Medo : o ópio do Povo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Presidenciais EUA 2008 Senador Barack Obama Senador Jonh McCain.
Advertisements

Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 25/03/11 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PARTICIPATIVA DOS RECURSOS HÍDRICOS Sérgio Lira ABRAÇO.
EUA: A CONQUISTA DA HEGEMONIA POLÍTICA E ECONÔMICA
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Ditadura e Totalitarismo
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Meio Ambiente e Desenvolvimento
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: REVOLUÇÃO AMERICANA OBJETIVOS.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Geopolíticas Asiáticas
BEM-VINDO À DISCIPLINA
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Legalidade e Legitimidade
Prof. Everton da Silva Correa
WORKSHOP: MÍDIAS CORPORTIVAS
Workshop Mídia e Violência Parceria Apoio Outubro de 2006.
A TELEVISÃO.
Prof. Ivan Claudio Guedes
Repressão e violência na Síria
Escola Superior de Guerra
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
Organizações Internacionais e Regionais
Caçada...11:40
Rumos da América Latina no Século XX
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Área de Integração Democracia e cidadania
A organização do Estado brasileiro
 Apresentar o Brasil em perspectiva comparada, com os regimes ditatoriais na América Latina. Objetivo da aula 1/12.
Professor Daniel Bahiense
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
Métodos e Técnicas de Pesquisa Análise do conteúdo e análise do discurso e pesquisa em comunicação.
Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
conflito da Irlanda do norte
Getúlio Vargas...o retorno
Sociedade de Massa Sociedade em que a grande maioria da população se acha envolvida, seguindo modelos de comportamento generalizados, na produção em larga.
Um avião em pane está caindo. Há 5 passageiros a bordo, mas só existem 4 pára-quedas.
Comportamento do consumidor
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
GUERRA FRIA.
1 A LEGITIMIDADE DA REAÇÃO MILITAR DOS EUA AOS ATAQUES DE 11 DE SETEMBRO: Afeganistão e Iraque. CC (FN) Alcinei.
Mauro C.R.Pereira 25Nov2003 EMPREGO DA TECNOLOGIA DE INFORMÁTICA NA PREVENÇÃO DO TERRORISMO NO MAR ANTECEDENTES AVALIAÇÃO DO RISCO TIPOS DE AMEAÇA NO MAR.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Cidadania.
Um avião em pane está caindo
De Julho de 1847 a Abril de 1851 De Gramido à Regeneração / 03 / 14.
CULTURA ORGANIZACIONAL
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
Luta pela emancipação política nas Américas
História do Brasil republicano
A luta por participação política
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
SOCIOLOGIA DO PODER PROFESSORA: Marta Izabel Schneider Fiorentin
OS NOVOS HIPPIES E SUA OPOSIÇÃO AO SISTEMA COLÉGIO GIORDANO BRUNO Rod. Raposo Tavares, , Jardim Pinheiros, São Paulo - SP Finalistas: Mariana Dolcetti.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Transcrição da apresentação:

Medo : o ópio do Povo

O que é biologicamente o medo? O medo é uma reação que surge a partir do contato comalgum estímulo físico ou mental que gera um alerta no organismo. Esse processo desencadeia uma resposta fisiológica que prepara o indivíduo para lutar ou fugir.

O que é cultura do medo? Essa é a expressão utilizada para nomear o processo com o qual a minoria que exerce o poder propaga e estimula o medo da maioria da população para o controle da mesma.

Aplicações na História Macartismo Caça às bruxas Príncipes da idade Moderna Governo Bush

Nos dias atuais As mídias sociais têm um papel importante na disseminação do medo, através da manipulação de informações; de imagens dramáticas e de comerciais apelativos. O medo é um fator importante para manter a população sob controle e passiva, pois ele aliena e deixa os indivíduos vulneráveis à manipulação. A mera suposição do perigo pode ser útil para justificar ações sociais, aquecer mercados ou mesmo legitimar políticas.

Cultura do Medo “A cultura do medo que se criou em torno da criminalidade provoca um generalizado desejo de punição, uma intensa busca de repressão e uma obsessão por segurança. A lei passa a ser a ‘tábua de salvação’ da sociedade e, quanto maior for a sua dureza, mais satisfeita ela estará. Além disso, todos os programas e notícias que lidam de forma direta com esse pânico passam a ser produtos muito consumidos, aumentando ainda mais o próprio alarme.” Passagem do livro: 1984-George Orwell

O pós 11 de setembro Nos Estados Unidos, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque e Washington, a nação se sentiu frágil perante a tal forma de violência. A partir dos atentandos, o governo Bush introduziu na política externa americana o princípio da “guerra preventiva”, segundo o qual os EUA têm o direito de atacar Países que possam representar uma ameaça à política futura.

A ditadura do medo O regime militar é um outro exemplo da aplicação da cultura do medo. No Brasil, o regime se baseava na ideologia “segurança e desenvolvimento”. Esse sistema era autoritário e repressor. Dessa forma, tinha no medo da população a sua garantia.

A propagação do medo O terror também propaga-se quando o governo e a imprensa divulgam um aumento da criminalidade. Desse modo, a violência institucional pode passar a ser vista como a solução para a violência pública. O cidadão começa então a aceitar um controle mais ostensivo, temendo não mais o Estado opressor, mas sim o marginal , o bandido.

Conclusão É essencial desconfiar das informações sobre a violência recebidas diariamente, principalmente, de discursos meramente ideológicos.

Grupo Amanda-1 Manoela Baltazar-22 Manuella Mafia -23 Manuelle Mafia -24 Maria Carolina-25 Mariana Peres -26

Bibliografia FIM  Le monde diplomatique- A cultura do medo nos EUA Filme Senhor das Armas gabrieldivan.files.wordpress.com/2010/02/gabrieldivananalexandremdarosaneoliberalismo.pdf Carta Maior- A cultura do medo nos EUA FIM 