A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIBLIOTECA ANDRÉ LEÃO PUENTE Você tem à disposição uma enorme fonte de pesquisa para elaborar seus trabalhos ou completar os que foram feitos através da.
Advertisements

Como funciona uma pilha
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Ensino com novas metodologias Professora Marta Roque Branco
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Atividade 3 - Planejar a utilização de Editores de Apresentação com seus alunos especiais: Não temos alunos especiais nesta instituição de ensino, portanto.
Aula 5: Introdução ao Word.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Webquest: História Professora: Fernanda
WebQuest Início e Formação do Universo !
Portfólio de matemática
Colégio Objetivo/Osasco
Projeto: “Copa do Mundo 2014” Colégio Mellinho
WEB - Encontro de Ecologia no Pantanal
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Biologia 1 Capítulo 1 e 2 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro
JARAGUA PEAK TOUR GUIDE WEBQUEST 6ºANO 2ºBIMESTRE 2009
SING SING SING SING.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Física Aplicada aos Fenômenos Biológicos
Referências e Citações
Webquest.
WEBQUEST.
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: Passeio pedagógico Valdir e Sandra
Introdução à Geografia
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
Componente Curricular
Trabalho final de curso
2ª MOSTRA CIENTÍFICA 25/10/2013 E.F. II 6º Anos até aos 9º Anos 2013
MICROSOFT Windows XP.
Rodrigo Vanderlan do Nascimento
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Título do trabalho IFRN – CAMPUS SÃO GONÇALO DO AMARANTE:
WebQuest Bichos Nojentos – Guia dos Curiosos
Iniciação Científica º Série/EM.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Informática Básica – Unidade 2
Webquest da disciplina de Artes 9º ano – 2º Bimestre/2009 Profª Adriana Gomes O fotógrafo REFERÊNCIA.
Normas para redação de TCC
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Estatística Descritiva
Webquest - Copa do Mundo: conhecer e aprender
Projeto Agenda 2011 Rede Azul de Educação. Objetivo principal Divulgar os colégios da Rede de Azul de Educação pelos temas que serão trabalhados na agenda.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Prof. Marcello M. Amaral Física Experimental I.
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Ellen Santos Fernandes ¹, Rodrigo Garrett da Costa 2. 1 Estudante do Curso de Ciências da Natureza – Lic. em Química IFF/ PIBID-Química, 2 Professor do.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
Unidade 1 – Introdução à Logística Definição de Logística Nível de Serviço Qualidade do Serviço Logístico
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
MATRIZES Profª Juliana Schivani
Base de dados Iniciantes APOIO VOLUNTARIO PARTILHADO Orientador- Victor Passos.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.
5ª MOSTRA CIENTÍFICA Ensino Médio DATA DO EVENTO: 16/06/2016 A CIÊNCIA NO ESPORTE.
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Transcrição da apresentação:

A Ciência no cotidiano Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 9º ano. Disciplina : Ciências

Introdução O primeiro contato com a mundo da Física e Química será mostrado de uma maneira lúdica e ao mesmo tempo tomando contato com sua importância no cotidiano.

Tarefa Os alunos produzirão painéis retratando todo o desenrolar do trabalho e responderão aos questionamentos citados no procedimento. Todo o trabalho deverá ser confeccionado em um editor de folheto do office. A professora de informática está com o programa e os alunos deverão obter com ela uma cópia para confeccionar o trabalho. O trabalho poderá ser feito em até 4 pessoas. Não será aceito trabalho fora do prazo estipulado, portanto, sejam pontuais na entrega.

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. 1º Momento Montar um painel com recortes de revistas que se relacionem com Física e Química com o seguinte título: Aqui tem Física e Aqui Tem Química. 2º Momento Definir fenômenos Físicos e Químicos. 3º Momento Quais as propriedades gerais e específicas da matéria? Exemplificar com imagens; As propriedades podem ser usadas para diferenciar os materiais? Exemplifique. 4º Momento Como você explicaria de uma maneira correta o que acontece com os componentes dos materiais num fenômeno físico e químico?

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. Procure exemplos de reações químicas no cotidiano nos seguintes segmentos: Detergentes; Creme dental; Perfumes; Sabões; Sabonetes; Cosméticos (pelo menos três tipos); Plásticos (classificar os diversos tipos); Oxidações (enlatados, postes, pontes, etc...) Quanto às oxidações, será mostrado um vídeo ilustrativo,com as reações químicas que ocorrem em alguns metais e o por quê . Exemplo: corrosão de materiais ferrosos: 2Fe + O2 → 2FeO Procure exemplificar todos os itens acima com fotos ilustrativas.

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. 5º Momento Selecione, através de pesquisa na internet, livros e revistas, 10 materiais que são muito utilizados pelo ser humano que podem ser extraídos diretamente da natureza. Também, materiais igualmente importantes mas que só podem ser obtidos mediante processos de transformações de matérias-primas. Separar em duas colunas com os seguintes títulos: Materiais obtidos diretamente da natureza Exemplo: Ouro (com imagens) Materiais obtidos por transformação de matérias-primas Exemplo: Calcário - Produto final: Cal (colocar imagens)

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. 6º Momento Definir o que é luz; O que é o espectro eletromagnético? Mostrar imagem do espectro e localizar a luz visível; Explicar o fenômeno da Dispersão da Luz, reflexão da luz e refração da luz (colocar imagens dos fenômenos); O que é o disco de Newton? Como é formada a cor de um objeto ? (Colocar imagens)

Processo Aqui seguem as etapas que devem ser respeitadas no trabalho. 7º Momento Estudar a formação de cátions e ânions e a determinação de fórmulas de compostos iônicos. O laboratório 3 será a tarefa final para completar o trabalho. As instruções de como fazê-lo se encontram na página 69 apostila 02. 8º Momento Montar uma tabela de verbetes, com as palavras que você achou de difícil entendimento na sua pesquisa. Elaborar uma crônica de todo o trabalho feito. Esta deverá ficar na última página do folheto.

Avaliação Os trabalhos serão avaliados numa escala de 0 a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma: 1,0 pontos – Participação e colaboração com o grupo; 3,0 pontos – Organização e capricho ; 5,0 pontos - Conteúdo pesquisado e apresentação final; 1,0 pontos - Pontualidade no prazo de entrega; Data de entrega do trabalo :15/06/09 → 9ºano B 16/06/09 → 9º ano A

Referência Apostilas da coleção OBJETIVO, vol 2 – Ciências e Geografia. Livro adotado no segundo bimestre de 2009: “Química em casa” Internet  

Créditos Professor Valdir