INTERNET E O MERCADO Flavio Ferrari.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
Advertisements

People Technology Knowledge Innovation Explosão dos Dados Crescimento dos Dados –Estrutura de Negócios 24x7 –Hoje um mundo Digital interconectado (Dados)
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Alex Sandro Souza de Oliveira
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
A evolução da internet e o novo consumidor
Oficina Executiva – 05 de Junho de 2008 NEGÓCIOS 2.0 Como desenvolver um modelo de negócios alinhado com as características de colaboração.
transformou-se em uma história de sucesso
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Estrutura e modelos de negócios na Web
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Uma apresentação para.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
O futuro da publicidade no jornal
Prof. Romualdo Ayres Costa
OPORTUNIDADES.
IT Governance and Business Value
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Marketing A Imagem das Empresas
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Gerente de Produto & Marketing
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
MARKETING.
Introdução Hoje a internet é um dos maiores meios de comunicação em massa, atingindo milhares de consumidores. O Google possui uma das maiores e melhores.
Apresentação do produto
É notável o constante crescimento do segmento de turismo ao ganhar um novo público: a classe C.
Bruno Lopes 2PPN. Em uma época de muitas informações, mudanças rápidas e novas tendências de mercado, como um jovem pode definir sua profissão sem futuros.
Administração de e-Business
Posicionamento e o plano de comunicação
Trabalho realizado por
NEGÓCIOS ELETRÔNICOS AULA 4- E-MARKETING E COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
A nova classe dominante
Learning Networks in Practice Stephen Downes Aprender em comunidades […] aprender é imergir-se na rede. É expor-se às instâncias atuais da disciplina que.
Uso das Redes Sociais na Gestão
RMP Consultoria de Negócios
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
© MARIO PERSONA Comunicação & Marketing Autor de: Moving On (2007-inglês) Dia de Mudança (2007) Marketing de Gente (2005) Marketing.
INDÚSTRIA DO BEM-ESTAR
VIGOR GREGO. VIGOR GREGO DESAFIO RENOVAR A IMAGEM DA MARCA VIGOR QUE ESTAVA DEFASADA. APRESENTÁ-LA COMO MARCA ATUAL E ATUANTE NO SEGMENTO. SAIR DE.
Introdução Treinamento Shell V-Power Nitro+ Objetivos
Identificando Oportunidades
Superintendente de Produtos e Serviços
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O papel das Marcas na Economia AIP, Lisboa 30 de Novembro de 2005.
MERCADO DE CONSUMO – LEITURA MACRO DAS TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Introdução ao Marketing
Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
A internet portátil e em todos os lugares O Foursquare é uma rede geo-social, assim como: Grinder e Scruf.
Marketing Pessoal O mundo já foi assim Hoje o mundo é assim.
Definição de marketing para o século XXI
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Semana de Comunicação 2010 Comunicação digital: como as comunidades de consumidores estão transformando a relação entre empresas e clientes João Vitor.
Comportamento do Consumidor
Apresentação 2015 v1.0.
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
PORQUE VOCÊ DEVE ANUNCIAR NO PORTAL
 Formado em economia política pela Universidade de Lausame, suíça. Doutor em ciências econômicas pela escola central de planejamento e estatística.
Oportunidades e Ideias
 Um web site não é mais um luxo para poucos, e sim uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo de um mundo.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
Apresentações: Corporação Virtual E Desafios Relacionados nas Práticas de Gestão e de Organização.
Transcrição da apresentação:

INTERNET E O MERCADO Flavio Ferrari

Propaganda é a alma dos negócios Estudo 1: UDA - Union des Announceurs (FR) Estudo realizado em 2 anos, utilizando diversas ferramentas de modelagem (estatísticas e econométricas) com base em séries históricas dos principais países desenvolvidos Conclusões: Setores com maior crescimento anunciaram mais Quando propaganda cresce 1%, consumo cresce 0,11% (USA) Quando preço é reduzido em 1%, consumo cresce 0,11% (USA) O QUE CUSTA MAIS ? Os setores financiados pela propaganda são particularmente dinâmicos e contribuem 2x mais do que a média para o GDP Existe alta correlação entre propaganda e eficiencia do crescimento econômico O poder de estímulo ao crescimento de atividades no-media é limitado

TV Span – The mediun-term Lealdade não se compra TV Span – The mediun-term Andrew Roberts (TNS) Admap – Nov/2000

Quem fala alto cresce mais 2 = 0.77 80% 60% 40% 20% Marcas Ganhando share 0% -20% -40% -60% -80% -20% -10% 0% 10% 20% 30% Share of voice vs share of market Fonte: Millward Brown

