VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
Advertisements

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
PROGRAMA DE METAS AGENDA 2012
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
ADESÃO AO PROGRAMA BPC NA ESCOLA
UNIVERSALIZAÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre –Segundo nível Terceiro nível –Quarto nível »Quinto nível 1.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
Legislação.
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Projeto de saúde e qualidade de vida
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Pederneiras- São Paulo
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Presidência da República
Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA DAS PESSOAS.
Os Benefícios da Assistência Social no Contexto do SUAS
Rio Mulher.
“América Latina y Accesible y Sin Barreras”
Reunião Nacional da ABRASO Brasília, Setembro de 2014
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
Educação básica de qualidade para todos
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A indústria transforma a sua vida: Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência na Indústria Florianópolis, 27 de julho de 2012.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
Conferência Municipal de Educação
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
A Politica de Assistência Social
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Aluno: Elisangela Carvalho S de Andrade
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Ministério da Educação Ministério da Saúde Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Agenda Social Eixo Cidadania e Direitos Humanos Pessoas com Deficiência Secretaria Especial.
SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
BENEFÍCIOS E PROGRAMAS SOCIAIS PALESTRANTE: Francisca Paula de Araújo
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA V CONFERÊNCIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Florianópolis,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Diversidade - Pessoas com Deficiência 22 de Setembro de 2007 São Paulo, 22 de Setembro de 2007 Capacitação Profissional e Inserção da Pessoa com Deficiência.
S E M I N Á R I O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A CONVENÇÃO DA ONU: CENÁRIO ATUAL 17 de OUTUBRO de 2007 APRESENTAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE DIREITOS.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Ministério Público O direito à acessibilidade na ordem jurídica brasileira e a atuação do Ministério Público.
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
Transcrição da apresentação:

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE DIREITOS DA PESSOA COM DE DEFICIÊNCIA DE SANTA CATARINA

VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO ACESSIBILIDADE, VOCÊ “AINDA” TEM COMPROMISSO

ACESSIBILIDADE Acessibilidade significa condições e possibilidades, com segurança e autonomia para todos. Significa oportunizar aos cidadãos com quaisquer necessidades, sejam elas físicas, visuais, auditivas, motoras, cognitivas ou de comunicação, o direito de participar, ir e vir em condições de igualdade. Significa também a eliminação de barreiras para a equiparação de oportunidades.

ACESSIBILIDADE, VOCÊ AINDA TEM COMPROMISSO A Acessibilidade, resgata o Comprometimento e a Justiça Social com os novos princípios democráticos e o seu impacto na Gestão Social. A Acessibilidade hoje, graça à evolução nas discussões sobre o assunto, é entendida como forma de projetar para atender a todos, não importando qual a sua peculiaridade

EVOLUÇÃO DA ACESSIBILIDADE SANÇÃO DO DECRETO Nº 5.296, assinada pelo Presidente da República em 2 de dezembro de 2004 I Conferência Nacional de Direitos da Pessoa com deficiência - em maio de 2005 – Tema: Acessibilidade Lançamento da Campanha da Acessibilidade – Vídeo da Campanha – Veiculação nos canais de comunicação

AGENDA SOCIAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Inclusão das Pessoas com Deficiência Os 24,6 milhões (14,5%) dos brasileiros com deficiência estão entre as prioridades do Governo Federal. Para isso, serão investidos R$ 2,4 bilhões até 2010 na ampliação dos programas em educação, saúde, habitação, transporte acessível e na acessibilidade das pessoas com deficiência, priorizando as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), as que estão no programa Bolsa Família, os alunos da educação básica e as que apresentam deficiências decorrentes da hanseníase e os idosos. A agenda prevê também a concessão de Órteses e Próteses para pessoas com deficiência. Além do atendimento regular, a meta é suprir a demanda reprimida de 1.042.000 pessoas em suas necessidades de órteses e prótese até 2010. Serão também implantadas até 2009, dez novas oficinas ortopédicas, direcionadas preferencialmente para as regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência A Convenção, aprovada por unanimidade em 13 de dezembro do ano passado, é a primeira sobre o tema direitos humanos a ser lançada no século 21. Além disso, este é o tratado da área que mais rapidamente foi aprovado na história do Direito Internacional. O documento ratifica todos os direitos dos cidadãos com deficiência e, especificamente, proíbe a discriminação contra pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida, incluindo os direitos civis, políticos e econômicos e sociais, como o direito à educação, aos serviços de saúde e à acessibilidade, entre outros. A convenção, em seus 50 artigos, também assegura o reconhecimento igual perante a lei, o acesso à justiça, bem como a liberdade e segurança da pessoa, como pontos fundamentais de respeito aos direitos humanos e a inerente dignidade da pessoa

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência Foi ratificada pela Câmara dos Deputados com quórum qualificado Foi ratificada também pelo Senado Federal em julho/2008 Por último irá para a assinatura do Presidente da República

INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - Reconhecimento e valorização da diversidade - Base nos Direitos Humanos - Combate ao preconceito e à discriminação - Mudança cultural - Fortalecimento das pessoas com deficiência e das instituições de direitos

INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA Requer uma Política Nacional de Direitos e Igualdade de Oportunidades - Programas e ações de proteção e de desenvolvimento inclusivo - Marco legal específico - Política de Ação Afirmativa - Políticas Públicas gerais, como tema transversal - Órgãos de controle social

II CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TEMA: INCLUSÃO, PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO “Um novo jeito de Avançar”

II CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O tema central da II Conferência Nacional será discutido em 3 (três) mesas-redondas tendo por base a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência – ONU, o Plano de ação da década das pessoas com deficiência – OEA, a agenda social de inclusão das pessoas com deficiência e controle social

EIXOS TEMÁTICOS Saúde e Reabilitação Profissional; Saúde integral viabilizada pela efetivação da política nacional de atenção a saúde da pessoa com deficiência do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Previdência Social garantindo uma rede de Reabilitação Profissional.

EIXOS TEMÁTICOS Educação e Trabalho; Educação pública de qualidade para todos Equiparação de oportunidades garantindo trabalho com eficiência para as pessoas com deficiência

EIXOS TEMÁTICOS Acessibilidade. Arquitetônica, na Comunicação e Atitudinal com apoio da Tecnologia Assistiva e, Fundamental atenção as pessoas com deficiência intelectual.

ACESSIBILIDADE GARANTIDA ACESSIBILIDADE NA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL OBJETIVO: GARANTIR QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E COM MOBILIDADE REDUZIDA TENHAM ACESSO À HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL ACESSIBILIDADE NOS TRANSPORTES OBJETIVO: GARANTIR QUE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E COM MOBILIDADE REDUZIDA TENHAM ACESSO A VEÍCULOS, TERMINAIS, ESTAÇÕES E AO ENTORNO DAS ESCOLAS. ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS OBJETIVO: GARANTIR QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA TENHAM ACESSOÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

ACESSIBILIDADE GARANTIDA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO - OBJETIVO: GARANTIR A INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO CAMPANHAS EDUCATIVAS - OBJETIVO: REALIZAR CAMPANHAS EDUCATIVAS RELACIONADAS AO TEMA INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

Acessibilidade você ainda tem compromisso? Esta é a pergunta que deixo para nossa reflexão. Qual é a sua responsabilidade com a acessibilidade diante de todas estas ações que estão postas para a inclusão efetiva da pessoa com deficiência?

CONTATOS: e-mail: conade@sedh.gov.br Telefone: (61)3429-3673  Fax: (61)3429-9967 F I M

Palestra proferida por Maria do Carmo (Conselheira do CONADE)