PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
Saúde e Segurança no Trabalho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Ministério da Cultura.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
SISAUD/SUS.
SISAUD Sistema de Auditoria
DENASUS/MS CONSOLIDAÇÃO, REVISÃO E ATUALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO SUS.
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
Promover com excelência a educação,
DEPARTAMENTO NACIONAL DE AUDITORIA DO SUS - DENASUS
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
XXXI FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Participativo 2014 Fortaleza – Ceará 05 de Novembro de 2013.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA DENASUS/MS

A AUDITORIA DO SUS Auditoria do SUS entendida como o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública pelos processos e resultados gerenciais e aplicação dos recursos públicos mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. DENASUS/MS

Objetivos Gerais do Projeto Desenvolvimento constante de métodos de auditoria e perícias; A intensificação do uso da tecnologia; O aprimoramento de mecanismos de diálogo público e de participação popular; DENASUS/MS

Objetivos Gerais do Projeto Atuação preventiva e orientadora e a implementação de parcerias e rede de atuação; Adoção de práticas gerenciais relacionadas à gestão do conhecimento e de pessoas. DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Promover um processo de mudança conceitual, normativo e procedimental das ações de auditoria; Integrar as ações e os instrumentos de avaliação, controle e auditoria do Ministério da Saúde no âmbito do SUS; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Ampliar e aprimorar o uso da tecnologia da informação através do Sistema de Auditoria em Saúde – SISAUD; Definir estratégias de cooperação técnica (treinamento e capacitação) e parceria (ações compartilhadas) com os demais níveis de gestão do SNA; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Estabelecer com os órgãos de controle interno e externo do SUS parcerias e cooperação técnica nas ações de auditoria e fiscalização; Cumprir com tempestividade e qualidade as competências do DENASUS; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Definir, padronizar e normatizar as metodologias, técnicas e procedimentos aplicáveis à auditoria do SUS para o SNA; Aperfeiçoar os processo de trabalho do DENASUS; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Verificar e acompanhar o cumprimento das diretrizes dos programas do Ministério da Saúde no âmbito do SUS; Estabelecer critérios para atendimento às demandas para os três níveis de gestão do SNA; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Estabelecer parâmetros de perfis para formação de equipes; Estabelecer os indicadores de desempenho das auditorias e avaliação dos componentes do SNA; Reorganizar o DENASUS no contexto da consolidação e fortalecimento do SNA ; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Definir amostragem científica para realização dos trabalhos no SNA; Desenvolvimento de mecanismos para o gerenciamento e controle - orçamentário, financeiro e patrimonial – dos recursos alocados nos Núcleos Estaduais do MS, DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Participar do desenvolvimento de políticas visando implementar e aperfeiçoar os mecanismos de auditoria; Fortalecer o relacionamento com a sociedade, órgãos públicos e outros, estimulando o controle social; Combater a corrupção, o desvio e a fraude na gestão dos recursos públicos federais; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Contribuir para a melhoria da prestação dos serviços de saúde à população; Aprimorar a Política Interna de Gestão de Pessoas no seu âmbito de atuação; Adotar postura pró-ativa; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Divulgar a imagem institucional e o diálogo público, através do SISAUD-NET e da página do SNA na Internet; Estimular o controle social; Aperfeiçoar o sistema de planejamento e gestão do DENASUS; DENASUS/MS

Objetivos Específicos do Projeto Assegurar elevado nível de satisfação dos servidores do DENASUS; Buscar consultorias especializadas em áreas específicas do conhecimento na Saúde Pública. DENASUS/MS

Descrição Discussão com as áreas técnicas do DENASUS para informações sobre o projeto em estudo; Criação de um Grupo de Trabalho no DENASUS desenvolvimento das ações previstas no projeto; Apresentação dos subsídios do DENASUS para o Grupo de Monitoramento do Ministério da Saúde para apreciação e elaboração de proposta final. DENASUS/MS

RESULTADOS ESPERADOS Agilidade dos resultados das auditorias; Dotar o Ministério da Saúde de informações sobre a qualidade e eficiência dos diversos Sistemas de Saúde, municipais e estaduais contribuindo para a definição de políticas para o setor. Fortalecimento do SNA - Sistema Nacional de Auditoria; Otimização da sua força de trabalho; DENASUS/MS

RESULTADOS ESPERADOS Melhorar a garantia do acesso e humanização da assistência na saúde; Diminuição constante e gradativa das irregularidades na utilização dos recursos financeiros do SUS Articulação efetiva entre as áreas técnicas do MS, favorecendo um controle mais efetivo das ações e serviços de saúde do SUS. DENASUS/MS

Programação DENASUS/MS