Educação Continuada à Distância, um Estudo de Caso

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Transcrição da apresentação:

Educação Continuada à Distância, um Estudo de Caso Mestrando: Vanderley Flor da Rosa Orientador: Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira

A Implementação do Curso Grupo desenvolve cursos on-line Objetivo: implantar um Curso de extensão lato sensu à distância: Distributed Programing Using Java Coleta de dados e análise do Curso Educação continuada à distância via Internet

Pré Requisito: Inscrição: Carga Horária: Conhecimento de Inglês Não ser iniciante em Informática Profissionais de computação e engenharia Pessoal com nível superior Inscrição: Cadastramento no site: Informações pessoais Compromisso de concluir, no caso de aceitação Carga Horária: Administrada pelo aluno Para efeito de certificação: 30 horas (curso total)

Duração do curso: 4 meses Metodologia: Trabalhos necessariamente em grupo (3 pessoas) Calendário de estudo sugerido Interação com os participantes e com os organizadores Cada grupo responsável por um Assignment Grupo administra forma ideal de comunicação Cada Assignment (total de 2) um Review Debate acerca dos Assignments e respectivos Review Alunos que entregaram no mínimo 1 assignment  aptos para o Test final Test final presencial

Assignment: Test: Trabalhos em grupo Cada grupo selecionou tópico a partir de uma lista; cada tema de projeto pode ser feito por um ou mais grupos Resultados foram ‘postados’ no site do curso  disponíveis para visitação Trabalho passível de revisão por outro grupo (review) Seções de debate a seu respeito com a participação aberta a todos Test: Avaliação final presencial ao final do Curso

Review Revisão de um projeto de um outro grupo Idéia surgiu de experiências presenciais no ICMC Crítica, correção e pareceres sobre os assignments Indução da troca de experiências Forma de promover a interação entre todos os participantes (motivação participativa (Demo, 1998)) Meio de promoção de aprendizado diferenciado (forma e conteúdo)  cada grupo: assignment e review Política de designação de reviews pseudo-randômica: grupo não revisar seu revisor, tema diferente de seu assignment

Características do Curso Histórico: Período oficial: setembro/2000 – dezembro/2000 Divulgação: Cadastro prévio de interessados Listas na Internet 2 eventos: COMDEX/SUCESU-2000 - São Paulo-SP 4th International Conference on Technology, Police and Innovations - Curitiba-PR Características do Curso Alunos seguiam uma pauta de estudos sugerida Dúvidas resolvidas de forma assíncrona (e-mail e NewsGroup) e síncrona (seções de chat) Curso inteiramente disponibilizado Pauta de estudos Disponível mesmo para não cadastrados

Características do Curso Curso espelhado em outro servidor: minimizar problemas de acesso Curso foi experimental, participantes cientes Alunos colaboraram com críticas e sugestões Foram realizadas análises do curso e do comportamento dos participantes Resultados: úteis para: educação, computação, psicologia, etc. Experiência: know-how para outros experimentos

Educação à Distância Início de milênio: profundas mudanças Variedade de tendências educacionais Variedade de ferramentas no ensino a distância Necessidade de projetos que contemplem o uso cooperativo Internet: nova sociedade Política, econômica, ideológica. EaD: novas mídias, novas tecnologias, interativa, cooperativa... Adequação de métodos ? ? ?

Educação Continuada  Objetivo: Alunos (egressos): necessidade de constantes adequações Ambiente de rápidas mudanças Universidade: prover meios e soluções ao egresso  Objetivo: utilizando ferramentas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa implantar e administrar um Curso à distância via Internet em nível de extensão universitária Coletar e analisar dados sobre seu andamento e sobre sua comunidade ativa de alunos

Educação a Distância Sistema de comunicação bidirecional Comunicação massiva Propicia aprendizagem autônoma Requer sistemas organizacionais especiais (enfoque tecnológico) Separação professor-aluno “Educação à distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados (Diário Oficial da União) Educação de qualidade para todos (será)

EaD - Histórico Dos correios ao uso de satélites Das epístolas do Apóstolo S. Paulo na Bíblia até a Internet Classificação (gerações): Textual: textos impressos (até 1960) Analógica: textual + multimídia (entre as décadas de 60 e 80) Digital:interatividade, longa amplitude de acesso, popularização das redes e Internet (atual geração)

EaD: Paralelo Presencial X à Distância Alunos heterogêneos e autônomos Docentes: suporte e orientação Comunicação e recursos: uso de multi-meios Estrutura e administração: muitos alunos por curso / menores custos Planejamento e avaliação (do aluno e do programa) diferentes

EaD – Pontos Positivos Amplia possibilidade de acesso Grande números de alunos atendidos ao mesmo tempo Custo potencialmente reduzido Permanência do aluno em seu ambiente (profissional, familiar, cultural) Rigidez flexibilizada: para questões como: onde estudar? quando estudar? em qual velocidade estudar?

