APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Advertisements

DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Distribuição GRUPO 14FY.
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Curso de Especialização em Gestão da Produção
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Turma 14 GRUPO 43 Subgrupo X :Augusto Sardeiro-09/90051(responsável)
Logística de Distribuição
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
U08 Grupo: 19V.
As decisões estratégicas da Logística
LOGÍSTICA É a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. administra.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Logística Empresarial Unidade 2
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
FTAD Formação Técnica em Administração
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Perguntas Logística Grupo 19R.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
U01 Grupo 19X.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
OBJETIVOS DE ESTUDO Demonstrar como os sistemas integrados ajudam a conquistar a excelência operacional ao integrar e coordenar diversas funções e processos.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 02 de agosto de 2013
Aula 2 - A Logística .A LOGÍSTICA
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Logística Planejamento e Programação Logística
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Logística de Distribuição
Iniciando na logística empresarial
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Consultoria Empresarial
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Estratégias de Ponto Aula 10.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Planejamento.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
PROCESSOS LOGÍSTICO Prof. Vagner Olegário PLT.
Ronald H. Ballou. Aos gerentes de logística e da cadeia de suprimentos de todo o mundo: Daniel 5:14 Tenho ouvido dizer a teu respeito...que a luz e o.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos últimos 20 anos, passando nos cargos de analista, coordenação e supervisão. Professor das disciplinas: Custos Logísticos, Mercadologia, Ética e Relações Humanas, Intermodais, Comportamento Organizacional, Gestão do conhecimento, Administração de Materiais e Logística, Logística Empresarial, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Processos Gerenciais e Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Tutor EaD, Atuação como Coordenador Acadêmico EaD.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVOS GERAL Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa capacitando-os para implementar seus PROJETOS DE VIDA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional; 2. Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos; 3. Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções com as demandas individuais e sociais; 4 Permanente busca de prevenção e soluções dos conflitos individuais e coletivos com vistas ao bem estar social; 5. Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas, raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões, de aprender a aprender, para sua educação permanente.

OBJETIVOS DA DISCIPLINA Proporcionar uma nova visão acerca da disciplina, entendendo o seu desenvolvimento e verificar como as mudanças ocorridas na sociedade estão afetando; Entender o conceito da necessidade da disciplina dentro das organizações, proporcionando a iniciativa, liderança e continuidade; Possibilitar ao aluno obter o conhecimento necessário para trabalhar com um bom planejamento e controle dos recursos humanos.

Atividades + Prova Objetiva SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 1ª Avaliação - PESO 4,0 2ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades + Prova Objetiva Prova Escrita Oficial Atividades: 3,0 Práticas: 3,0 Teóricas: 7,0 Total: 10,0

https://sites.google.com/a/aedu.com/prof-vagnerolegario/

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PLT FARIA, Ana Cristina de; COSTA, Maria de F. G. da. Gestão de Custos Logísticos : Custeio Baseado em Atividades(ABC) BSC EVA. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CRONOGRAMA DE AULAS

Atividades + Prova Objetiva SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 1ª Avaliação - PESO 4,0 2ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades + Prova Objetiva Prova Escrita Oficial Atividades: 1,0 Práticas: 0,0 Teóricas: 4,0 Teóricas: 5,0 ATPS: 5,0 Total: 10,0

CONTATOS vagner.olegario@aedu.com vagnerolegario@gmail.com Cel. 6153-3008 (Oi) 6832-7409 (Tim)

PROCESSOS LOGÍSTICOS O PROCESSO LOGÍSTICO É O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES QUE MOVIMENTA MATERIAIS E RECURSOS DE DETERMINADOS LOCAIS PARA OUTROS, QUANDO E ONDE ESTES SÃO NECESSÁRIOS, NO SENTIDO DE ATENDER A DEMANDA DOS CLIENTES.

DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA Missão Definição Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor Produto certo, no local certo, no momento adequado e ao preço justo Novaes (2001)

A logística controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos Relação entre Cadeia de Suprimentos Típica e Áreas da Logística Empresarial Fornecedo-res de Matéria-prima Indústria Principal Varejistas Consumidor Final Fabricantes de Compo-nentes Atacadistas e Distribui-dores Logística de Suprimentos Apoio à Manufatura Logística de Distribuição

