TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante

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Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
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Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Sílvia Carvalho e José lobo S/3 Daniel Faria - Baltar Baltar, Porto 9º ano Ciências Naturais, CFQ e E.Visual D.R.T. (Delta Racing Team ) 4+2 Delta 4/ Barco/Carro.
Escola Secundária Daniel Sampaio
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Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
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TecnoVC4 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz
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Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz Amarante - Porto 9º ano (Educação Tecnológica) TecnoVC
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.
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A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO eV - Riders Alunos: João Encarnação e Pedro Baptista Professor: Carlos Paulino Colégio.
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A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Pico de Regalados Manuel Flores
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
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Pedro Jorge Cruz Carneiro Fernandes EBS de Velas Velas - Açores 8ºAno (Ed.Tecnológica.; Matemática; F.Q.; L. Portuguesa) NO CO
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Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Moisés da Costa Leite EB2,3 de Canedo Canedo, S. M. Feira – Distrito de Aveiro 9º ano, electricidade e práticas laboratoriais CEF Canedo 4+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
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Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
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Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Transcrição da apresentação:

TecnoVC1 Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 4 +1 9º Ano (Educação Tecnológica )

Protótipo 1 – Solução Catamaran Protótipo 2 – Solução Barco normal Aproveitando o facto de na disciplina de Educação Tecnológica se ter abordado a temática Energia e se ter proposto a realização de um projecto prático sobre este tema, decidimos participar no Concurso Rali Solar, realizando um Barco Solar. Indo de encontro ao estipulado no Regulamento deste concurso, tentamos neste projecto promover as Energias Renováveis e as preocupações ambientais, pelo que sempre que possivel tentamos reutilizar/reaproveitar materiais, poupando assim recursos. Seguindo a Metodologia de Projecto (usada nas aulas de Educação Tecnológica), que segue 7 etapas: Situação/Problema; Investigação; Ideias; Solução; Projecto; Realização e Avaliação, a equipa começou a trabalhar. 1 – Situação/Problema - Do Regulamento “…Construção de um protótipo de um Barco Solar, com utilização de componentes mecânicos reutilizados.” Partindo deste pressuposto a equipa começou a investigar… Protótipo 1 – Solução Catamaran Protótipo 2 – Solução Barco normal

Estrutura do barco + hélice + painel Pormenor da hélice e das uniões 2 – Investigação – A equipa começou por analisar os regulamentos e a diferente documentação disponibilizada para este concurso e disponível no site Ciência Viva. Foram tomadas notas das informações relevantes. Também foi pesquisada informação relativa às anteriores edições deste concurso, visualizadas fotos, recolhidas informações sobre paíneis fotovoltaicos, experimentados os kits disponibilizados (ligação série/paralelo/mista) e ainda pesquisada informação sobre aerodinâmica e barcos. Nesta fase também se começou a analisar/escolher alguns possíveis materiais a aplicar no nosso barco e feita a sua recolha, nomeadamente ( roofmate, esferovite, embalagens, madeira, metal, arame, fios condutores, etc). Estando na posse desta informação e materiais passamos à fase seguinte. 3 – Ideias – Foram seleccionadas algumas imagens de barcos existentes no mercado e foram feitos alguns esboços. Feitos vários ajustes procedeu-se a uma escolha. 4 – Solução – Foram definidas duas soluções dos esboços efectuados anteriormente. Foram debatidos os prós e contras e escolhida e justificada a escolha. Como não se chegou a um consenso o grupo dividiu-se em dois e decidiu-se realizar dois protótipos (um catamaran e um barco normal). Posteriormente será seleccionado um para a competição. 5 – Projecto – Procedeu-se ao desenho rigoroso da solução escolhida – vista em perspectiva, vista de frente, vista de baixo, vista de frente e vista de lado. Foram também aqui definidas as medidas do protótipo e a disposição do paínel fotovoltaico, etc. Estrutura do barco + hélice + painel Pormenor da hélice e das uniões

Estrutura do barco (flutuadores) Componentes do Catamaran 6 – Realização – Estando na posse de vários materiais recolhidos, foi altura de fazer uma escolha. Pelo critério da leveza e resistência do barco a equipa optou por escolher o material vulgarmente chamado “roofmate “- poliestireno extrudido. Utilizando cola de contacto para esferovite foram coladas as várias peças do barco. Posteriormente depois de seco e bem colado foi moldado, utilizando lixas, x-actos, limas, grosas – até ter a forma que pretendíamos. Foi utilizada também uma placa de madeira para o casco do barco e dois varões de madeira para união das peças de roofmate. O painel fotovoltaico e o motor foram fixados à placa de madeira, utilizando uma pequena e leve chapa metálica. Entretanto os elementos da equipa estudaram a melhor maneira de testar várias hélices e disposições para o motor. Foi testada uma hélice de um dos kits fornecidos e foi realizada uma hélice final em madeira de balsa. Aquando da realização deste relatório estamos na fase de pintura e de testes. 7 – Avaliação - A avaliação propriamente dita será feita na prova regional (caso sejamos aceites) no entanto estamos a testar o barco numa espécie de bacia grande que temos na sala de aula. Estamos a deparar-nos com alguns problemas que esperamos resolver a breve trecho... Sendo este um projecto de sala de aula, em que o professor tem que dar apoio a muitos grupos de trabalhos diferentes, as decisões e trabalhos específicos passam quase exclusivamente pelos alunos, sendo os conselhos do professor uma ajuda preciosa. Estrutura do barco (flutuadores) Componentes do Catamaran

Protótipo 1 – Vista de Trás Protótipo 2 – Vista de Trás Na nossa opinião, o nosso barco é de fácil fabrico e é um protótipo muito prático e real, pelo que facilmente poderia ser fabricado e comercializado. O facto de utilizar uma energia renovável é uma mais valia em termos ambientais e energéticos. Achamos que sem dúvida deveria haver barcos solares similares a este no mercado. Há que pensar no futuro... Em termos de aprendizagem, aplicamos os conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Tecnológica e Ciências Fisico-Químicas num projecto prático e real. Utilizamos uma energia limpa para realizar um meio de trsnsporte do futuro. Entramos em contacto com um painel fotovoltaico, com motores, fizemos ligações, pensamos em atrito, aerodinâmica, barcos.... Muitos conhecimentos que deram como produto final um protótipo de barco que muito nos orgulha. Fazemos questão de dizer aos nossos amigos, familiares e professores, o que estamos a desenvolver. É motivo de orgulho. Para além disso estão cartazes na escola a anunciar este concurso. A 28 de Maio vai realizar-se a celebração do Dia Mundial da Energia na nossa escola e vamos expôr este e outros trabalhos envolvendo a temática Energia (são três turmas do 9º ano a desenvolver projectos) para toda a comunidade ver e ainda vamos promover a utilização de Energias Renováveis, de modo a termos um desenvolvimento sustentável a pensar no futuro do nosso Planeta. Para primeiro ano neste concurso não nos safamos mal, para o ano faremos melhor... Protótipo 1 – Vista de Trás Protótipo 2 – Vista de Trás