Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Advertisements

UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
União Europeia para os mais novos
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Professor Hudson de Paula.  Globalização está ligada diretamente aos aspectos econômicos, pois como se sabe, a Globalização está presente em todos os.
Construção Europeia Trabalho elaborado por: Beatriz Jacob Mafalda Rosado Mónica Fernandes.
F2 Módulo 27. Foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
COLÉGIO SÃO CARLOS Ensino Médio Prof. Rafael Finotti Andrade São Carlos – SP / 2016 Brexit: os rumos da União Europeia.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
O que é a União Europeia (UE)?
PÓS-GRADUAÇÃO Ciências Criminais Direito Penal e Investigação Criminal
CAPÍTULO 4 – NOVA ORDEM MUNDIAL E BLOCOS ECONÔMICOS
Presidência Húngara do Conselho da União Europeia
A afirmação da Europa.
Oportunidades de negócios Sector agro-alimentar
Blocos econômicos.
Processo de Integração da Europa Ocidental
Instituto Politécnico de Lisboa
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
(Capitais da Europa) Desde a menor até a maior ...
Diversidades regionais da Europa
União Europeia: Unidade na diversidade
Trabalho realizado por: Ana Rita Bruxela nº 3
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
Deputado Carlos M. Coelho
UNIÃO EUROPÉIA.
28 de Fevereiro, Paulo Marques, Eng.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Curso Técnico em Agronegócio Prof. Odivar Marcos Bonetti
O mundo em blocos Desde que os países europeus ocidentais optaram pela integração econômica para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos, no mundo.
CEI – Comunidade dos Estados Independentes
3 HARMONIZAÇÃO DE PADRÕES CONTÁBEIS
Construção da União Europeia
A Reafirmação da Europa
VI Unidade Geopolítica, geoeconomia e poder mundial
A Reafirmação da Europa
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e
Trabalho Elaborado por: Tomás Gomes Nª19 7ªB
A UNIÃO EUROPEIA: GÉNESE, ALARGAMENTOS E OBJETIVOS
CAPÍTULO I A GÉNESE E DESENVOLVIMENTO DA UNIÃO E DAS COMUNIDADES EUROPEIAS - www. europa.eu - João Mota Campos, João Luiz Mota Campos, Manual de Direito.
Europa Europa, a península mais importante da superfície terrestre Do ponto de vista geológico, a Europa é apenas uma península da Ásia. Do ponto de vista.
Globalização e blocos econômicos
Cabo Verde Um país que se afirma no continente
Geografia do Reino Unido Inglaterra Escócia País de Gales Irlanda do Norte.
Quiz – Globalização e blocos econômicos
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Conferência de Yalta
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Instituições europeias
UNIÃO EUROPEIA PROCESSO DE EVOLUÇÃO.
Geografia – Professor Fernando
A UNIÃO EUROPEIA.
3.2 – Instrumentos de política macroeconômica
PROGRAMA ERASMUS + Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto Politécnico de Lisboa Gabinete de Relações Internacionais.
Os dez maiores - países Europa 902
Mobilidade de Trabalhadores Docentes (STA) e Não-Docentes (STT)
Designação do projeto | Projetos Individuais - Internacionalização Código do projeto | LISBOA FEDER Objetivo principal| OT3 - Reforçar a.
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
A União Europeia 28 Estados-Membros 5 países candidatos à adesão*
(relação interpessoal)
Antecedentes da 1ª Guerra Mundial
A União Europeia: 500 milhões de pessoas, 28 países
Transcrição da apresentação:

Década de 70 As instituições europeias tornam-se mais democráticas Os deputados para o Parlamento Europeu são eleitos por sufrágio direto Reforça a coesão europeia Visa responder ao euroceticismo

ECU (European Currency Unit) Objetivos da criação do ECU A partir de 1979 assiste-se à consolidação económica da Comunidade Europeia ECU (European Currency Unit) Criado em 1979, num momento de instabilidade monetária, o ECU era uma moeda referência e não uma moeda corrente. Objetivos da criação do ECU Estabilizar o sistema monetário na Europa Promover as trocas comerciais no espaço europeu