A logística procura responder as questões relativas à otimização do fluxo e armazenamento de produtos Exemplo de Cadeia de Suprimentos Linha Branca e Varejo .com Fornecedor de Matéria-prima Química Fabricante de Componentes Eletrônicos Varejo .com Informações Consumidor Final Fabricante de Componentes Plásticos Indústria Eletro-eletrônica (Linha Branca) Centro de Distribuição Que tipo de veículos utilizar? Quantos veículos são necessários? Qual a melhor rota para entrega? Qual o prazo para entrega? Esse prazo atende ao nível de serviço esperado? Qual a melhor alternativa de transporte (prazo x custo)? Como integrar diferentes modais de transporte? Como selecionar o melhor prestador de serviços para o transporte? Exemplo de Questões da Logística Que tipo de veículos utilizar? Como monitorar o deslocamento dos veículos? Quais componentes devem ser estocados? Qual o nível de estoque necessário? Que embalagem utilizar para otimizar o transporte? Qual a melhor localização do CD? Qual o dimensionamento adequado? Qual a melhor configuração interna? Que ferramentas utilizar para automação? Componentes do Sistema Logístico Transporte Estoque Armazenagem Pedidos / Transporte

A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho. Os custos logísticos representam, na média, 19% dos custos de uma empresa industrial típica (Fleury et al 2000) Estima-se que os custos com atividades logísticas correspondem a 17% do PIB brasileiro – somente os custos de transporte correspondem a 10% do PIB Brasileiro (Fleury et al, 2000) A matriz de transportes no Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário – 61% da carga transportada em ton/km – em outros países o modal rodoviário não ultrapassa 30% Margem 8% Custos Logísticos 19% Custos de marketing 20% Custo de produção 53% ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA

A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho. A produtividade de portos e ferrovias ainda é muito baixa em relação a benchmarks internacionais O desenvolvimento da área logística é recente no Brasil Pressões competitivas, a ampliação do comércio internacional e o desenvolvimento de novos canais via Internet exigem novas soluções logísticas ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Agravante: mercado global, fronteiras geográficas desaparecendo...

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (Ballou, 1998)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL Procura coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais. (Novaes, 2003)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL TEM COMO OBJETIVO PROVER O CLIENTE COM NÍVEIS DE SERVIÇOS DESEJADOS. A META DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL É ATENDER O NÍVEL DE SERVIÇO DEFINIDO, AO MENOR CUSTO POSSÍVEL, MAXIMIZANDO A LUCRATIVIDADE DO NEGÓCIO Integração com o Marketing

GERENCIAMENTO DO PROCESSO LOGÍSTICO IMPEDIMENTOS – Argumentos comuns... NÃO PODEMOS DIVIDIR INFORMAÇÕES COM OS NOSSOS FORNECEDORES, POIS ELES VÃO UTILIZÁ-LAS PARA TIRAR VANTAGENS. NOSSO CICLO DE ATENDIMENTO DE PEDIDOS JÁ ESTÁ REDUZIDO AO MÁXIMO. PRECISAMOS AUMENTAR O NÍVEL DE ESTOQUE PARA MELHORARMOS O NOSSO NÍVEL DE SERVIÇO.

GERENCIAMENTO DO PROCESSO LOGÍSTICO IMPEDIMENTOS – Argumentos comuns... AS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS SIMPLESMENTE NÃO ATENDEM AOS NOSSOS CLIENTES. SE AS PREVISÕES DE VENDAS NÃO FURASSEM TANTO, NOSSOS CLIENTES SERIAM MUITO MELHOR ATENDIDOS. SE NÓS TIVESSEMOS NOVOS SISTEMAS ... SERÍAMOS MUITO MAIS COMPETITIVOS. LOGÍSTICA INTEGRADA NÃO FUNCIONA AQUI; ISTO É UM HOSPITAL!!!...

Principais Conflitos Funcionais Previsão venda (+) SKU´s (+) Lançamentos (+) Promoções (+) Unidades Estocadas por Produto (Stock Keeping Units) Marketing Produção Logística Vendas Tam.do Lote (+) Setup´s (-) SKU´s (-) Eficiência (+) Qualidade (+) Recursos (+) Custo (-) Especificações (+) Finanças Mix de venda (+) “Fast moving” Estoques (+) Recursos (+) Serviço (+) Previsão venda (-) Preço/Margem (-) (Descontos) Estoques (-) Recursos (-) Preço / Margem (+)

CONFLITOS FUNCIONAIS - ATIVIDADES PREVISÃO DE VENDAS LINHA DE PRODUTOS PADRONIZADA ENTREGA RÁPIDA PEDIDOS MÍNIMOS REDUZIR ESTOQUE CONSOLIDAR FRETE NOVOS ARMAZÉNS REDUZIR O LOTE DE PRODUÇÃO ...

ATÉ A PRÓXIMA AULA...