PROCEDIMENTOS CLÍNICOS UTILIZADOS NO PSICODIAGNÓSTICO
PAPEL DOS TESTES Uma fonte a mais para obtenção de dados Não há bateria padrão – escolha depende de objetivos, experiência do profissional, entrevistas anteriores Uso defensivo dos testes
Não aplicar teste antes do favorecimento do vínculo Não é conveniente que se aplique um teste de inteligência antes de um projetivo Diferença entre técnicas projetivas e expressivas
TESTES PROJETIVOS T. A. T. C. A. T. Rorschach Desenho de Família Desenho de família com estórias D. F. H. H. T. P. Procedimento de desenhos e estórias
TESTES PSICOMOTORES Piaget-Head Bender/ Pré-Bender Bateria Zazzo
TESTES DE INTELIGÊNCIA Raven Wisc Colúmbia
JOGO DE RABISCOS Reproduz condições para a relação psicólogo-cliente Facilita a comunicação de aspectos profundos da psique Objetiva a expressão de conflitos O profissional tem que ser continente Material e instruções As produções vão sendo espalhadas para que a criança possa ver
Podemos indagar sobre sonhos Valor diagnóstico e terapêutico Técnica não estruturada Contato psicólogo-criança=mãe-bebê Não utilizar com crianças de idade inferior à cinco anos, nem com autistas ou portadoras de problemas orgânicos
PROCEDIMENTO DE DESENHOS E ESTÓRIA Desenho livre, associações livres Faixa etária: de 05 a 15 anos Cinco desenhos livres:queixa manifesta, queixa latente, conflito, defesa e resolução
INTEGRAÇÃO DE DADOS Aspectos: cognitivo, social, emocional Diagnóstico e prognóstico Diferenciar neurose de psicose Tipos de personalidade: vínculo, defesas e ansiedades Dinâmica individual: história de vida, comportamentos manifestos, queixa, sintomas, material das técnicas projetivas
Variáveis do local: instituição ou consultório particular Objetivo do Psicodiagnóstico: triagem, avaliação Diferenças de demanda entre quem encaminhou e o cliente Psicólogo como elemento catalisador – reúne os dados, preparação do psicólogo, empatia