LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO Código estabelecimento
Advertisements

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Avaliação das Sessões de Aprendizagem
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Universidade de Aveiro
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Projecto Ciência Viva Ano lectivo 2006/2007 Coordenadora: Lucília Batista Agrupamento Vertical de Escolas Dr. João Lúcio.
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
S EMPRE a Ler Jardins-de-infância; 11 Escolas com 1º ciclo; 02 Centros Escolares 01 Escola EB 1-2; 01 Escola com o 3º ciclo e Secundário.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Apresentação do projecto – reunião de pais
BIBLIOTECA ESCOLAR ANDRÉ SOARES (BEAS)
Os Estudantes e a Leitura
Site da BE: Concurso literário (21 de Janeiro a 20 de Fevereiro) O concurso destina-se a todos os alunos do 1º, 2º e.
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Santarém Março a Julho de 2007
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
Semana da Leitura O que é?
FICHA de IDENTIFICAÇÃO
LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia):
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Actividades realizadas
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
Promoção de leitura em família
SEMANA DA BIBLIOTECA ESCOLAR 24 a 28 Outubro 2011
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Estratégias de actuação: Articulação curricular
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA Ano Lectivo 2009/2010
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Código estabelecimento
SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE RESENDE CRECHE INFANTÁRIO ATL Reunião de Encarregados de Educação 13 de Maio de 2008.
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
7 excelentes razões para ler com as crianças e os jovens
Comunidade de Aprendizagem
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Resumo do formulário enviado a 52 docentes. Resultados das 39 respostas recebidas. Projeto Alicerces - 3º Encontro Pedagógico – 10 de julho de 2013.
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde
Apresentação aos Pais e Encarregados de Educação.
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
Plano Nacional de Leitura. Em que consiste o projecto “Lê a meu lado” Este projecto foi lançado pelo PNL e destina-se a sensibilizar as famílias para.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
O papel pedagógico do órgão gestor
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais: Projecto: Leitura-a-par em tutoria Passos seguidos (metodologia): Junho/Julho: Elaboração e adaptação de materiais que os docentes poderiam considerar apelativos para a implementação e dinamização dos projectos. Elaboração (a partir do Powerpoint do Prof. Dr. João Rosa) de um Powerpoint para apresentação dos Projectos e de outras iniciativas do PNL, aos docentes do agrupamento. Apresentação dos Projectos: “Leitura-a-par com a família” e “Leitura-a-par - Tutorias” em reuniões que incluíam as EB1/JI do Agrupamento por zona geográfica, antes de elaborarem em coordenação de estabelecimento o projecto para o próximo ano lectivo (20008/20009). Setembro: Envio dos materiais em suporte digital a todos os docentes do Pré-escolar e do 1º Ciclo. Envolvimento dos pais: Nesta fase não houve envolvimento dos pais. Grupo(s) alvo: Pré-Escolar (7 grupos: 5 salas de Jardim de Infância – Santa Maria e Espiche e 2 grupos da Educação de Infância Itinerante) – Leitura-a-par com a família – 138 crianças. 36 turmas do 1º Ciclo – 734 alunos. Resultados alcançados (crianças/alunos/docentes): Adesão inicial dos docentes: Leitura-a-par: 20 – em 5 escolas. Leitura em tutoria: Dentro da própria turma: 24 – em 5 escolas Com outra turma: 22 – em 4 escolas. Formadores: Maria Melchior Escola/Instituição: Agrupamento de Escolas de Lagos

LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia): Conversa com as famílias sobre o trabalho a desenvolver no manuseamento do livro. Fornecer o livro de acordo com as expectativas e o perfil da criança. Envolvimento dos pais: Pais, avós, bisavós e irmãos partilharam os livros distribuídos no âmbito do projecto. Muitas avós e bisavós tiveram o seu primeiro contacto com o livro infantil. Leitura – A- Par num domicilio Grupo(s) alvo: Crianças abrangidas pela EPEI e respectivas famílias Resultados alcançados (crianças/alunos): Crianças levam o gosto pelo livro à sua família Crianças criaram o hábito da troca de livros com os seus pares. Dinamizadores: Lina Costa Dora Correia Escola/Instituição: AE de Lagos: EPEI – Lagos

LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais: Projecto: Está na hora dos livros Passos seguidos (metodologia): Angariação junto das famílias de livros para a biblioteca da sala. Envolvimento da família em actividades de promoção da leitura na sala. Elaboração de um livro gigante, sua história e ilustração, com a colaboração de um pai (sala3). Envolvimento dos pais: As famílias aderiram bem a este projecto, demonstraram disponibilidade e grande interesse na escolha do livro, do qual iam contar a história. Por vezes a escolha foi feita em parceria com a educadora da sala. Resultados alcançados (crianças/alunos): Motivação das crianças para a rotina de ouvirem histórias. Emergência de histórias criadas/ilustradas espontaneamente pelas crianças em casa ou na sala com o objectivo de serem contadas ao grupo. Desenvolvimento de competências nos domínios da leitura e da escrita, bem como o hábito de leitura Grupo(s) alvo: 100 crianças das 4 salas do JI e suas famílias Dinamizadores: Emília Marreiros Madalena Santos; Teresa Furtado Elisabete Morais Escola/Instituição: AE de Lagos - EB1 Nº 1 de Lagos/JI de Santa Maria

