Certificação como Instrumento de Agregação de Valor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Alimentos: qualidade e modos de vida
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Sistemas de Gestão Integrada
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Fortalecimento da Tecnologia da Agropecuária
Gás LP e seus usos finais Uma Proposta de Visão Estratégica
Visão Geral das Normas ISO
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Treinamento Sistema de Gestão Integrada
A solução mais completa em gestão pela qualidade Apresentação Institucional.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Alexandre G. Lages Cristiano C. A. Soares Thiago C. Nascimento
O que é ISO? Conjunto de normas internacionais que busca averiguar a existência de um sistema de garantia de qualidade na empresa Garantia da qualidade.
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
CGCRE/INMETRO Acreditação de Laboratórios
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Segmento Saúde Consultoria Auditoria Treinamento Gestão de Qualidade
Diretoria da Qualidade do Inmetro
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Administração da Qualidade
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Redução da Carga Tributária;  Não depender só da demanda interna;  Diversificar negócios e riscos;  Fortalecer a marca;
Mercado de papéis e produtos de origem florestal Certificação da gestão sustentável.
Leandro F. Da Cás - Diretor Presidente Celular: Elvio Joao Da Cás - Diretor Comercial Celular :
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Gestão da Qualidade.
Necessidades Relativas a Metrologia
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
São Paulo, 09 de junho de 2014 JOÃO CARLOS ANTUNES DE SOUZA Divisão de Acreditação de Laboratórios Divisão de Acreditação de Laboratórios – DICLA/Cgcre.
Sistema de Gestão da Qualidade
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
Coordenador da Assessoria Técnica da FAEMG
Curso: Superior de Tecnologia
1 IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO QUALIDADE COMPROMETIMENTO.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
PAULO COSCARELLI Diretor de Avaliação da Conformidade, Substituto Congresso Brasileiro de Sprinklers O Mercado de Sprinkler Certificação de Equipamentos.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Política Industrial e Competitividade Armando Mariante Presidente do Inmetro.
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
Indústria Automobilística Brasileira Autoveículos e Máquinas Agrícolas Marcus Vinicius Aguiar São Paulo, 9 de junho de 2009.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
O Papel do MAPA na proteção de produtos agropecuários por sinais distintivos '‘Reunião da Câmara Setorial do Café/ Grupo de Trabalho sobre de Indicação.
Agricultura orgânica Acadêmicos: Graciela Oliveira e Laura Vieira.
PAULO COSCARELLI Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade 7º Congresso Simepetro A Avaliação da Conformidade e a Contribuição para a Competitividade.
Implantação e manejo Luciane Costa de Oliveira Fonte: Manual Agroflorestal para Mata Atlântica, 2008.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
Gestão da Produção e Logística
Qualidade e a ISO 9001.
Sistema de Gestão da Qualidade
Conteúdo programático
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
CERTIFICAÇÃO EM RESPONSABILIDADE SOCIAL Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa. Lillian Alvares.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 5 GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
Transcrição da apresentação:

Certificação como Instrumento de Agregação de Valor

Definição Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relação comercial com o objetivo de atestar, publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados.

Principais Certificações Globalgap; MPS ABC; MPS Socially Qualified; ISO; TNC - Tesco Natures Choice; BRC - British Retailer Consortium; HACCP.

Pontos Importantes Rastreabilidade; Aspectos Ambientais; Aspectos Sociais; Qualidade do Produto; Registros e Documentos.

Ganhando com a Certificação Maior eficiência da propriedade, por meio do controle de qualidade dos processos produtores; Instrumentos para melhorar o gerenciamento da propriedade; Diferencial frente a concorrência; Instrumento de divulgação para o mercado da qualidade da produção; Possibilidade de conquistar novos clientes.

Produtos orgânicos; Fruticultura; Floricultura. Agregando Valor Produtos orgânicos; Fruticultura; Floricultura.

Certificado Orgânico Proteger as futuras gerações; Prevenir a erosão do solo; Proteger a qualidade da água; Rejeitar alimentos com agrotóxicos; Melhorar a saúde dos agricultores; Aumentar a renda dos agricultores; Apoiar os pequenos agricultores; Prevenir gastos futuros; Promover a biodiversidade; Descobrir sabores naturais.

Importância da Certificação Prevenção contra danos à reputação e imagem; Política sustentável; Posicionamento no mercado; Demanda dos supermercados/cadeias; Aumento de escalas de organizações.

Resultados Gerais Auxiliar na obtenção da segurança alimentar dos produtos; Melhoria das condições de trabalho dos trabalhadores de campo; Auxiliar na proteção do meio ambiente; Auxiliar na redução dos custos de produção das culturas e controle de processos.

Conclusão Um sistema de produção sustentável e socialmente correto é uma valiosa chave para abertura de portas aos produtores brasileiros nos principais mercados consumidores. Em um futuro breve, a perspectiva é que estas mesmas práticas passem a ser obrigatórias.

MPS Empresa de Certificação Internacional; Fundada em 1995, na Holanda; Trabalha com horticultura, floricultura e aqüicultura; 3.200 participantes MPS ABC na Holanda; 600 participantes MPS ABC no restante do mundo; Presente em 55 países.

Vantagens da Parceria Cooperação Local; Presença em Fortaleza - CE Conhecimento da cultura, idioma e produção; Menor custo; Trabalho junto a cadeia; Reconhecimento nos principais mercados.

Contato Rebeca Oliveira (85) 3101 1670 Email: rebecaoliveira@institutoagropolos.org.br Endereço: Instituto Agropolos do Ceará Rua Barão de Aratanha, 1450, José Bonifácio, Fortaleza – CE CEP 60.050-171

OBRIGADA