A vida própria das marcas Market Research Society, 2004 The Life of Brands Online Kevin McLean & David Tunnicliffe (Little Bird Research and Consultancy) Uma marca é a soma de todos os nossos contatos com ela Uma rede de associações Um “constructo” mental interativo e evolutivo Modifica-se com o passar do tempo Difere de pessoa para pessoa É influenciável por contatos interpessoais Formadores de opinião (TrendSetters) Descobrem e adotam antes dos outros Tem opinião “propria” São “instrumento” de comunicação (word of mouth)

Um mundo novo Interconectividade Facilita a criação de sub-culturas (afinidades eletivas) Oferece a possibilidade de surgimento de canais especializados Consumidores estão escolhendo, acessando e modelando a mídia Comunidades, sites, forum, blogs, podcast Mudança na forma de adoção de tendências pela sociedade Somatória de sub-tendências eventualmente conflitantes Redução de relevância das “autoridades institucionais” na definição de tendências Vale a autoridade individual ou de pequenos grupos Surge a figura dos “conectores”: membros de múltiplas sub-culturas, que consolidam uma tendência com potencial para socialização Esse é o papel das marcas modernas (coolhunting e trendsetter) Discurso sobre a marca deixa de ser previlégio dos anunciantes Ref.: Consumers, Trends and Trendsetters – Alex Maule and others (Synovate) – Esomar 2004 Coolhunting with Aristotle – Nick Southgate/Cogent Elliot – Journal of Mkt. Reserch 2003

Dados de realidade Entrevista com Jake Siewert (Alcoa) “... Hoje muita gente com 22 anos consegue estar entre os principais formadores de opinião do mundo ...” Declaração de Manoel Mauger (Virose) “... Pegaremos leve, mas com virulência ...” Box 1824 (João Cavalcanti, 23 anos, Rony Rodrigues, 26, e Priscila Fighera, 27 ) Os caçadores de tendência

Relacionamento com a Internet Market Research Society, 2000 Brand Building in the Age of e-Commerce: Have the 'Rules' Changed? Vaughan Flood (Ideas in Action - UK) Qual o sentido da Internet ? “A medium to master” Aprendizado, conectividade, desenvolvimento Estar, ser e saber Qual é o mind-set do internauta ? Auto estima reforçada (domínio de uma mídia poderosa) Sensação de pertencer a um grupo exclusivo e relevante Estimula a responsabilidade e a pró-atividade (experiência pessoal) Alto nível de engajamento (engagement) Percepção de valor, exclusividade e controle (interatividade) If “internauta” than “trendsetter” ?

Internautas Trendsetters INFLUENCIÁVEIS OUSADOS PRAGMÁTICOS IMPULSIVIDADE INFLUENCIÁVEIS OUSADOS Gosto de correr riscos Facilmente influenciável Internautas Espírito aventureiro Trendsetters Faço as coisas por impulso Viajar e conhecer lugares exóticos PROTAGONISMO Há poucas coisas que posso fazer para mudar minha vida Bem informado Aproveita oportunidades Prefiro que me digam o que fazer Maneira Pratica de encarar a vida Bom para consertar coisas Tempo com a família Eu só penso em trabalho Passar a noite em casa PRAGMÁTICOS CONFORMADOS Fonte: análise de correspondência Target Group Index – Y6

A ponta e o iceberg … TrendSetters (hoje) Consumidores (amanhã)

Internautas indicam tendências ? (alguns bons indícios factuais) Desodorantes 2003/2004 (10 principais marcas – Classe ABC) Duas das três que mais cresceram tinham alta afinidade entre internautas no ano anterior (exceção – Avon) As três que mais perderam mercado tinham baixa afininidade com internautas Bebidas 2004/2005 (6 principais categorias – Classe ABC) As três que mais cresceram (Whisky, Vodka e Tequila) tinham as maiores afinidades com internautas no ano anterior A que mais caiu (Rum) foi a de menor afinidade com internautas Jeans 2004/2005 (11 principais marcas – Classe AB) As duas marcas que mais cresceram foram as de maior afinidade entre os internautas no ano anterior Quatro das 5 marcas que mais perderam tinham baixa afinidade entre os internautas (exceção: Forum)

Relacionamento com a Internet Market Research Society, 2000 Brand Building in the Age of e-Commerce: Have the 'Rules' Changed? Vaughan Flood (Ideas in Action - UK) Relacionamento com as marcas Num mundo estranho, procuramos coisas familiares Marcas conhecidas precisam estar na Web Se não estiverem, outras gradativamente ocuparão esse espaço Para uma experiência nova, buscamos o apoio de especialistas Necessidade de comunicação diferenciada e consistente (o lado “.NET” das marcas) Necessidade de comunicação convergente e complementar Mundo real e mundo virtual interagem Credibilidade, confiança e benefícios consistentes

A mídia, a marca e a mensagem O produto é a mensagem (Ford - anos 10/30) A propaganda é a alma do negócio (anos 60) O meio é a mensagem (McLuhan – anos 70) A aldeia global A marca é a mensagem (Mkt – anos 80/90) A volta dos apóstolos... Sob controle de quem ? ....