LEITURA-A-PAR Projecto: Leitura-a-par Passos seguidos (metodologia): Na reunião de Pais/Encarregados de Educação do início do 2º período, foi apresentado um powerpoint, onde se fez referência à importância do livro e da leitura. Neste sentido, os presentes na reunião, foram convidados a ler 5 a 10 minutos por dia, com os seus educandos. Foi ainda fornecido uma folha de registo diário das leituras, do tempo de leitura, dos elementos envolvidos e do livro lido. Envolvimento dos pais: Foi muito positivo. Houve famílias que se envolveram e como testemunho, mostram-se alguns dos diversos registos que foram feitos. Grupo(s) alvo: Alunos da turma nº 23 do 2º ano e suas famílias Resultados alcançados (crianças/alunos): Houve mais requisições de livros na biblioteca da sala de aula. Maior fluência na leitura, correcção ortográfica e compreensão dos alunos que se envolveram. Maior participação na Semana da Leitura, quer dos alunos quer dos Encarregados de Educação. Dinamizadores: Teresa Teixeira Escola/Instituição: AE de Lagos - EB1 da Luz

LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais: Projecto: Ler a passos e passos Passos seguidos (metodologia): Apresentação do projecto aos pais/família. Definição de estratégias de desenvolvimento. Calendarização conjunta das actividades a desenvolver. Articulação com a Biblioteca Escolar e Municipal. Sessões de Leitura-a-par. Apresentação dos livros escolhidos pelos pares. Sessão de apresentação aos colegas das leituras trabalhadas. Envolvimento dos pais: Apresentação de propostas para obras a trabalhar. Temáticas das leituras. Acompanhamento do progresso das leituras dos seus filhos. Resultados alcançados (crianças/alunos): Espírito de cooperação e entreajuda. Maior segurança no domínio das competências da leitura. Prazer de saber pela autonomia no estudo. Respeito pela diversidade, aprendendo a projectar-se no outro. Incremento da ligação escola/comunidade. Desenvolvimento das competências de comunicação. Grupo(s) alvo: Turma Nº 1 - 1º ano Turma Nº8 - 3º ano Dinamizadores: Rui Pimenta de Castro Maria Gorete Almeida Escola/Instituição: AE de Lagos: EB1 de Lagos/JI de Stª Maria

LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Envolvimento dos pais: Projecto: Ler é divertido Passos seguidos (metodologia): Apresentação do projecto aos pais/família. Definição de estratégias de desenvolvimento. Calendarização conjunta das actividades a desenvolver. Articulação com a biblioteca escolar e municipal. Leituras diversificadas em casa, na biblioteca escolar e municipal, na sala de aula (as leituras efectuadas na escola são silenciosas e/ou em voz alta). Apresentação dos livros escolhidos pelos pares. Sessão de apresentação aos colegas das leituras trabalhadas. Envolvimento dos pais: Na semana da leitura os pais/encarregados de educação de alguns alunos vieram ler/contar histórias com o(a) seu filho(a). Uma outra mãe apresentou uma dramatização com o título: “Peter Pan”, que envolveu três alunas. Sarau para pais/mães – os alunos recitaram poemas para os pais. Temáticas das leituras. Acompanhamento do progresso das leituras dos seus filhos. Grupo(s) alvo: Turma Nº 8 do 3º ano e suas famílias Resultados alcançados (crianças/alunos): - Espírito de cooperação e entreajuda. - Maior segurança no domínio das competências da leitura. - Prazer de saber pela autonomia no estudo. - Respeito pela diversidade, aprendendo a projectar-se no outro. - Incremento da ligação escola/comunidade. - Desenvolvimento das competências de comunicação. Dinamizadores:: Maria Gorete Almeida EB1Nº1 de Lagos/JI de Stª Maria Escola/Instituição: AE de Lagos EB1 Nº 1 de Lagos/JI de Sta. Maria

LEITURA-A-PAR Passos seguidos (metodologia): Projecto: Leituras de cotas e putos Passos seguidos (metodologia): Apresentação do projecto aos pais/família. Definição de estratégias de desenvolvimento. Calendarização conjunta das actividades a desenvolver. Articulação com a biblioteca escolar e municipal. Leituras diversificadas em casa, na biblioteca escolar e municipal e na sala de aula. Apresentação dos livros escolhidos pelos intervenientes. Sessão de apresentação aos colegas das leituras trabalhadas. Envolvimento dos pais: Apresentação de propostas para obras a trabalhar. Temáticas das leituras. Acompanhamento do progresso das leituras dos seus filhos. Na Semana da Leitura os pais/encarregados de educação de alguns alunos vieram ler/contar as histórias trabalhadas com o(a) seu filho(a) num sarau realizado na biblioteca escolar. Resultados alcançados (crianças/alunos): Espírito de cooperação e entreajuda. Maior segurança no domínio das competências da leitura. Prazer de saber pela autonomia no estudo. Respeito pela diversidade, aprendendo a projectar-se no outro. Incremento da ligação escola/comunidade. Desenvolvimento das competências de comunicação. Responsabilização de novos actores no processo ensino/aprendizagem. Grupo(s) alvo: 1º Ano - turma Nº 1 (alunos/famílias) Dinamizador: Rui Pimenta de Castro Escola/Instituição: AE de Lagos - EB1 Nº 1 de Lagos/JI de Sta. Maria