Reserva Biológica do Rio Trombetas – Programa de Proteção e Manejo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

CARACTERIZAÇÃO E PLANEJAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Finalidade das UCs Unidades de Conservação da Natureza são espaços onde as atividades humanas são restritas e manejadas para garantir a conservação da.
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Ecossistemas Educação Ambiental Fauna Fiscalização Flora Institucional
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
Unidades de Conservação (processo de criação e implantação)
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Termo de Referência para CONTRATAÇÃO DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA SUBSIDIAR A Elaboração dos Planos de Manejo das unidades de conservação federais do.
Rafael João Sampaio UFRRJ – Departamento de Ciência Ambientais
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
Planos de Manejo Integrados das Unidades de Conservação Federais do Interflúvio Purus-Madeira (BR-319)
Perguntas para a Mesa Redonda III: Possibilidades e limitantes legais para a constituição e gestão de mosaicos de áreas protegidas.
Unidades de Conservação
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Termo de Referência para contratação de diagnóstico ambiental para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do.
Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves –
ICMS ECOLÓGICO Andrea Franco de Oliveira
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.
Objetivo: Implementar a Gestão em Mosaico visando fortalecer e integrar o Sistema de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, através de Mobilização Social,
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
ÁREA DE EMPREGABLIDADE TURISMO
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Área de Relevante Interesse Ecológico ARIE do Degredo
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Juarez Pezzuti – NAEA/UFPA Marcelo Crossa - IPAM George Rebêlo - INPA
Reunião para Formação do do Parque Estadual Fritz Plaumann
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
II Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
PLANOS DE MANEJO EM RESERVA PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL – RPPN
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
SISTEMA MUNICIPAL DE ÁREAS PROTEGIDAS.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
1 LEI MUNICIPAL Nº 99/2014. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS O presente Projeto de Lei baseia-se nos Princípios da Precaução e da Prevenção, visto que é patente a.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA
Revisão Plano de Manejo – REBIO Serra do Japi - Jundiaí - SP Fundação Serra do Japi, Março, 2016.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Brasília-DFMarço/2014Brasília-DFMarço/2014 FLORESTA NACIONAL DE BRASILIA.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
“Oportunidades de Otimização da Gestão Pública a partir das Unidades de Conservação” Belém – Pará 07/06/2016 GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO.
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA Brasília/DF – 26/05/2010 Diretoria de Licenciamento Ambiental.
Transcrição da apresentação:

Reserva Biológica do Rio Trombetas – Programa de Proteção e Manejo Rodrigo Condé Alves – 2008035369 rconde@gmail.com

A REBIO do rio Trombetas A REBIO do Rio Trombetas está localizada no Noroeste do Pará, no município de Oriximiná, a 818 Km da capital. Área de extensão da UC: 385.000 ha Decreto de criação: 21 de setembro de 1979 Objetivos da UC: resguardar a sobrevivência da tartaruga-da amazônia (Podocnemis expansa) e demais quelônios; assegurar a permanência dos processos naturais de sazonalidades; e, proteger áreas encachoeiradas, que abrigam fauna e flora particulares.

A REBIO Trombetas está localizada em um mosaico de UC’s Destaque para as áreas alagadas (lago Erepecu) e nascentes Área de grande relevância hídrica e ecológica

Planos de Manejo Anteriores PLANO DE MANEJO DA RESERVA BIOLÓGICA DO RIO TROMBETAS – 1ª VERSÃO (1982) Objetivos Gerais: ”criar possibilidades para melhor compreensão dos valores naturais existentes na Reserva Biológica do Rio Trombetas, além de assegurar, de forma planejada e adequada, a sua efetiva conservação relevando-se a máxima importância que ela representa para os dias atuais e principalmente, para os dias que se seguirão no futuro”. Atividades propostas no Programa de Proteção e Manejo (1982)

Planos de Manejo Anteriores PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL DA RESERVA BIOLÓGICA DO RIO TROMBETAS – 1993 Objetivos Gerais: as ações foram propostas com objetivo de controlar a pressão antrópica que vinha se manifestando sobre a Reserva, o que em última análise, impedia que seus objetivos estabelecidos no PM (1982) fossem plenamente atingidos. Atividades propostas no Plano de Ação Emergencial (1993)

