 – continuação 17:00 – término da Assembléia 2
Agenda Estratégica: Objetivos O processo de mobilização ora iniciado tem por objetivo geral promover a atualização das políticas da Escola e seu alinhamento estratégico, bem como definir suas perspectivas futuras, a serem expressas em grandes projetos institucionais para o período , propiciando assim um revigoramento de sua missão e de seus valores e princípios 3
Agenda Estratégica: Condicionantes - VI Congresso Interno - PQ Fiocruz e seu desdobramento nas unidades - Atualização permanente de estratégias institucionais diante mudança de contextos Não se trata, pois, de uma pura e simples resposta a demandas, mas sim de uma análise política da Escola face ao contexto interno e externo atual 4
Agenda Estratégica: Tempos e Produto O processo se estenderá por todo o ano de 2011, com especial concentração no primeiro semestre Produto final da construção coletiva: Plano Estratégico da EPSJV para o triênio e contribuição da unidade ao PQ Fiocruz; 5
- Parte de análise situacional, de caráter preliminar, realizada no âmbito da Direção Ampliada, e sistematizada em um texto que agrega caracterizações de contexto e análise da conjuntura nacional e interna à Fiocruz em relação aos campos de atuação da EPSJV, seguida de teses, entendidas estas como respostas político- estratégicas aos problemas e desafios que se apresentam - organizado em 8 blocos 6 Agenda Estratégica: Documento Base TESES = valores TESES = objetivos/projetos
Organização e Dinâmica proposta para o debate Primeiro Momento: Assembleia - Convocação de toda a comunidade para construção coletiva do projeto para a Escola para o próximo triênio - Apresentação de Documento-base e início dos debates - O Documento Base não será objeto, na plenária, de revisão ou voto, constituindo-se como material de apoio às reflexões e discussões que ora se iniciam 7
Organização e Dinâmica proposta para o debate Segundo Momento: Capilarizar o debate -Debate do documento-base em todos os colegiados dos laboratórios e demais setores da Escola -Espera-se que sejam agregadas novas análises e identificados outros desafios para o desenvolvimento e ampliação das atividades da Escola que não constem do Documento Base, propondo novas formulações, reafirmações ou supressões - durante todo o mês de abril 8
Organização e Dinâmica proposta para o debate Terceiro Momento: Oficinas de Planejamento - representantes dos laboratórios e setores da Escola, trazendo os posicionamentos de seus coletivos - convite a outros atores implicados no projeto da Escola que possam contribuir para a formulação e debate - expressão material do debate em políticas, estratégias e projetos - primeira quinzena de maio 9
Organização e Dinâmica proposta para o debate Quarto Momento: Assembléia - o material produzido nas oficinas será consolidado e divulgado para o coletivo da Escola, e levado para apreciação validação da política em nova Assembléia - última semana de maio 10/
Organização e Dinâmica proposta para o debate Quinto Momento: Desdobramentos - os projetos estruturantes derivados do trabalho coletivo deverão ser processados em grupos de trabalhos específicos, de forma transversal aos laboratórios e demais setores da Escola - avançará pelo segundo semestre, contemplando o início da implantação dos projetos 11/
Desdobramentos junto Fiocruz - PQ Fiocruz - Plano de orçamento e metas (POM) Coletivo de Dirigentes - VI Congresso Interno 12/
Organização e Dinâmica proposta para a Assembléia - Apresentação e debate do documento-base por blocos (30 minutos cada bloco) - Breve caracterização do contexto e teses, por membros da direção ampliada, seguida de debate - 3 minutos para cada intervenção - A relatoria acolherá as contribuições advindas da plenária, para posterior processamento do documento base 13/
Organização e Dinâmica proposta para os debates nos colegiados e setores Colegiados e setores da Escola deverão organizar agenda de discussão durante o mês de abril A VDGDI poderá apoiar os debates se avaliada a necessidade de apoio metodológico A Direção se coloca disponível para participação nos debates As contribuições dos grupos deverão ser encaminhadas para o até 29 de abril. A VDGDI apresentará formulário com formatação mínima das contribuições 14/