Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Microeconomia Grupo de Economia da Inovação – IE/UFRJ
Advertisements

- Estruturas de Mercado
ECONOMIA & MERCADO.
Análise das cinco forças de Porter
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Empresas em Mercados Competitivos
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Empreendedorismo 2008 Profº Carlos Augusto
Fundamentos de Economia
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
O que é um Mercado? Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Universidade Paulista - UNIP O Equilíbrio de Mercado.
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
Teoria Neoclássica Duas Estruturas de Mercado Extremas
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Concorrência Imperfeita Prof. Jorge Mendes de Sousa
Turma: ADM 2º semestre noturno
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
MICROECONOMIA I Pedro Telhado Pereira.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Fundamentos de Economia
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
MICROECONOMIA Aula 9 – Monopólio: hipóteses e funcionamento de mercado e os resultados da firma monopolista.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
MODELO DE EQUILÍBRIO EM OLIGOPÓLIOS
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Introdução à Microeconomia
O PROBLEMA DE OLIGOPÓLIO
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
Prof. João Carlos Bragança
Economia Florestal Falhas de mercado.
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
As forças de Mercado da Oferta e da Demanda
Determinantes das estruturas
Oferta e Demanda.
11/12/ MICROECONOMIA II P ROFESSORA S ILVINHA V ASCONCELOS 1.
Cézar Augusto Lins de Andrade
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Determinação de Preços
Fundamentos de Economia e Mercado
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2º SEMESTRE DE AULA 04: II. DEMANDA  II.2) ESTRUTURA DE MERCADO  influencia formação de preço e demanda  Monopólio (1.
Transcrição da apresentação:

Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, concorrência monopolista, monopólio, e oligopólio Bibliografia: VASCONCELOS, M.A.S. & GARCIA, M.E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Editora Saraiva. 2008. Cap 7

Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações Principais estruturas de Mercado: Grau de concorrência diminui Concorrência monopolista Concorrência Perfeita Monopólio Oligopólio Grau de concorrência aumenta

Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações As estruturas de mercado dependem essencialmente de três características: Número de empresas (fornecedores) e consumidores (vendedores) que compõem o mercado; Tipo de produto (grau de diferenciação); Existência de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado. 3

Concorrência Perfeita Mercado competitivo (em concorrência perfeita): possui muitos vendedores e compradores, de modo que nenhum comprador ou vendedor individualmente consiga exercer um impacto significativo sobre os preços. Nesse mercado, pressupõe-se que os bens e serviços ofertados sejam todos iguais (qualidade, marca, rótulo, etc.). Não há barreiras de acesso para esse mercado aos novos empresários. As forças da Oferta e da Demanda determina tanto a quantidade vendida quanto o preço de um bem. Como compradores e vendedores em mercados perfeitamente competitivos devem aceitar o preço que o mercado determina, diz-se que são tomadores de preço.

Mercado em Concorrência Perfeita : Estruturas de Mercado: principais conceitos e aplicações Mercados em Concorrência perfeita Mercado em Concorrência Perfeita : Existência de um grande número de vendedores e compradores; O produto transacionado é homogêneo: Há livre mobilidade de empresas no mercado (em termos técnicos isso significa que não existem barreiras para entrada e saída de empresas no mercado). Pleno conhecimento (todos os agentes conhecem todas as condições do mercado todo o tempo). 5