As suas iniciativas permitem o relançamento da construção europeia Década de 80 François Mitterrand Helmut Kohl Jacques Delors As suas iniciativas permitem o relançamento da construção europeia Defesa da necessidade de alargar a Comunidade Europeia Assina-se o Acordo de Schengen (1985) Aprova-se o Ato Único Europeu (1985)

Ato Único Europeu (entra em vigor em 1987) Institucionalização do Conselho Europeu Visa criar um espaço sem fronteiras Órgão encarregue de elaborar as políticas gerais da Comunidade Europeia Livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais Ratifica futuras adesões Cooperação ao nível da política externa Criação de um mercado único Espaço sem barreiras alfandegárias para produtos agrícolas e industriais, capitais e mercadorias Entra em vigor o acordo de Schengen (1990) Contribui para o aprofundamento da Comunidade Europeia

Ato Único Europeu PAC (Política Agrícola Comum) (entra em vigor em 1987) PAC (Política Agrícola Comum) Estabelece quotas de produção para determinados produtos. Fundos para a agricultura. Apoio à reconversão da qualidade da produção. Estabelecimento da política de pescas. FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) Permitiu o desenvolvimento de países que se encontravam mais atrasados (Irlanda, Grécia, Portugal e Espanha). Programas educativos Maior mobilidade dos estudantes europeus Ex: Erasmus, Sócrates, Leonardo Da Vinci.

A Europa torna-se um polo de desenvolvimento económico O reforço da consolidação europeia Tratado de Maastricht ou Tratado da União Europeia (1992) Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) 1997 A Comunidade Europeia (CE) passa a designar-se União Europeia (EU). Alargamento das competências do Parlamento Europeu. Criação da união económica e monetária. Definiu a cidadania europeia. Política Europeia: - comunitária; - política externa e segurança; - cooperação judicial e policial. Moeda única (Euro): 1999 – entra em vigor nos mercados monetários, cambiais e financeiros. 2002 – circulação de moedas e notas. O Banco Central Europeu passa a definir a política económica e monetária da UE. A Europa torna-se um polo de desenvolvimento económico

Chipre Eslováquia Eslovénia Estónia Hungria Letónia Lituânia Malta Europa dos Vinte e Cinco: Chipre Eslováquia Eslovénia Estónia Hungria Letónia Lituânia Malta Polónia República Checa (2004) Europa dos Doze: Europa dos Seis: Grécia (1981) Portugal (1986) Espanha Europa dos Vinte e Oito: Alemanha França Luxemburgo Bélgica Itália Holanda Croácia (2013) Europa dos Vinte e Sete: Europa dos Quinze: Europa dos Nove: Bulgária Roménia (2007) Finlândia Suécia Áustria (1995) Reino Unido Dinamarca Irlanda

A UE não tem sido encarada da mesma forma por todos Euroceticismo Dificuldades na constituição de uma Europa política Muitos consideram que a UE põe em causa a soberania e as suas instituições A UE não tem sido encarada da mesma forma por todos Dificuldades no aprofundamento político Euroceticismo O Reino Unido tem-se apresentado um dos países mais eurocéticos. Quem é que na verdade governa este país? 75% das nossas leis são feitas em Bruxelas

Os novos desafios para a consolidação europeia Necessidade de maior democratização das instituições. Maior convergência em matéria de política externa comum. Desinteresse da opinião pública. Reduzida participação nas eleições europeias. Necessidade de definir uma política de defesa comum aos países da UE. Problemas ambientais que afetam os diferentes Estados-membros. Cooperação em matéria de investigação espacial.

Os novos desafios para a consolidação europeia Tratado de Lisboa (2007) Contribuiu para o aprofundamento político. Criou a função de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança. A política externa da UE procura assumir uma maior concertação. Pretende alcançar um crescimento económico equilibrado. Reforçar a solidariedade entre os Estados-membros.

Os novos desafios para a consolidação europeia Para um grande número de cidadãos, a União Europeia continua a ser uma realidade distante. Muitos consideram que não têm representatividade nas instituições europeias. Muitos cidadãos sentem-se pouco europeus. Os problemas dos Estados-membros são diversos e nem sempre são solucionados.