Ministério da Cultura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Ministério da Cultura.
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Plano Nacional de Cultura
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
Plano Nacional de Educação
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
PROJETO ORLA EM SANTA CATARINA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Psicologia e Segurança Pública
Comissão de EJA de Alagoas
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Plano Nacional de Cultura
Ministério da Cultura.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Transcrição da apresentação:

Ministério da Cultura

SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Ministério da Cultura SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Processo de articulação, gestão, comunicação e de promoção conjunta de políticas públicas de cultura, mediante a pactuação federativa.

Ministério da Cultura Objetivo Geral do SNC Implementar políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da federação e sociedade civil, de modo a estabelecer e efetivar o Plano Nacional de Cultura, promovendo o desenvolvimento social com pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional.

Objetivos Específicos Ministério da Cultura Objetivos Específicos Estabelecer processos democráticos de participação na gestão das políticas e dos investimentos públicos na área da cultura; Fomentar políticas públicas que visem à cooperação entre os entes federados na área cultural; Estabelecer parcerias entre os setores público e privado nas áreas de gestão e de promoção da cultura;

Objetivos Específicos(2) Ministério da Cultura Objetivos Específicos(2) Promover o fortalecimento institucional dos órgãos gestores de cultura, por meio da capacitação dos agentes culturais e da qualificação dos serviços públicos; Constituir os meios e criar instrumentos para o monitoramento integrado e a avaliação das políticas públicas de cultura; Estabelecer regras e compromissos entre os entes federados de modo a facilitar a circulação de bens e serviços culturais;

Objetivos Específicos(3) Ministério da Cultura Objetivos Específicos(3) Desenvolver e integrar sistemas de comunicação e de informações culturais entre os entes federados e com a sociedade civil; Articular e implementar políticas públicas que promovam a interação da cultura com as demais áreas sociais, destacando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento social; Promover a articulação e interação das ações descentralizadas do Sistema MinC, de modo a potencializar investimentos e adotar critérios de pactuação federativa.

Eixos estruturantes do SNC Ministério da Cultura Eixos estruturantes do SNC Pactuação Federativa Participação e Controle Social Transversalidade da Cultura

Ministério da Cultura Pactuação Federativa Instrumento de Pactuação - Protocolo de Intenções: compromissos, competências e atribuições; Estabelecimento de critérios e regras para descentralização de ações e de recursos públicos da cultura.

Participação e Controle Social Ministério da Cultura Participação e Controle Social Conselhos de Cultura Fundos Sistemas setoriais, estaduais e municipais de cultura Planos Conferências Fóruns Redes Consórcios

Transversalidade da Cultura Ministério da Cultura Transversalidade da Cultura . Inserir e fortalecer a dimensão Cultura nas diversas políticas governamentais, promovendo a valorização e o respeito à diversidade nos seus diferentes contextos identitários; Articular e implementar políticas públicas que promovam a interação da cultura com as demais áreas sociais, destacando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento social;

PROTOCOLO DE INTENÇÕES Ministério da Cultura PROTOCOLO DE INTENÇÕES Objeto Estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura – SNC, no âmbito local, Estado ou Município

Resultados esperados da pactuação Ministério da Cultura Resultados esperados da pactuação Elaboração e efetivação dos planos locais de cultura, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Cultura; Implantação dos sistemas e redes setoriais de cultura, com vistas à articulação e integração das diversas áreas da cultura brasileira; Realização das conferências de cultura, no âmbito de suas competências; Fortalecimento, integração e otimização dos mecanismos de financiamento específicos para cultura;

Resultados Esperados da pactuação (2) Ministério da Cultura Resultados Esperados da pactuação (2) Fortalecimento da participação social nos processos de formulação, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura, com a criação, ampliação e/ou qualificação de Fóruns e Conselhos de Política Cultural; Fortalecimento institucional do órgão gestor da política cultural; Compartilhamento e ampla publicização de Informações Culturais; Integração de programas e projetos voltados para a capacitação e o aprimoramento de setores e instituições culturais específicos;

Resultados esperados da pactuação (3) Ministério da Cultura Resultados esperados da pactuação (3) Fomento ao fluxo de projetos culturais em circuitos nacionais. Implantação de sistema de financiamento para a cultura de forma sustentável e participativa; Implantar leis ou instrumentos normativos que assegurem o desenvolvimento de um novo modelo de gestão.

Dados e Informações do SNC Ministério da Cultura Dados e Informações do SNC Adesão de 1.971 municípios e 21 estados à proposta do SNC (protocolo de intenções) - 2005/2006; Criação do GT MinC/2007 para revisão dos procedimentos administrativos de adesão ao SNC – 2007; Criação do GT MinC/2008 para retomada do processo de desenvolvimento do SNC

Adesão dos Municípios Brasileiros ao SNC Ministério da Cultura Adesão dos Municípios Brasileiros ao SNC

Ministério da Cultura Percentual de Municípios com existência de conselho municipal de cultura, Brasil 2006 Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Pesquisa de Informações Básicas Municipais 2006

Palavras chaves para o SNC Ministério da Cultura Palavras chaves para o SNC 1. Rede; 2. Articulação; 3. Sinergia; 4. Participação Social; 5. Organização Social; 6. Cidadania;

Palavras chaves para o SNC(2) Ministério da Cultura Palavras chaves para o SNC(2) 7. Ampliação do conceito de cultura; 8. Acesso; 9. Alinhamento das políticas públicas e dos instrumentos que estruturam as políticas nos campos federativo e social; 10. Fluxo/Ação/Movimento.

Secretaria de Articulação Institucional – SAI sai@minc.gov.br Ministério da Cultura Ministério da Cultura Secretaria de Articulação Institucional – SAI sai@minc.gov.br fred.maia@minc.gov.br keilah@minc.gov.br Tel. (61) 3316-2084 3316-2369