EaD – Pontos Negativos Limitações em alcançar os objetivos de socialização Risco de homogeneidade e massificação Na tentativa de se alcançar a muitos, têm-se muitos abandonos Serviços administrativos geralmente mais complexos Aluno deve ter características de auto-didata

Auto-Aprendizagem - características Aluno é responsável pelo próprio aprendizado Determina ‘como’ e ‘quando’ estudar Aloca tempo para atividades importantes Acompanha seu próprio aprendizado Diagnostica fraquezas Procura ajuda quando necessário Estabelece metas realísticas Recebe as notas que esperam Compreende a relação entre ‘ação’ e ‘desempenho

EaD – considerações finais Esta modalidade pode sugerir facilidades irresponsáveis Cursos: devem ter metas realísticas que os estudantes consigam atingir devem estabelecer práticas colaborativas necessárias para a negociação com problemas complexos problemas semelhantes aos quais os estudantes irão se confrontar ao longo de suas carreiras. Estudantes: devem se engajar em um aprendizado autônomo.

Computadores na Educação Caráter construcionista: Interação com o computador Não é uma simples transmissão de conhecimento  ‘construção’ Ênfase na aprendizagem, não destaca somente ao ensino Prepara o aluno para uma sociedade ‘baseada no conhecimento’ CAL, CBT, CAI, CMI, CMC

Tecnologias disponíveis Material impresso CDs E-mail Chat WWW Telefone, rádio, vídeo TVs instrucionais Listservers NewsServers

Produção Científica - ICMC Algumas principais produções Retratam parte do pensamento registrado Pesquisas refletem os avanços obtidos Conceitos levados em consideração: autoria, cooperação, avaliação, disponibilização de materiais, etc. EHDM - Educational Hiperdocuments Design Method StudyConf HyDTS HyperBuilder, QuestBuilder e TaskBuilder SASHE ...

Projetos de outras instituições: WebCT AulaNet Classroom Projeto do Georgia Institute of Technology Infra-estrutura de uma sala de aula com aplicações cliente-servidor, gravam automaticamente o conteúdo capturado de uma aula Dispositivos de captura e disponibilização de documentos multimídia (áudio, vídeo e anotações em uma lousa eletrônica) na WEB

Projetos brasileiros (dentre outros) Universidade Federal de Santa Catarina Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção Faculdade Carioca Graduação em: Informática, Administração, Economia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Desenho Industria, Matemática e Letras Escola do Futuro da Universidade de São Paulo (USP) Oferece vários cursos como: Astronomia, Tratamento de Imagens e Atualização de Professores de 1º e 2º graus Outros: Projetos brasileiros Nível mundial

Trabalho em grupo na Internet Viabiliza a comunicação Permite a transmissão de textos, arquivos, imagens e sons É interativa e potencialmente cooperativa Permite: comunicar, produzir, cooperar, aprender, interagir HTTP, FTP, HTML ... Possibilita altos índices de interação e cooperação Solução de baixo custo e longo alcance para programas de treinamento a distância

Trabalho em grupo na Internet No Curso: trabalhos em grupos de 3 pessoas Dinâmica: diferente do modo presencial Diversidade de pensamentos Fases: Formação, apreciação, controle, decisão, tensão, integração Indivíduo (e grupo): agente do próprio conhecimento Debate como estratégia de ensino (peer review) Objetivo: crescimento pessoal e coletivo

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Cursos na Internet (tarefas) Autoria Disponibilização Comunicação Gerenciamento * Deve ser independente do ambiente Prover recursos de interação Professor deve poder criar material didático com os recursos que quiser Orientado a atividades (postadas no site), utilizadas para avaliação dos trabalhos Deve facilitar o trabalho administrativo do professor

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Ferramentas visam automatizar a tarefa de gerenciamento de cursos no ambiente WWW Reserva espaços no disco para acomodação dos trabalhos a serem postados Criam entradas na base de dados para gerenciamento Serviços: informes sobre calendário, programa e conteúdo das aulas, bibliografia , ferramentas administrativas e de apoio:News Groups, FTP Atividades: Assignments, Reports, Tests.

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para informações sobre o curso a ser gerenciado

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para a definição das atividades para o curso

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para definição de uma atividade assignment

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para definição de conceitos e valores de seus limites

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface associação a uma turma

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para cadastro do estudante interessado

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para seleção de candidatos

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para transferência de arquivos via applet

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para formação de grupos de trabalho

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para alteração de senha

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Informações dos estudantes

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Informações dos grupos

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para manipulação dos reviews

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para alteração de notas dos grupos

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Interface para alteração de notas dos estudantes

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Uso “à distância” (não presencial) Detecção e correção de bugs Verificação da usabilidade (do ponto de vista do usuário) Os usuários estão conseguindo usar ? (com um mínimo de ajuda) São suficientes para o gerenciamento É necessário intervir manualmente nos diretórios ou na base de dados ? Depuração

WebCoM - Ferramentas para Gerenciamento de Cursos na Internet Avaliação do WebCoM Corretitude: 8,5 Confiabilidade: 8,1 Eficiência: 8,6 Integridade: 9,2 Usabilidade: 8,3 Acurácia: 8,5 Eficiência de execução: 7,1 Generalidade: 8,5 Instrumentação: 7,4 Operabilidade: 9,2 Segurança: 9,4 Treinamento: 7,2 Desempenho: 7,0

