METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO A PESQUISA ACADÊMICA Roberval Francisco de Lima SOROCABA 2007

PESQUISA Atividade pela qual se busca a superação de problemas concretos da sociedade na qual o pesquisador está inserido. Através da Pesquisa, supera-se conhecimentos de senso comum e constrói-se novos conhecimentos.

O DESENVOLVIMENTO DE UM A PESQUISA PRESSUPÕE: Existência de instituição e pessoal capacitado para as atividades a serem desenvolvidas Disponibilidade de recursos financeiros e econômicos Disponibilidade de materiais de apoio, equipamentos e ampla bibliografia Projeto de Pesquisa PROBLEMA A SER RESOLVIDO

UMA PESQUISA SÓ É VIÁVEL QUANDO Sua realização permita atenuar os impactos negativos do problema diagnosticado. Sua realização conduza a novas possibilidades de resolução do problema diagnosticado. Sua realização conduza a uma efetiva superação do problema diagnosticado

AS PESQUISAS SE DIVIDEM EM: PESQUISAS ACADÊMICAS, desenvolvidas por universidades, faculdades, institutos de pesquisa, fundações, etc. No geral, seus resultados possuem caráter público e podem ser utilizados por todos os interessados. Quando envolve a geração de novos produtos e tecnologias, o acesso a estes se faz mediante o pagamento de direitos autorais e compra dos produtos/serviços. PESQUISAS DE MERCADO, diretamente ligadas ao planejamento estratégico e de vendas das mais diversas empresas. Estas pesquisas possuem diferentes focos e podem inclusive influenciar na formação de opiniões dos consumidores.

OS PRINCIPAIS ELEMENTOS QUE DIFERENCIAM AMBAS AS PESQUISAS SÃO: Rigor Teórico, Metodológico e Ético. Objetivos almejados. Fonte dos financiamentos. Responsabilidade das instituições envolvidas.

EXEMPLOS DE PESQUISAS ACADÊMICAS Busca pela cura da AIDS. Busca pela cura do câncer. Técnicas de transplantes de órgãos. Eficiência na Gestão dos Recursos Públicos Elaboração de políticas públicas eficazes na melhoria da qualidade do ensino. Busca de estratégias para melhorias no desempenho de Estudantes do Curso de Letras e Pedagogia. Desenvolvimento de motores à combustão que poluam menos.

EM EDUCAÇÃO As pesquisas no geral tem como principal foco, tratar de questões diretamente envolvidas ao processo de ensino aprendizagem. Evidenciar as inter-relações entre nosso meio político e social e a educação. Buscar modelos de políticas públicas que favoreçam a universalização da educação.

Relacionado à Pesquisa, no âmbito desta disciplina, vamos: Conhecer as etapas de uma pesquisa Conhecer o processo de elaboração de projetos de pesquisa Conhecer processos envolvidos no desenvolvimento de uma pesquisa Redigir pré-projetos de Pesquisa

PARA ISSO: A dedicação, a seriedade e o envolvimento responsável de todos é um elemento fundamental.

Roberval Francisco de Lima Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Professor da Academia de Ensino Superior- AES Fone: (16)3351-8371 E-mail: limfer@uol.com.br roberval.lima@aes.edu.br