Desenvolvimento e crescimento da criança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Advertisements

PERÍODOS DO CRESCIMENTO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Alimentação Infantil Márcia Regina Garcia.
PSICOLOGIA.
Avaliação Psicomotora
PREVENÇÃO DAS DEFORMIDADES DA COLUNA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Perspectivas Teóricas no Desenvolvimento Motor Prof. Luciano Basso
Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança
Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Testes neurológicos do RN e Classificação do RN
Didática: organização do trabalho pedagógico
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Saúde da Criança Cristiane Andrade
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Psicologia do Desenvolvimento
Profª. Efigenia Ap. Maciel de Freitas
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
MEDIDAS DE SAÚDE COLETIVA
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
O desenvolvimento infantil e as teorias da aprendizagem Introdução
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM PEDIÁTRICA
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Desenvolvimento Humano
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Variáveis Básicas do D.O.
CRESCIMENTO INFANTIL.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Desafios da adolescência
Desenvolvimento motor
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e crescimento da criança Profa. Dra. Thalyta Cardoso Alux Teixeira

O que é: CRESCIMENTO??? DESENVOLVIMENTO???

Fundamentos do crescimento e desenvolvimento Tratam-se de processos dinâmicos que abrangem diversas dimensões inter- relacionadas: Crescimento = aumento do número e tamanho de células. Resulta em um aumento do tamanho e peso em geral ou alguma região em particular (mudança quantitativa).

Fundamentos do crescimento e desenvolvimento Desenvolvimento = mudança gradual, evolução dos estágios anteriores para os de maior complexidade, amadurecimento (maturação) e aprendizagem (mudança qualitativa).

Fundamentos do crescimento e desenvolvimento Amadurecimento (maturação)= aumento na competência e adaptabilidade; aumento da idade; uma mudança na complexidade de uma estrutura que possibilita o início de seu funcionamento. Diferenciação= processo que modifica sistematicamente as células e estruturas precursoras, para obter e atingir características químicas e físicas específicas.

Fundamentos do crescimento e desenvolvimento Esses processos dependem de influências: Endócrinas; Genéticas; Constitucionais; Ambientais - ESTÍMULOS; Nutricionais.

Estágios do desenvolvimento São descritos por faixa etária; Não leva em consideração as diferenças particulares de cada criança, assim não podem ser aplicadas com exatidão; 5 estágios.

Estágios do desenvolvimento Período pré-natal – da concepção ao nascimento Germinativo – da concepção a duas semanas Embrionário – 2 a 8 semanas Fetal – 8 a 40 semanas (nascimento) * Grande relação com a saúde materna - importância do pré-natal.

Estágios do desenvolvimento Lactância – do nascimento aos 12 meses Neonato = do nascimento a 27 ou 28 dias; Lactente = de 1 mês a 12 meses. * Desenvolvimento motor, cognitivo e social rápido. Adaptação psicológica dos pais.

Estágios do desenvolvimento Primeira infância – de 1 a 6 anos Infante (toddler) = 1 aos 3 anos Pré-escolares = 3 a 6 anos * Criança caminha ereta até entrada na escola – desenvolvimento físico e da personalidade, adquirem linguagem, relações sociais, desenvolvimento do autoconceito e os papéis padrões.

Estágios do desenvolvimento Infância média ou idade escolar – de 6 a 11 ou 12 anos * Criança dirige-se para fora do grupo familiar; * Avanço gradativo no desenvolvimento físico, mental e social com ênfase no desenvolvimento de habilidades e crítico no desenvolvimento do autoconceito (moral).

Estágios do desenvolvimento Infância tardia – 11 aos 18 anos Fase pré-puberal ou pré-adolescência – 10 a 13 anos Fase da adolescência – 13 a 18 anos * Amadurecimento rápido, agitação física e emocional e ocorre a definição do autoconceito. Identidade individual e não grupal no final da adolescência.

Padrões de crescimento e desenvolvimento Existem padrões de crescimento e desenvolvimento: São contínuos; Ordenados; Progressivos; * Mas cada ser humano tem seu tempo próprio para atingí-lo!

Padrões de crescimento e desenvolvimento Tendências direcionais Craniocaudal ou cefalocaudal – crescimento ocorre primeiro pela extremidade cefálica; Próximo-distal ou do centro para a extremidade – conceito da linha média a periferia (ex: mãos e dedos e SNC desenvolve primeiro que o periférico) Diferenciação descreve o desenvolvimento de operações mais simples as mais complexas. Desenvolvimento mental, físico, social e emocional.

Padrões de crescimento e desenvolvimento Tendência sequencial Uma sequência definida e previsível que cada criança passa em cada estágio. Ex: arrastam antes de engatinhar, engatinham antes de levantar. Ritmo de desenvolvimento Apresenta uma ordem fixa mas não ocorre com a mesma frequência ou ritmo. Ex: avanço na área motora grossa e mínimo na linguagem, ou em relação ao crescimento.

Padrões de crescimento e desenvolvimento Períodos sensíveis Existem períodos durante o processo de crescimento que são críticos, sensíveis ou vulneráveis. Ex: primeiros 3 meses de gestação. Sofre influências: ambiente (ESTÍMULOS), nutricional.

Referência bibliográfica Wong, GL. Enfermagem pediátrica: os elementos essenciais à intervenção efetiva. 5 Ed. Rio de Janeiro: Guanabara e Koogan, 1999.

FIM!!!