Dados Coletados Ficha de avaliação do Webcom Fichas dos alunos que oficialmente desistiram (5) Fichas dos alunos que NÃO fizeram a prova presencial (10) Fichas dos alunos que fizeram a prova presencial (14) Contatos com alunos: e-mail e chat (100%)

Dados Coletados Alguns resultados esperados: (relação entre) Número de candidatos aos cursos com o número dos que efetivamente iniciaram o processo: 170 candidatos (abril/2001- 300)– 120 alunos iniciaram o curso Os que iniciaram com os que concluíram (os que foram certificados): 120 iniciaram – 13 foram certificados Os que estavam aptos para realizar a prova e foram certificados: 120 alunos iniciaram 58 ativos até à metade do Curso 33 montaram o segundo grupo 18 entregaram o 2º assignment, 14 compareceram para o teste 13 alunos foram aprovados e certificados

Dados Coletados Priorizados os alunos de nível universitário, público alvo deste projeto

Dados Coletados Existem distorções entre o tempo de estudo assumido e o efetivamente dispensado pelos alunos

Dados Coletados 2 horas: tempo curto

Dados Coletados Expectativa de aprendizado: fundamental na EaD

Dados Coletados Número expressivo dos que não se mobilizaram para entrega dos trabalhos

Dados Coletados Acerto na formação do grupo é fundamental Tarefas: somente em grupo Numero grande de membros apáticos

Dados Coletados Estratégia que pode trazer benfícios Difícil de se administrar na Internet

Dados Coletados “Tempo” não poderia figurar em primeiro lugar Combinação de fatores: causa problemas não administráveis

Dados Coletados Problemas com as ferramentas foram fácil e rapidamente resolvidos Problemas se misturaram com os problemas de acesso ao site do curso

Dados Coletados A grande maioria destaca a importância de uma retaguarda pedagógica

Dados Coletados Porém, a maioria (que terminou o curso) afirma não ter utilizado Os que desistiram ...

Dados Coletados Apesar de todos problemas durante a jornada a maioria é categórica afirmando que participaria de outros programas similares

Dados Coletados Pontos Positivos: Pontos Negativos: Sugestões: Todo material disponível desde o início Uso de “peer review” Gratuíto Flexibiliza a organização pessoal, horário Pontos Negativos: Membros dos grupos nem sempre engajados Dificuldade de comunicação entre membros Site lento Sugestões: Homeworks menores Aulas on-line Avaliação presencial “distribuída” pelo Brasil

Conclusões Explorados uma grande variedade de ângulos Comparação com curso semelhantes: resultados similares Resultados podem ser generalizados e considerados na oferta de programas semelhantes Objetivos gerais: Implantar e administrar , coletar dados e analisar resultados Trabalho pioneiro, abre caminho para trabalhos similares

Conclusões Evasão: Fatores externos negativos: Sugestão: Problema clássico, principalmente em EaD Tentar minimizar sua abrangência Fatores externos negativos: Fim de ano: excesso de atividades Problemas de acesso ao site da USP Sugestão: Liberação progressiva dos conteúdos (curiosidade) Aulas on-line: manter aluno ‘ligado’ Diversificar mídias (material impresso, CDs, vídeo etc) Trabalhos menores (reports): facilita acompanhamento

Conclusões Review Futuros cursos: Merece destaque: aguça: interesse, senso crítico, atenção, curiosidade, auto-estima, interação, humildade, aprendizagem, etc. Futuros cursos: Projeto piloto Atenção aos materiais e às mídias Avaliação diagnóstica (para agir em tempo) Atenção com a regulamentação (nível médio, graduação, pós-graduação, extensão, etc.) Análises qualitativa e quantitativa

Conclusões De uma maneira geral, as escolas trabalham baseadas na pedagogia tradicional Toda escola segue determinado paradigma A Universidade deve: assumir uma linha progressista incentivar o aprendizado não formal se adequar às necessidades atuais e futuras de seus alunos Usar programas de educação continuada e a distância, Objetivos podem ser atingidos com o uso da Internet

Conclusões Sendo um curso essencialmente técnico da área de computação: É apropriado para a Internet Há interesse, demanda Existe aprendizado do conteúdo O aprendizado é importante A certificação é importante

Conclusões EaD: Contato presencial Não substitui a figura do professor Tendência que traz desafios e novos horizontes: À Universidade Ao aluno Ao egresso

Publicações Paper apresentado na: 4ª International Conference on Technology, Policy and Inovation – 2000 - Tópico: “Learning and Knowledge Networks for Development” – ago/2000 - Curitiba-Pr. Poster apresentado na COMDEX'2000 - Sucesu-SP, ago/2000 – São Paulo-SP Poster apresentado na TELMED'2000 II Exp. e Cong. Int.Telemedicina, Tec. na Àrea Médica, Trein. e Ed. à Dist.- Harvard Medical International - Nov/2000 -São Paulo-Sp

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