MEDIAÇÕES PARA LEITURA NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DOCENTES E DA BIBLIOTECA FERNANDO CRUZ LOPES MARCIO BONEZI.

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Transcrição da apresentação:

MEDIAÇÕES PARA LEITURA NA UNIVERSIDADE: AÇÕES DOCENTES E DA BIBLIOTECA FERNANDO CRUZ LOPES MARCIO BONEZI

OBJETIVO Entender como a leitura é mediada dentro das Universidades, pelos professores e pela biblioteca, sendo que, a leitura é o principal instrumento de ensino- aprendizagem e, também, de pesquisa e produção científica.

HISTÓRICO Surgimento da Universidade - modelo de ensino onde a prática oral era forte. Universidade contemporânea focada no ensino e extensão, leitura como forma de construção de conhecimento. Contudo, a leitura não é prática de nenhum departamento, e a biblioteca universitária tem que lidar com a falta de materiais.

METODOLOGIA Analisar três turmas de uma disciplina específica do curso de Psicologia da UFBA. Foram acompanhadas três turmas consecutivas dessa disciplina, perfazendo um total de 109 estudantes: 36 da turma 1 (t1); 37 da turma 2 (t2) e 36 da turma 3 (t3). Além da observação das turmas em sala de aula, foi utilizada a participação da turma em fórum no website que o professor criou para a disciplina.

METODOLOGIA Também nos três semestres letivos se procedeu a observação indireta do movimento de utilização da biblioteca pelos participantes da amostra, a realização de grupos focais com os alunos, com as bibliotecárias e entrevistas com o professor.

RESULTADOS

REFERÊNCIA GOMES, H. F. Mediações para leitura na universidade: ações docentes e da biblioteca. In: LARA, M. L. G. de.; SMIT, J. (orgs.). Temas de pesquisa em Ciência da Informação no Brasil. São Paulo: ECA-USP, p