A Revisão do Plano de Manejo Em 2004, plano de Manejo foi revisado e originou-se um novo documento, continua em vigor até os dias de hoje: Este documento trata do planejamento da Reserva Biológica do Rio Trombetas e sua zona de amortecimento. Aborda a avaliação estratégica da Unidade, Define os objetivos específicos de manejo, Realiza zoneamento e o planejamento por áreas de atuação, com seus respectivos cronogramas físico-financeiros, Faz uma avaliação prévia dos custos totais de implementação do plano de manejo, no horizonte de 05 anos. São definidas AGGI’s (Ações Gerenciais Gerais Internas) para cada um dos dos Programas Temáticos: Pesquisa / Monitoramento; Proteção e Manejo; Educação ambiental; e Operacionalização

Questionário Programa de Proteção e Manejo Quantas reuniões com a Coordenação de Proteção foram feitas no ano de 2012? (Apresente as atas) Os relatórios semestrais da coordenação de proteção e manejo, estão sendo entregues? (Apresente as atas) O relatório anual de atividades do programa está atualizado? A elaboração da rotina de fiscalização foi feita quantas vezes em 2012? Qual a situação do cadastramento das embarcações que navegam o rio trombetas? Ocorre caça e pesca dentro da reserva? Quantos funcionários estão responsáveis pela fiscalização dentro da reserva? O efetivo é suficiente?

Questionário Programa de Proteção e Manejo Foram ministrados curso de capacitação no ano de 2012 para os agentes? Quantos e quais crimes ambientais foram registrados nos últimos 4 anos? Todos funcionários possuem uniforme/EPI/comunicação? Os postos de fiscalização em Cachoeira Porteira; Estreito do Erepecu; Mussurá; Acapu, foram implantados? Qual a situação deles? Qual a destinação do esgoto oriundo desses postos? Existem fossas/biodigestores? Quais/quantos animais domésticos encontram-se em cada posto de fiscalização? A polícia ambiental percorre a área da unidade?

Questionário Programa de Proteção e Manejo Existem kits de primeiros socorros em todos os postos de fiscalização? Quantas embarcações possui cada posto de fiscalização? Todos postos tem computador, máquina fotográfica e GPS? Todos postos tem equipamento de cozinha/escritório? Os condutores das embarcações e veículos terrestres possuem habilitação? Há coletes salva-vidas em todas embarcações? Quantas embarcações tem Rádio VHF - Fixo ou Portátil, possuem GPS?

Questionário Programa de Proteção e Manejo O Posto fiscal volante Damiana (Tajá), na estrada da Cachoeira Porteira (BR 116), foi instalado? Há plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na unidade?Existe diálogo com a comunidade e a Flona de Saracá –Taquera sobre o assunto? Existem brigadas de incêndio voluntárias na comunidade de entorno? Quais equipamentos para combate a incêndios a unidade possui? São suficientes? Qual a destinação do lixo gerado na reserva, existe separação de orgânicos/recicláveis?

Questionário Programa de Proteção e Manejo Em relação aos objetivos de manejo: O que foi feito quanto a proteção da bacia do rio trombetas? Qual o diagnóstico sobre o uso das espécies de interesse econômico Manilkara huberi e Bertholletia excelsa? Existe extrativismo de castanha do pará dentro da unidade? Existe plano para essa exploração? A regeneração é monitorada? Qual a regularidade da fiscalização nos sítios arqueológicos presentes na área? Os limites geográficos da reserva são bem estabelecidos? Existe uma boa base cartográfica? Qual a formação e capacitação dada aos agentes fiscalizadores nos últimos 3 anos? Resultados Esperados Com a aplicação deste questionário, espera-se a geração de dados robustos, que permitam verificar o cumprimento das metas propostas em 2004, bem como averiguar quais foram os principais problemas enfrentados pela UC na execução do programa temático selecionado (Proteção e Manejo). Obrigado!!!